Início » Bolsas de Estudo » Bolsas de mestrado em cinema em Budapest, Dublin e Tallin do Erasmus Plus

Bolsas de mestrado em cinema

O programa Erasmus Plus está recebendo candidaturas para bolsas de mestrado em cinema em três universidades europeias de diferentes países. O Viewfinder é um curso organizado pela University of Theatre and Film Arts, de Budapeste (Hungria), pelo Institute of Art, Design and Technology, de Dublin (Irlanda) e pela Baltic Film, Media, Arts and Communication School of Tallinn University, de Tallinn (Estônia).

O mestrado é em inglês e tem duração de 2 anos. Em cada semestre os alunos estudarão em uma das cidades das instituições parceiras – os três primeiros em Dublin, Budapest e Tallinn, respectivamente. No quarto semestre, os estudantes serão dividos entre estas cidades.

O Viewfinder prepara os alunos para atuarem como diretores de fotografia e como operadores de câmera em diversos âmbitos, da televisão à música e ao cinema. O foco do curso é estudar narrativa audiovisual usando métodos inovadores, através da colaboração criativa com diretores de cinema profissionais e o estudo do drama na pintura europeia e das teorias da recepção psicológica.

O curso é voltado para candidatos que já tenham experiência prévia em fotografia cinematográfica, como cinegrafista, operador de câmera, assistente, fotógrafo, etc.

>>> Erasmus + dá bolsa para mestrado em cinema em Portugal e outros dois países da Europa

>>> Programa do governo dá bolsas de mestrado e doutorado na França

As bolsas Erasmus Plus

Como nos outros casos de bolsas do programa Erasmus, os candidatos brasileiros entram na modalidade Partner Countries (países parceiros). Ela contempla estudantes de países não pertencentes à União Europeia que não tenham residido, estudado ou trabalhado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

O programa oferece um auxílio para as taxas universitárias de 9 mil euros por ano e um auxílio para gastos de viagem de 3 mil euros por ano para bolsistas de países distantes. Além disso, o bolsista ainda conta com auxílio único para instalação de mil euros, além de ajuda de custo mensal de mil euros para subsistência durante a inteira duração programa (máximo 24 meses).

O que é necessário e como se candidatar

A candidatura para as bolsas de mestrado em cinema deve feita juntamente com a application online para o curso até o dia 19 de fevereiro. O estudante deve completar o formulário e enviar os seguintes documentos e materiais:

  • Diploma de graduação em cinema, fotografia ou outra área (se o candidato tiver experiência em cinema): o documento deve ser traduzido por um tradutor juramentado e legalizado no consulado de um dos países das universidades parceiras no Brasil;
  • Certificado de proficiência em inglês (mínimo solicitado: IELTS certificate, 6.0 ou equivalente; e.g. TOEFL iBT 79 ou CBT 213 ou PBT 550; First Certificate in English (FCE) grade A; ou evidências de que teve parte dos estudos formais em inglês);
  • Um ou mais filmes feitos pelo candidato como diretor de fotografia: a produção deve ter no máximo 10 minutos e pode ser de qualquer tipo;
  • Cópia do passaporte e uma foto digital;
  • CV, carta de motivação e expectativas – cada um com no máximo 1.000 caracteres (espaços incluídos).

Como parte da seleção, os candidatos serão entrevistados via skype entre os dias 27 e 29 de março. Os nomes dos selecionados serão divulgados até o dia 30 de abril.

Saiba mais sobre as bolsas do programa

Conheça a estrutura do curso

Acesse o formulário de inscrição

Veja as respostas para as dúvidas frequentes

>>> Carta de motivação: quais os erros mais comuns e como evitar

>>> Universidade dá bolsas integrais de mestrado na Itália

COMENTÁRIOS




Newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

[X]

Obrigado!
Cadastro realizado com sucesso!