Bolsa para estudar em Portugal, na Espanha e em outros 8 países

Início » Bolsas de Estudo » Bolsa para estudar em Portugal, na Espanha e em outros 8 países da América tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander e 127 universidades brasileiras estão neste convênio.  As bolsas ibero-americanas incentivam e promovem a mobilidade de estudantes de graduação entre universidades. Os selecionados recebem uma ajuda em dinheiro para estudar em países como Portugal,  Brasil, Argentina, Espanha, Chile, ColômbiaMéxico, Porto Rico, Peru e Uruguai. Neste ano, 750 bolsas serão concedidas a universitários brasileiros.

Assim como no concurso de bolsas luso-brasileiras, a bolsa para estudar em Portugal e outros nove países é uma ajuda de custo e tem o valor de 3 mil euros por aluno.  O benefício deve ser utilizado como bolsa-auxílio para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação. O valor, com certeza, não cobre todas as despesas que se tem para estudar no Exterior por um semestre, mas é uma boa duma ajuda para quem precisa financiar o intercâmbio do próprio bolso.

>>> Como faz para estudar em Portugal
>>> Cristiane Abreu: relato sobre o programa de bolsas do Santander
>>> Veja mais editais de bolsas para mobilidade acadêmica 

Para participar do programa de bolsa para estudar em Portugal e outros nove países, confira se sua universidade está na lista das contempladas, preencha o formulário de inscrição no app Santander Universitário. Você receberá um e-mail de confirmação da sua candidatura. Mas lembre-se de ler o edital da sua universidade para o programa: eles podem solicitar documentos e outros formulários para formalizar seu interesse em participar. Os critérios de participação dos candidatos e processo de formalização são definidos pelas universidades participantes. O período de inscrição vai 1 de abril a 9 de junho às 23h59.

A pré-seleção dos candidatos será toda feita pelas universidades participantes. Verifique na sua instituição qual o critério de participação, cada uma tem requisitos específicos. Os critérios, condições e prazo de inscrição utilizados para seleção dos alunos são definidos por cada instituição. Os selecionados para o programa de bolsa para estudar em Portugal e outros nove países devem programar a viagem entre agosto/2017 e agosto de/2018.

Veja a lista de universidades participantes:

USP CESMAC CESED
UNESP UNIGRANRIO CESUPA
KROTON FGV-RJ UFCG
UNIP UCSAL UFRPE
LAUREATE UFAL IME-MANAUS
MACKENZIE WHITNEY UFAC
FATEC UFES UNICAP-PE
PUC-SP UVV UPE
SENAC-SP CEFET-RJ UFRGS
SÃO CAMILO EMESCAM UNISINOS
GRUPO ANIMA MULTIVIX UCS
UNICSUL UNIRIO UNIVALI
FAAP UERJ CESUMAR
FECAP PUC-MG PUC-RS
SER EDUCACIONAL UFMG UNINTER
UNICEUMA UNOESTE FTECBRASIL
DEVRY FAMEMA FURG
UEPB UNIFACEF PUC-PR
UFOPA UNIFAFIBE UFPEL
UFPA UNIVEM UNIVATES
UFRA UFJF UNOESC
UNIFAP UFOP CHEMELLO & STELZER
UFC UNIMAR UFSC
UFPB BARÃO DE MAUÁ UNESC
UFRN UNITOLEDO UNIFIL
UFMA FB UNISUL
UFPI FDF BOM JESUS
UFRR FIO UFPR
UNIFOR IMESB UNERJ
UFPE TOLEDO UPF
UNILAGO UFSCAR UFF
UNIPAC UFSJ UNIT
UNIVALE IMT METODISTA
UNICAMP FEI UNIARARAS
FU. ABC UNISANTOS UNITAU
PUCCAMP GRUPO POLIS UNIVAP
PUC-GO UNISANTA UNIANCHIETA
UNICEUB UNILAVRAS UNISAL
UNB UBEC FACENS
UNIUBE IESB-BRASILIA UNIFENAS
UFG MISSÃO SALESIANA PROJEÇÃO
UFU

Saiba mais sobre o programa

Quer dicas para aumentar suas chances? Clica aí

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂


>>> Veja bolsas para estudar em Portugal
>>> Veja todas as bolsas de estudos com inscrições abertas

COMENTÁRIOS

27 respostas para “Bolsa para estudar em Portugal, na Espanha e em outros 8 países da América tem inscrições abertas”

  1. Sou Moçambicano já fiz a licenciatura em ensino de Física, quero continuar a estudar. Quero fazer mestrado em engenharia electrónica ou engenharia em minas, como ter bolsa para eu fazer o tal mestrado.

  2. eu estou a fazer licenciatura em assistencia social 3ano,quero tanto fazer o meu mestrado em portugal isso em 2020,como me manter informado para ter bolsa ate a minha graduacao,estou mocambique na UP(universidade pedagogica) maputo…por favor ajuda me.

  3. Matues Celestino disse:

    estou em angola, é possivel me candidatar para uma bolsa para fazer a minha licenciatura? se posso como fasso a candidature?

