NYU: como estudar na New York University, a maior universidade privada dos EUA
Você já ouviu falar na New York University, a NYU? Fundada em 1831, a Universidade de Nova York, em português, é a maior universidade privada dos Estados Unidos.
A instituição contempla mais de 270 áreas de estudo e também é um dos maiores empregadores da cidade de Nova York, com mais de 19 mil funcionários. Já deu para ter uma ideia da sua relevância, não é mesmo?
Pois além de uma estrutura enorme e de ter vários famosos entre os seus ex-alunos, a NYU é muito reconhecida academicamente e dá muita ênfase à pesquisa. Além disso, tem um perfil internacional e oferece oportunidades para estudantes de todo o mundo. Por isso, preparamos esse artigo contando tudo sobre a universidade. Então, vamos lá!
>>> Como conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos
Sobre a Universidade de Nova York, a NYU
De acordo com a descrição divulgada no seu site oficial, “desde sua fundação em 1831, a NYU tem sido inovadora no ensino superior”. Hoje, esse espírito pioneiro faz da NYU uma das universidades de pesquisa mais proeminentes e respeitadas do mundo.
Localizada na cidade de Nova York e com campus de graduação em Abu Dhabi e Xangai, além de 11 locais de estudo em todo o mundo, a NYU é líder em educação global, com mais estudantes internacionais e mais alunos estudando no exterior do que qualquer outra universidade dos EUA.
Os alunos da NYU vêm de quase todos os estados dos EUA e de 133 países diferentes. A universidade se baseia nas diversas origens dos professores, funcionários e alunos, garantindo que suas bolsas de estudos e ensino beneficiem uma ampla gama de estudantes.
A universidade leva a sério seu papel como motor de mobilidade social e se destaca entre as melhores universidades dos EUA na representação de estudantes de baixa renda e de primeira geração em sua comunidade. Ela oferece formação para mais de 65 mil alunos e realiza US$ 1 bilhão em pesquisas anualmente.
>>> Melhores bolsas para estudar no Canadá
Quais os cursos oferecidos pela NYU?
A NYU tem uma oferta enorme de cursos! São mais de 400 programas acadêmicos em cinco grandes áreas:
- Artes e mídia;
- Negócios;
- Humanidades e ciências sociais;
- Ciência, tecnologia, engenharia e matemática;
- Educação e saúde.
Ou seja, há diversas formas de ingressar na instituição. Neste link aqui, é possível checar todos os cursos disponíveis na instituição em ordem alfabética.
Os cursos são oferecidos por diferentes escolas e institutos que fazem parte da universidade:
Escolas (Schools)
- Artes & Ciências: College of Arts & Science e Graduate School of Arts & Science;
- Odontologia: NYU College of Dentistry;
- Engenharia: Tandon School of Engineering ;
- Gallatin School of Individualized Study;
- Direito: NYU School of Law;
- Medicina: NYU Grossman School of Medicine;
- Enfermagem: NYU Rory Meyers College of Nursing;
- NYU Shanghai;
- Saúde Pública: NYU College of Global Public Health;
- Serviço Social: Silver School of Social Work;
- Escola de Estudos Profissionais (SPS);
- Steinhardt School of Culture, Education and Human Development;
- Leonard N. Stern School of Business;
- Tisch School of the Arts;
- Robert F. Wagner Graduate School of Public Service.
Institutos (Institutes)
- Courant: Courant Institute of Mathematical Sciences;
- CUSP: Center for Urban Science and Progress;
- IFA: Institute of Fine Arts;
- ISAW: Institute for the Study of the Ancient World;
- Vilcek Institute: Vilcek Institute of Graduate Biomedical Sciences.
Os cursos tradicionais de graduação e pós-graduação, como em todas as universidades americanas, são divididos em Undergraduate e Graduate. Além disso, outra forma de estudar na NYU é como estudante visitante, por meio das escolas de outono (Fall), primavera (Spring), verão (Summer) ou de janeiro (January), e das oportunidades para estudantes que não estão buscando diploma (non-degree-seeking-opportunities).
Nesses períodos são oferecidos centenas de cursos nas mais diversas áreas, online e presenciais. Além disso, existem também os programas para estudantes do ensino médio (High School Programs). A instituição tem também uma oferta de cursos online, que você pode conferir aqui.
>>> Melhores bolsas de estudos com inscrições abertas para 2023
Como entrar na NYU?
Para estudar na NYU, é preciso se candidatar ao curso de interesse, seguindo todos os trâmites indicados pela instituição. Os processos são diferentes para os diversos níveis de estudo, modalidades de curso e campus.
Fazer graduação na NYU
Para simplificar a vida dos candidatos, a NYU oferece um processo simplificado de inscrição para graduação. Existem requisitos que independem da origem do candidato e outros, como testes padronizados e de inglês, que variam conforme a nacionalidade.
Alguns cursos, como odontologia, enfermagem e engenharia, possuem requisitos específicos. Além disso, estudantes afetados por desastres naturais ou circunstâncias políticas ou governamentais devem contatar diretamente o escritório da universidade para informar a situação.
No entanto, via de regra, estudantes internacionais devem ter completado os estudos que dão acesso à graduação (ensino médio) antes de começar a faculdade. No mais, o processo de candidatura é o mesmo para estudantes americanos e internacionais, que devem preencher o Common Application e submeter os documentos necessários.
Há, ainda, uma taxa de 80 dólares que deve ser paga no momento da inscrição. Contudo, alunos que não têm condições de pagar podem solicitar isenção. As candidaturas costumam ter três rodadas e, logo, deadlines diferentes:
- Early decision I: até 1º de novembro;
- Early decision II: até 1º de janeiro;
- Regular decision: até 5 de janeiro.
Para os programas que exigem portfólio ou outra etapa de seleção, a NYU recomenda que a candidatura seja enviada com um mês de antecedência.
Fazer pós-graduação na NYU
Em relação às candidaturas para pós-graduação na New York University, há também uma série de requisitos a serem cumpridos e prazos a serem observados. Em primeiro lugar, é preciso saber que cada curso, escola, centro ou instituto e os departamentos podem ter requisitos específicos. Por essa razão, a NYU orienta os candidatos a contatarem diretamente o programa de interesse.
De qualquer modo, se você quer entrar na NYU existem alguns itens que são exigidos para todos os candidatos:
- Cartas de recomendação;
- Carta de motivação (Statement of Purpose/Personal Statement/Personal Essay);
- Diplomas e históricos acadêmicos anteriores;
- Certificado de proficiência em inglês;
- Taxa de inscrição (nesse caso, o valor varia conforme a escola ou programa).
Dependendo do curso de interesse, podem existir requisitos adicionais, como exame de ingresso, portfólio, entrevista e/ou currículo.
Por fim, diferentemente da graduação, os deadlines para a inscrição nos cursos de pós-graduação variam bastante, pois cada escola, centro ou instituto pode definir o seu. Alguns, inclusive, recebem candidaturas o ano todo, sem definir um prazo específico. Portanto, primeiro você tem que escolher o curso e depois ir atrás dessas informações todas.
Outros cursos oferecidos pela Universidade de Nova York
Se você já tem graduação e está interessado em continuar os estudos e aprimorar as suas habilidades profissionais sem obter diploma completo, pode fazer cursos como estudante visitante ou que não busca diploma.
Existem várias oportunidades desse tipo na NYU nas escolas de pós-graduação e profissionais. Nesses casos, para saber todos os detalhes sobre a inscrição, a universidade recomenda que o candidato entre em contato diretamente com o departamento em questão.
Na categoria de ”estudante visitante”, também se enquadram alunos de outros níveis:
- Formados no ensino médio;
- Estudantes de graduação que gostariam de fazer mobilidade;
- Estudantes de pós-graduação que desejam fazer cursos de graduação.
Esses candidatos – que podem fazer os cursos de outono, primavera, verão ou janeiro – também devem fazer uma inscrição online e pagar uma taxa de 25 dólares. Para se candidatar, é preciso enviar o histórico acadêmico e certificado de proficiência em inglês. Neste link, você encontra todas as informações. Abaixo, os deadlines para cada período:
- Outono: 1º de maio;
- Janeiro: 1º de outubro;
- Primavera: 15 de outubro;
- Verão: 1º de fevereiro.
A NYU aceita o ENEM?
Uma das coisas mais legais da NYU para brasileiros é que a universidade aceita a nota do ENEM no processo de candidatura dos futuros estudantes! A instituição tem uma política diferenciada – e mais flexível – em relação a testes padronizados, aceitando exames que comprovem a conclusão do ensino médio.
Ou seja, candidatos brasileiros podem enviar os seus certificados de conclusão do ensino médio, aquele que é recebido pela escola, junto com o resultado da nota do ENEM. Isso facilita bastante a vida dos brasileiros, pois você não precisa fazer o “vestibular” estadunidense, o SAT.
Quais famosos estudaram na NYU?
- Martin Scorsese, diretor de Taxi Driver, Touro Indomável, O Irlandês e O Lobo de Wall Street;
- Alan Greenspan, ex-presidente do Federal Reserve;
- Ang Lee, diretor de filmes como O Segredo de Brokeback Mountain;
- Lady Gaga, cantora pop;
- Spike Lee, diretor de filmes como Malcolm X e Infiltrado na Klan;
- Jonas Salk, descobridor da vacina de poliomielite;
- Rudy Giuliani, ex-prefeito de Nova York.
- Donald Glover, ator, comediante e rapper conhecido como Childish Gambino;
- Angelina Jolie, atriz, durante seu período como aluna da NYU, estudou direção e criação de roteiros;
- Gertrude B. Elion, vencedora do prêmio Nobel de Medicina em 1988 por criar, junto com seus parceiros cientistas, uma nova maneira de produzir remédios. A nova metodologia ajudou no desenvolvimento de remédios contra o vírus da AIDS.
Quanto custa estudar na NYU?
Uma vez que é uma universidade privada dos EUA, a NYU tem taxas anuais bem salgadas. Os valores dependem do curso/escola em questão, do semestre de ingresso e do número de créditos que o estudante faz.
Para se ter uma ideia, fazer um curso de graduação do College of Arts and Science full time, ou seja, o máximo de créditos oferecidos, custaria cerca de 30 mil dólares. No seu site, a NYU disponibiliza uma calculadora para simulação das taxas.
NYU: bolsas de estudos disponíveis
Bom, mas e a pergunta que não quer calar: a NYU dá bolsas de estudos? De acordo com a instituição, para pagar os estudos, a maioria dos alunos combina diferentes tipos de financiamentos, como bolsas de estudos, subsídios e empréstimos. A universidade tem, inclusive, um escritório para ajudar os interessados a avaliar as opções – o NYU’s Office of Financial Aid.
Logo, a resposta é sim! A universidade oferece diferentes bolsas e subsídios para os estudantes. Listamos alguns deles abaixo:
Need-based aid
A instituição pode oferecer bolsas para cidadãos estrangeiros que se candidatam para ingressar na NYU. Os alunos se qualificam para apoio baseado em necessidade por meio das informações apresentadas na application. Para isso, é preciso apresentar o pedido de auxílio financeiro dentro do prazo.
Segundo informações da instituição, a maioria dos estudantes de graduação que solicitam recebem o auxílio por necessidade.
AnBryce Scholarships
Bolsa voltada a estudantes motivados que demonstrem necessidade financeira e façam parte da primeira geração da sua família a frequentar a faculdade. O benefício cobre o custo das taxas e é renovável ao longo dos quatro anos de graduação. A bolsa exige que os bolsistas mantenham um GPA mínimo de 3,5 e que permaneçam envolvidos nas atividades do programa.
>>> Tudo sobre mestrado nos EUA
Outras Bolsas de estudos da NYU
Os estudantes da NYU, tanto de graduação quanto pós-graduação, podem, ainda, concorrer a bolsas específicas dos cursos, escolas e colleges da instituição. Na maioria dos casos, ao se candidatar dentro dos prazos, os estudantes são automaticamente considerados para essas oportunidades.
Nesse sentido, existem, por exemplo, bolsas do College of Arts and Science para estudantes que demonstram desempenho diferenciado, liderança e serviço à comunidade. Já a Gallatin School of Individualized Study, oferece bolsas para estudantes que, em contrapartida, participam da organização de atividades culturais, como concertos, teatros e leituras e viagens.
Além disso, nos cursos de pós-graduação, os alunos podem se beneficiar de cargos de assistente ou bolsas de pesquisa. Para saber mais sobre esse tipo de oportunidade, é preciso consultar diretamente os departamentos.
Há, ainda, oportunidades de ajuda para estudantes da escola de enfermagem, artes, negócios, matemática e outras áreas. Abaixo falamos sobre duas bolsas desse tipo, mas neste link, é possível encontrar mais informações.
A NYU dá bolsa integral para estudar medicina?
Todos os alunos matriculados na faculdade de medicina da NYU recebem uma bolsa integral, independentemente de mérito ou necessidade financeira. A bolsa cobre a maior parte dos custos de participação no curso, além do seguro saúde obrigatório.
Os bolsistas devem manter o progresso acadêmico para garantir a renovação para toda a duração da graduação. Há também bolsas específicas para quem comprova necessidade financeira. Na página da NYU Grossman School of Medicine, é possível encontrar todas as informações.
>> Como escolher a universidade nos EUA
Dean’s Graduate Scholarships
O programa da Gallatin School of Individualized Study beneficia estudantes de mestrado de programas de estudo inovadores dentro de quatro áreas – artes, globalização, meio ambiente e transformação social, humanidades e democracia urbana.
As bolsas no valor de 35 mil dólares anuais são disponibilizadas para estudantes que ingressarem no outono. O programa também está aberto a estudantes internacionais, que estudem em tempo integral e incluam uma amostra de escrita como parte da candidatura.
Bolsas da Fulbright Brasil na NYU
Outra alternativa para estudar na NYU com bolsa é por meio de programas da Fulbright que beneficiam estudantes brasileiros. A instituição oferece anualmente dezenas de bolsas nas melhores universidades americanas.
É possível, por exemplo, estudar na New York University com a bolsa de doutorado sanduíche da Fulbright. Doutorandos de universidades brasileiras de qualquer área do conhecimento podem se candidatar. Para tanto, é preciso ter um projeto de pesquisa para ser desenvolvido parcialmente nos EUA. A duração da bolsa, que cobre todas as despesas dos selecionados, é de nove meses. As inscrições costumam ficar abertas até o início de agosto de cada ano. Foi o caso da Indyara Morais, ela contou tudo sobre a experiência como bolsista de doutorado sanduíche da Fulbright na NYU aqui no Partiu Intercâmbio.
>>> Sobre as bolsas da Fulbright
Além disso, a NYU costuma estar, ainda, entre as universidades contempladas pelas bolsas para doutorado pleno nos EUA, oferecidas pela Fulbright juntamente com a Capes.
As bolsas para fazer o doutorado completo na renomada instituição incluem as taxas acadêmicas e administrativas, subsídio mensal, seguro saúde, passagem aérea e auxílio instalação. As inscrições costumam ter deadline em março.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Partiu Intercâmbio
Posts relacionados
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.