Universidade de Valladolid e Santander têm bolsas para mulheres das áreas STEM
Além do programa Iberoamérica + Asia de bolsas para mestrado, a Universidade de Valladolid e o Santander têm um programa voltado para mulheres das áreas STEM. O STEM Women UVA-Santander Iberoamérica + Asia oferece 20 bolsas para pós-graduação.
O edital é destinado a graduadas em universidades ibero-americanas, principalmente do Brasil e da Índia, e a professoras de universidades sociais parceiras. O objetivo do programa é reduzir a discrepância de gênero existente nesses âmbitos de estudo, favorecendo a igualdade de oportunidades.
Mestrados da Universidade de Valladolid contemplados pelo edital
A Universidade de Valladolid oferece mais de 30 cursos de mestrado. No entanto, para este edital de bolsas de estudos, apenas cursos de mestrado das áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática da Universidade de Valladolid são contemplados. Abaixo você pode conferir a lista completa dos cursos elegíveis para a bolsa STEM da universidade espanhola:
- Física;
- Matemática;
- Química Sintética e Industrial;
- Técnicas Avançadas em Química: Análise e Controle de Qualidade Químicos;
- Pesquisa Biomédica e Terapias Avançadas;
- Pesquisa em Ciências da Visão;
- Subespecialidades Oftalmológicas;
- Qualidade, Desenvolvimento e Inovação de Alimentos;
- Gestão de Projetos;
- Gestão da Prevenção de Riscos Laborais, Qualidade e Meio Ambiente;
- Engenharia Ambiental;
- Engenharia de Automação;
- Engenharia de Design Industrial;
- Engenharia da Bioenergia e Sustentabilidade Energética;
- Engenharia Informática;
- Pesquisa e Inovação em Arquitetura, Intervenção no Patrimônio, Reabilitação e Regeneração;
- Logística.
>> Uni Jaén: programa de bolsas de mestrado na Espanha
Requisitos das bolsas da Universidade de Valladolid para mulheres
Para participar do programa, as candidatas devem ter nota mínima 7 (em uma escala de 0 a 10) no seu histórico escolar da graduação. Quem quiser se candidatar, não pode estar cursando ou já ter um mestrado em uma universidade espanhola.
Outro requisito é não ter residido na Espanha por mais de 12 meses nos últimos três anos. Também não pode se beneficiar quem já ganhou a bolsa previamente.
Além disso, a candidata deverá cumprir os requisitos para admissão no programa de mestrado para o qual está solicitando a ajuda econômica.
>> DELE: Dicas para proficiência em espanhol
Como são as bolsas do STEM Women UVA-Santander Iberoamérica + Asia
A duração das bolsas do programa da Universidade de Valladolid e do Santander é de um ano acadêmico (nove meses) e o valor máximo é de 10 mil euros.
O benefício inclui 80% do valor das taxas acadêmicas, 750 euros mensais para acomodação e manutenção por no máximo nove meses, passagem de ida e volta para Espanha, no valor máximo de 1.200 euros e seguro médico.
De acordo com o edital, as condições mudam no segundo ano, caso seja concedida a renovação da bolsa.
> Melhores bolsas de estudo para fazer intercâmbio em 2024
Como se candidatar para o edital da Universidade de Valladolid e Santander
As estudantes interessadas em se candidatar às bolsas devem enviar a solicitação por meio da plataforma do programa até 28 de fevereiro. Antes de enviar o formulário online e para que ele seja válido, é preciso anexar a documentação requerida, composta por:
- Cópia do passaporte;
- Cópia do histórico escolar;
- Declaração de equivalência das notas médias de estudos universitários realizados em centros estrangeiros assinada pelo solicitante (dúvidas podem ser enviadas para [email protected]);
- Cópia do diploma universitário;
- Certificado emitido pela universidade que acredite que o título obtido dá acesso ao mestrado;
- Curriculum Vitae (preferencialmente em formato Europass);
- Duas cartas de recomendação;
- Declaração afirmando não ter cursado um mestrado na Espanha nem ter residido no país por mais de 12 meses nos últimos três anos;
- Declaração responsável pelo cumprimento das obrigações tributárias e da segurança social.
Além disso, também é necessário se inscrever na plataforma das bolsas do Banco Santander dentro do mesmo prazo.
A bolsa cobre 80% do custo do curso na Espanha, então ainda sobra algo como 800 euros para pagar para poder estudar na Espanha, mais abaixo damos dicas de como economizar na hora de pagar essas taxas.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Saiba mais sobre o programa
Acesse o edital das bolsas
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no Youtube. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.