  4. paula disse:

    Boa noite, sou brasileira estou inscrita no mestrado em História Contemporânea, em Porto Portugal, gostaria de saber como faço para concorrer a uma bolsa de estudos.

  5. Boa tarde. sou Altino Magalhaes sou Moçambicano, com nivel medio de escolaridade, gostaria de saber como fasso para me candidatar se o p+rograma e aplicavel para moçambicanos,

  6. Gisuelino Silva disse:

    E possível conseguir uma bolsa para um africano que vive na afraca através deste?

  7. estou interessado em qualquer curso pós graduaçao para frequentar.

  8. jose Andrade disse:

    Paraece me ter atrassado, mas gostei. Agradeco pelas informacoes

  9. Sou mocambicano conclui o nivel medio geral,o. meu sonho e de fazer o curso de ingles ao exterior, o.que posso fazer para tter bolsa ao exterior? Help. me please!

  10. Raquel Paposseco disse:

    Olá! Como Faço Para Me Inscrever ?

  11. Domingos Alexandre Tsaquissane Gulele disse:

    estou interresado

  12. Falando honestamente eu to afim de uma bolsa do pos graduado em cursos como Ciencias politicas e relacoes internacionais, contabilidade publica e auditoria, com este intercambio nao e possivel ajudar a ralizar o meu sonho? caso haja me contacte com 844575715

  13. lara leal disse:

    Bruna, essa bolsa do Santander geralmente abre de quanto em quanto tempo? e são só para o segundo semestre do ano?

  14. Gilson Alexandre da Silva disse:

    Queria saber sobre bolsa de Doutorado se é possível, queria uma bolsa no exterior

  15. Eloiza disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se eu posso participar mais de uma vez?
    Por exemplo: se eu não passar, posso tentar de novo no outro ano?

  16. Filipe A Armando Mocambicano disse:

    oi sou MOCAMBICANO JA FIZ O NIVEL MEDIO SO QUE NAO CONSIGUI FAZER O NIVEL SUPERIOR O QUE FACO NESTE MOMENTO

    • Aramata Bodjam disse:

      VAI na embaixada brasileira do teu pais,,,,as incriçoes começam dia 1 de jullho tem vagas para unilab que eh uma universidade publica federal brasileira
      ….boa sorte

  17. Roberto Mussibora disse:

    Boa noite… Sou Roberto Mussibora, de 23 anos, nacionalidade moçambicana, vivo em Maputo. Fiz recentemente a licenciatura em Arqueologia e Gestão do Património Cultural pela universidade Eduardo Mondlane e gostaria de fazer mestrado em planeamento urbano no exterior. Tenho um projecto, mas não tenho condições de pagar o mestrado e muito menos a estadia. Gostaria de pedir ajuda.

    • Tatiana Silva disse:

      Talvez você possa tentar uma bolsa em mestrado de museologia em uma universidade pública brasileira.

      • Roberto Mussibora disse:

        Prezada Tatiana,

        Agradeço pela resposta, mais gostaria de ter detalhes concretos de como farei para poder concorrer. Qual são as instituições ligadas à este processo… Qual é o procedimento é qual é a página sobre o tal curso de museologia.

        Obrigado

        Obter o Outlook para Android

        • Tatiana Silva disse:

          No google é possível encontrar os sites das pós-graduações em Museologia existentes no Brasil. UNIRIO e USP são uma delas. Tem que acompanhar o site porque eles postam editais informando sobre os processos seletivos. O google é seu melhor amigo. Boa sorte.

          • Roberto Mussibora disse:

            Obrigado

            Obter o Outlook para Android

          • fernando andrade disse:

            Roberto Mussibora, você deve pesquisar quais instituições de ensino te interessam. Uma vez matriculado em um programa de pós-graduação você estará apto a acessar bolsas. Porém nem todo estudante de pós-graduação recebe bolsa, e normalmente as bolsas são distribuídas pelo próprio programa ou estão vinculadas a laboratórios, pesquisas e projetos. Os programas mais bem avaliados pela CAPES costumam receber maiores financiamentos, logo distribuem mais bolsas. Eu sou graduado em geografia e fiz mestrado em planejamento urbano e regional no Instituto de Planejamento Urbano e Regional – Ippur, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. É um bom curso e tem muitas bolsas, recomendo. O valor da bolsa é baixo para viver no Rio de Janeiro, mas dá.

  18. Thales disse:

    Galera, no edital diz que uma das universidades participantes é “UESC – Universidade Estadual de Santa Catarina”, porém, UESC significa Universidade Estadual de Santa Cruz que funciona na cidade Ilhéus-BA…
    O edital quiz se referir a UESC ou UDESC(Estadual de Santa Catarina)??

  19. Dimitri SIlva disse:

    Ótimas oportunidades!

  20. Andresa disse:

    Bru, a UFU é de Uberlândia não Uberaba rs 😉

    • Oi Andressa! Sim, mas no original do concurso tá assim 🙁 já entrei em contato para pedir informações, assim que eles se manifestarem mudo aqui, mas por enquanto, vou deixar igual o texto do edital. Beijo e obrigada por avisar 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *