como fazer uma Carta de motivação para ganhar bolsa de estudos partiu intercambio

Dicas para fazer uma boa carta de motivação para ganhar bolsa de estudos

como fazer uma Carta de motivação para ganhar bolsa de estudos partiu intercambio

Carta de motivação: se acostume com isso caso você queira fazer intercâmbio com bolsa de estudos. Não adianta chorar quase todas as seleções exigem dos candidatos uma boa carta de motivação. Muita gente fica perdida e não sabe o que escrever, mas deixa eu contar pra vocês, é mais fácil do que vocês imaginam. Já escrevi uma porção delas (e várias delas funcionaram, afinal, eu ganhei já ganhei oito bolsas de estudos na vida) e tenho muita experiência no assunto.

Mas pra melhorar ainda mais esse post, convidei outros dois experts no assunto para dar dicas sobre como escrever uma boa carta de motivação.  Vera Galante, ela foi membro de Comitês de Seleção de Programas da Embaixada dos EUA no Brasil durante muitos anos e hoje presta consultoria de relações internacionais, e o Dr. Luiz Loureiro, diretor executivo da Comissão Fulbright no Brasil. Os dois também deram dicas para vocês desvendarem  os mistérios das boas cartas de motivação 😉

5 erros comuns na carta de motivação

>>> playlist completa sobre carta de apresentação

Como fazer uma carta de motivação para ganhar uma bolsa de estudos:

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que toda seleção tem seus critérios de escolha. Não  adianta ter a melhor carta de motivação do mundo se você não preenche os requisitos mínimos que a seleção exige, como formação, anos de experiência, curso específico, notas em teste de inglês, etc. Passada essa fase de triagem e eliminação por critérios objetivos, chega a chance de se destacar aos olhos dos avaliadores. 

>> Como fazer pós-graduação no Exterior

1) Seja autêntico e honesto na sua carta de motivação

A carta de motivação – como já foi dito neste post sobre como ganhar uma bolsa de estudos – é muitas vezes a única forma de o avaliador conhecer você, mostre quem você é e por que você merece uma bolsa. Não tenha medo de convencer que não existe ninguém que quer mais essa bolsa do que você (só não vale choradeira e dramalhão, né, gente, vamos manter a elegância). “A carta que chama a atenção é aquela que revela a personalidade de quem escreve – que mostra suas paixões, seus objetivos. Ou seja é bem pessoal. Ela precisa mostrar algo além da vida estudantil (isso já está no histórico escolar) – queremos saber que tipo de pessoa o candidato é: se se preocupa com o mundo à sua volta, se interessa em fazer algo que melhore o mundo onde vive (nem que seja a sua própria família). A carta que chama a atenção é pessoal e não aquela muito acadêmica”, explica Vera.

>>> Carta de recomendação para estudar no Exterior

2) Fuja de citações e lugares comuns

Todo mundo já está careca de saber que “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. Por isso, faça um favor a você mesmo e fuja das citações de autores famosos, academicismo exagerado ou frases de efeito. O seu objetivo é se destacar no meio de milhares de candidatos então fique sabendo que “se cair no lugar comum o candidato será, na melhor das hipóteses, igual a muitos outros”, comenta o professor Loureiro. A Vera ainda alerta: “tentar mostrar erudição é comum, mas isso não é bem visto.”

>> Como conseguir uma carta de aceite de uma universidade

3) Seja objetivo: você está escrevendo uma carta de motivação, não um romance!

Para Vera, a boa carta geralmente é curta e tem cerca de 250 palavras no máximo(!) Achou pouco? Ela explica: “Isso mostra foco. Uma pessoa focada, que sabe o que quer, consegue se descrever em poucas palavras. Os candidatos que precisam de palavras demais para se descreverem geralmente não têm um objetivo bem definido.” Então, não adianta ficar enrolando, o negócio é ir direto ao ponto.

>>> Curso de inglês online gratuito

4) A carta de motivação não precisa ser perfeita, mas cuide a ortografia

É raro alguém que não tenha dificuldades na hora de escrever uma carta de motivação em inglês, mas relaxe, sua carta não precisa ser perfeita. Faça o melhor que você pode fazer,  os examinadores sabem quando o candidato teve ajuda de alguém: “a carta muito perfeitinha demonstra que obteve ajuda de alguém. Essa carta é quase sempre muito “fria”. Erros de gramática são admissíveis, desde que não impeçam o entendimento da carta, na verdade, até vistos com bons olhos, pois mostram que a pessoa sabe se descrever em outra língua”, é a dica da selecionadora da Embaixada Americana no Brasil.

Erros de gramática não são o fim do mundo. Erros de ortografia, no entanto, são inadmissíveis. Outra coisa, não adianta você entregar uma carta perfeita se sua nota nas provas de proficiência não condiz com isso. “Se você tem um Toelf baixo e faz uma carta eloquente e bem escrita, é bem provável que ela não foi escrita por você. Isto é ruim. Be yourself mesmo que seja em bad English”, brinca o professor Loureiro.

>>> Melhores concursos de redação que dão bolsa

5) Fuja dos tradutores online

Acho que nem precisava colocar isso aqui, mas como a gente nunca sabe, então vai: qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento de uma língua consegue notar quando você simplesmente jogou um texto para o google traduzir. Os tradutores online são super práticos para tirar dúvidas pontuais, mas não vão fazer a carta  de motivação perfeita por você. Na verdade, o ideal não é nem escrever em português e passar para o inglês, mas sim tentar colocar no papel direto em inglês mesmo. Sei que não é a coisa mais fácil do mundo, mas o esforço vale a pena, e justamente por isso…

6)A carta é importante! Não deixe para a última hora

Deu para entender que a carta é o que pode ajudar você a passar numa seleção difícil. Não deixe ela por último! Porque, como explica o professor Loureiro, “a carta tem que ser bem estruturada para passar as ideias. Não é para ser uma peça de literatura, mas organizar bem ideias toma tempo. Por isso, separe um bom tempo para ela.”

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

21 comentários em “Dicas para fazer uma boa carta de motivação para ganhar bolsa de estudos”

  1. Boa tarde! Gostaria de saber qual a norma que devo seguir para padronizar meu curriculo e minha carta (como saber qual fonte e tamanho usar).

  2. Eu não entendo uma coisa na hora de fazer a carta de motivação, recomendação, enfim… Elas precisam ser escritas a mão ou devem ser digitadas? Aguardo retorno!

  3. Oi Bruna, estou me candidatando ao programa, tenho 51 anos e estou super ansiosa para as próximas etapas, cada uma será um desafio! Suas dicas serão muito uteis quando for escrever a carta. Obrigada por compartilhar!

  4. E quanto à estrutura da carta? Tens sugestões? Digo, pronomes de tratamento, divisão de conteúdo ou intenção na carta, etc.? Estou um pouco perdida na minha porque a indecisão na estrutura é grande :/

    Bom, seu blog é maravilhoso. Incentiva até a alma da pessoa hahaha beijo

    1. Oi Camila, fico feliz em saber. Então, geralmente, a carta deve ser formal. Algumas instituições têm o próprio modelo de carta que deve ser seguido. Quanto a estrutura você deve pensar o seguinte: todo parágrafo tem que ter uma ideia central. Uma boa ajuda é fazer uma lista com os tópicos principais que você quer abordar e colocar cada um dele em um parágrafo. É o tipo da coisa que a gente só aprende praticando. beijo

  5. Bruna eu sempre tive vontade de fazer intercâmbio, mas eu não sei onde me inscrever para conseguir a bolsa de estudos… Você poderia me ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais