Young Professionals Program é oportunidade para trabalhar no Banco Mundial
O Young Professionals Program – WBG YPP é um programa do World Bank Group que oferece bolsas para trabalhar no Banco Mundial. Ele é definido como o ponto de partida para uma carreira na instituição.
O foco do programa é recrutar profissionais com diferentes formações acadêmicas relevantes para três instituições do grupo: o Banco Mundial, o IFC e MIGA. Será dada preferência para interessados de países membro do WBG ou nos quais ele realiza operações – o Brasil é um deles.
Como é o programa para trabalhar no Banco Mundial
Os selecionados para trabalhar no Banco Mundial participam de um programa de desenvolvimento da liderança com duração de dois anos. A experiência começa em Washington, nos Estados Unidos.
A etapa inicial é de treinamento intensivo na prática e em sala de aula. Os jovens aprendem os fundamentos da liderança, como funcionam as operações das instituições do grupo e como identificar oportunidades de impacto conjunto.
O YPP é baseado em alguns pilares principais, entre eles estão experiência profissional, desenvolvimento da liderança, treinamento sobre o WBG, conhecimento do funcionamento global do WBG, coaching e mentoria e eventos de networking.
>> Veja todas as bolsas de intercâmbio para profissionais
O que o programa oferece?
O WBG YPP oferece um salário competitivo e um pacote de benefícios como parte de um contrato de cinco anos.
Os benefícios incluem seguro saúde, seguro de vida e seguro contra acidentes, além de plano de pensão. Há também a possibilidade de se ter também benefícios relativos à realocação e mobilidade.
>>> Fellowship: o que é e como conseguir
Requisitos para se candidatar ao YPP
As oportunidades para trabalhar no Banco Mundial são destinadas a candidatos que demonstrem paixão pelo desenvolvimento internacional, que sejam pós-graduados e tenham experiência profissional relevante, além de potencial para crescer em cargos de liderança.
Os critérios de elegibilidade do YPP são:
- Ter nascido depois de 1º de outubro de 1991;
- Ter mestrado ou doutorado;
- Possuir especialização em uma área relevante para o grupo (veja aqui as YPP Business Areas);
- Demonstrar experiência profissional relevante ou estudos continuados até o doutorado;
- Ser fluente em inglês.
Os requisitos relacionados à formação e à experiência possuem especificidades para cada instituição do WBG.
>>> Melhores bolsas de estudo de 2024
Para ser considerado competitivo, o candidato deve ter boas credenciais acadêmicas, demonstrar conhecimento das tendências do setor e habilidades de envolvimento com o cliente, ter boa comunicação e capacidade de gestão de equipe.
Experiência profissional em mercados emergentes ou países em desenvolvimento e proficiência em um dos idiomas oficiais do WBG (árabe, mandarim, francês, português, russo e espanhol) serão considerados atributos extras.
O Banco Mundial preza pela diversidade e pela inclusão. Por isso, cidadãos da África Subsaariana, do Caribe, mulheres e pessoas com deficiência são especialmente convidados a se candidatar. Para solicitar materiais adicionais em formatos acessíveis, é possível entrar em contato por e-mail youngprofessionals@worldbankgroup.org.
Como se candidatar para trabalhar no Banco Mundial pelo YPP
O período de candidaturas para o WBG YPP e para o IFC será de 1 a 30 de setembro de 2024. Mas você já pode começar a reunir a documentação e se preparar.
Os interessados devem aplicar online. Entre os documentos solicitados na inscrição para trabalhar no Banco Mundial, estão:
- Currículo;
- Diplomas e histórico acadêmico;
- Um ensaio curto;
- Pequeno sumário da tese ou dissertação (apenas para candidatos do World Bank);
- Três cartas de recomendação acadêmicas ou profissionais.
O ensaio consiste nas respostas para duas questões a serem respondida nesta edição. Cada resposta pode ter no máximo 500 palavras:
- Por que você gostaria de ingressar no programa de jovens profissionais do Grupo Banco Mundial e o que o torna um ótimo candidato para o edital?
- Crises, pandemia, impacto das mudanças climáticas, conflitos, restrições fiscais e de recursos representam um desafio complexo para muitos países. Como você aconselharia o Grupo Banco Mundial a apoiar os países a enfrentar esse desafio e aumentar a capacidade dos governos de responder e atender às necessidades de suas populações mais vulneráveis, trabalhando com o setor privado para mobilizar e possibilitar o financiamento para o desenvolvimento e envolvendo-se com a comunidade internacional. Ilustre a resposta com exemplos baseados no seu conhecimento técnico e experiência.
Os candidatos pré-selecionados serão entrevistados virtualmente. As entrevistas poderão envolver diferentes atividades, como exercícios individuais ou em grupo e testes sobre finanças.
Trabalhar no Banco Mundial: YPP Business Areas
Os Young Professionals são colocados em várias áreas prioritárias dos negócios do WBG. Para serem elegíveis trabalhar no Banco Mundial por meio do YPP, os candidatos devem demonstrar experiência em pelo menos um dos tópicos listados abaixo
World Bank
- Agricultura e Alimentos
- Água
- Desenvolvimento Digital
- Desenvolvimento Urbano, Risco de Desastres, Resiliência e Terras
- Educação
- Empregos e Desenvolvimento
- Energia e Extrativismo
- Finanças, Competitividade e Inovação
- Governança
- Macroeconomia, Comércio e Investimento
- Meio Ambiente, Recursos Naturais e Economia Azul
- Mudanças Climáticas
- Parcerias Público-Privadas
- Pobreza
- Proteção Social
- Saúde, Nutrição e População
- Sustentabilidade Social e Inclusão
- Transporte
IFC
- Assessoria
- Capital
- Derivativos e Finanças Estruturadas
- Empréstimos
- Finanças Concessionais Misturadas
- Finanças de Comércio e Commodities
- Mobilização
Setores
- Agronegócio e Silvicultura
- Energia
- FinTech
- Instituições Financeiras
- Infraestrutura Municipal e Ambiental
- Manufatura
- Mineração
- Saúde e Educação
- Telecomunicações, Mídia e Tecnologia
- Transporte
- Turismo, Varejo e Propriedade
Áreas de Expertise
- Capital de Risco
- Criação de Mercado a Montante
- Finanças Climáticas
- Fundos de Private Equity
- Parcerias Público-Privadas
- Tesouraria
MIGA
Produtos
- Melhoria de Crédito
- Seguro de Risco Político
Áreas de Expertise
- Contabilidade/Finanças
- Economia
- Gestão Ambiental e Social
- Crédito à Exportação
- Jurídico
- Financiamento de Projetos
Temas
- Alterações Climáticas
- Serviços de Finanças Corporativas
- Parcerias Público-Privadas
- Gestão de Riscos
- Energia Sustentável
Agora, em ordem alfabética:
Produtos
- Melhoria de Crédito
- Seguro de Risco Político
Áreas de Expertise
- Contabilidade/Finanças
- Crédito à Exportação
- Economia
- Financiamento de Projetos
- Gestão Ambiental e Social
- Jurídico
Temas
- Alterações Climáticas
- Energia Sustentável
- Gestão de Riscos
- Parcerias Público-Privadas
- Serviços de Finanças Corporativas
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Saiba tudo sobre o programa
Leia as respostas para as dúvidas frequentes
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora.
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.