Universidade de Chicago dá bolsas para curso de verão nos EUA

Início » Bolsas de Estudo » Programa da Universidade de Chicago dá bolsas para curso de verão nos EUA a jovens brasileiros

bolsas para curso de verão nos EUA

Se você é estudante do ensino médio e está à procura de oportunidades para fazer um intercâmbio, não pode perder esta: um programa da Universidade de Chicago está oferecendo duas bolsas para curso de verão nos EUA. O Neubauer International Summer Scholar Program vai levar dois jovens brasileiros para estudar três semanas na instituição com tudo pago. As inscrições vão até o dia 1º de abril.

Financiado pela família Neubauer, o programa é voltado para estudantes do Brasil, México e Vietnã, sendo que serão dois selecionados por país. O objetivo é possibilitar que jovens talentosos desses lugares tenham a experiência de estudar e morar em uma universidade norte-americana de ponta.

As bolsas são completas e incluem: gastos com o visto; passagens áreas de ida e volta para os EUA; matrícula no curso (que passa de 4 mil dólares!); acomodação e alimentação; custos de vida e residência no campus e seguro saúde.

Sobre o programa e os cursos

Para quem pensa em fazer a graduação nos EUA, o programa pode ser uma ótima oportunidade para entender como funciona uma universidade norte-americana e se preparar para ingressar. Mas a importância de uma experiência como essa vai muito além disso. Segundo Simon Nascimento, diretor de admissões internacionais da Universidade de Chicago, o programa ajuda o aluno a ser mais dinâmico intelectualmente, uma característica muito importante hoje em dia: “Os cursos te ensinam a ser mais interdisciplinar e ver problemas e assuntos em geral de uma forma mais global e holística”.

Os cursos de verão da Universidade de Chicago duram três semanas e acontecem entre os meses de junho e julho. Os candidatos ao Neubauer International Summer Scholar Program podem escolher entre dois cursos:

UChicago Arts and Sciences (19 de junho a 7 de julho): é um curso interdisciplinar que estimula o pensamento crítico, apresenta uma perspectiva inovadora de resolução de problemas e foca nas habilidades de comunicação. “É excelente para quem quer entender a filosofia de Liberal Arts and Sciences e as ligações entre as disciplinas acadêmicas. Você entende melhor o valor de se estudar várias áreas em vez de simplesmente se especializar em apenas uma”, explica Simon.

UChicago Immersion (Sessão I: 19 de junho a 7 de julho; Sessão II: 10 a 28 de julho): oferece uma experiência aprofundada em uma disciplina, através de pequenos grupos que acompanham profissionais e pesquisadores nos seus trabalhos. De acordo com Simon, esta é uma opção para quem talvez já conheça a filosofia Liberal Arts and Sciences e queira conhecer uma área específica. As matérias incluem pesquisa e trabalhos de campo na cidade de Chicago. As opções de áreas são:

  • Sessão I
    American Law and Litigation
    Biotechnology for the 21st Century
    Creative Writing: Fiction
    Mathematical and Computational Research in the Biological Sciences
  • Sessão II
    American Law and Litigation
    Biotechnology for the 21st Century
    Collegiate Writing: Awakening Into Consciousness
    Contagion: Infectious Agents and Emerging Diseases
    Creative Writing: Fiction
    Developmental Psychology: Theories and Techniques
    Economics from an Experimental Perspective
    Explorations in Neuroscience: Neurons, Behavior, and Beyond
    Design Thinking: games and Social Impact
    The Physics of Stars: Their Structure and Evolution
    The Psychology of Learning

Como se candidatar às bolsas para curso de verão nos EUA

Para se candidatar, em primeiro lugar, o estudante deve preencher um pequeno formulário específico para a candidatura ao programa. É necessário manter uma cópia da confirmação que será enviada por email para fazer, posteriormente, a candidatura ao curso de verão escolhido.
A application para o curso é feita na página da Summer Session e, além disso, também é necessário enviar os documentos escolares para a EducationUSA no Brasil (materiais@educationusa.org.br). Como eles devem ser traduzidos, o candidato deve se informar antes com a instituição sobre como proceder – se ela pode fazer essa tradução ou se indica um tradutor.

A candidatura online ao curso de verão é composta por:

  • Redações: a candidatura online possui espaços para colar pequenas redações nas quais o candidato deverá responder algumas perguntas. Cada uma deve ter no máximo 1.600 caracteres (com espaços).
  • Exemplo de escrita analítica: o candidato deve enviar uma cópia legível de um texto ou de uma pesquisa escrita em inglês e avaliada por um professor. Se o documento for escrito à mão, é necessário enviar também uma versão da redação datilografada.
  • Formulário de candidatura à bolsa de estudo: como já citamos anteriormente, você deverá enviar o formulário específico do Neubauer International Summer Scholar Program.
  • Certificado de inglês: é necessário apresentar um certificado TOEFL (nota mínima 104) ou IELTS (nota 7). Se o candidato não possui o desempenho exigido, existe a possibilidade de fazer uma entrevista de proficiência online pagando um valor de 50 dólares. Informações aqui.
  • Histórico escolar: além das notas dos anos anteriores, se você tiver já recebido alguma nota do novo ano letivo quando se inscrever, deverá enviar um relatório com essas avaliações.

Os candidatos receberão uma resposta sobre o resultado da seleção por email no final de abril.

Para quem quer saber mais sobre os cursos oferecidos, no dia 26 de fevereiro, às 19h (horário de Brasília) será realizada uma palestra online sobre os vários programas da Summer Session da Universidade de Chicago. Aqui o link para participar.

Saiba mais sobre o programa e acesse o formulário para a candidatura às bolsas

Acesse o site para aplicar para os cursos

Veja o depoimento dos dois estudantes brasileiros escolhidos pelo programa no ano passado

 

COMENTÁRIOS

5 respostas para “Programa da Universidade de Chicago dá bolsas para curso de verão nos EUA a jovens brasileiros”

  1. Fernanda Juliane disse:

    Obs.Na parte de colar pequenos textos o site diz que só precisa de um, que seria o título que está na observação. Gente quem já fez a aplicação? O que achou? É fácil de mandar os documentos e o resto? Acho que vou me inscrever : )

  2. Geovana Nataly disse:

    Eu tenho o certificado do TOEIC, ele serve?

  3. Diagna Cleia disse:

    E para quem já termino o ensino médio, não pode participar?
    No momento estou cursando técnico de Administração, termino no meio desse ano.

  4. Larissa Prates disse:

    O certificado é obrigatório?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *