Universidade de Torino oferece bolsas de doutorado na Itália

Universidade de Torino oferece bolsas de doutorado na Itália

Inscrições até 30/05/2022

A Universidade de Torino está com inscrições abertas para suas bolsas de doutorado na Itália! O Ph.D. é o diploma universitário mais alto da Itália, com o objetivo de fornecer habilidades e os conhecimentos necessários para se envolver em atividades de pesquisa de alta qualidade em universidades, instituições públicas ou órgãos privados.

A Universidade de Torino é uma das universidades italianas mais antigas e prestigiadas. Com mais de 79.000 estudantes e 120 edifícios em diferentes zonas da cidade, a Universidade de Turim pode ser considerada uma “cidade dentro da cidade”, promovendo a cultura e produzindo pesquisa, inovação, formação e empregos.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para pós fora

A Universidade de Torino é hoje uma das maiores universidades italianas, aberta à pesquisa e treinamento internacional. 3 ou 4 anos são normalmente necessários para a conclusão de um programa de doutorado na universidade. Antes de escrever sua dissertação, Ph.D. candidatos planejam e elaboram um projeto de pesquisa original sob supervisão acadêmica e com a aprovação de um comitê de orientação de doutorado.

O que as bolsas para doutorado na Itália incluem

O valor anual da bolsa de doutorado na Itália é de € 17.500,00, e um valor mensal correspondente será pago no dia 25 de cada mês. Além disso, a partir do segundo ano de seu programa de doutorado, você pode se beneficiar de uma renda para atividades de pesquisa de no mínimo 10% do valor da bolsa. Essa renda extra deve ser utilizada pela inscrição em conferências, publicação de artigos, comprar softwares e outras atividades relacionadas à sua pesquisa.

As bolsas de doutorado são financiadas por recursos alocados anualmente pelo Ministério da Educação, Universidade e Pesquisa (MIUR). As bolsas de doutorado também podem ser financiadas por terceiros ou por meio de programas financiados nacionais ou internacionais (como, por exemplo, European Marie Skłodowska-Curie Actions, China Scholarship Council, etc.). Nesses casos, o valor da bolsa pode ser diferente.

Além disso, caso você vá realizar uma parte da sua pesquisa em outro país que não a Itália, você pode pedir um aumento na sua bolsa (de até 50%) durante o tempo que você estiver no exterior. O seu plano de pesquisa no exterior deve ser aprovado pelo coordenador do seu programa de doutorado.

>>> Universidade de Milão oferece 155 bolsas para mestrado na Itália

Programas de doutorado oferecidos pela Universidade de Torino

Os programas da Universidade de Torino são projetados e oferecidos dentro da Escola de Doutorado. A Universidade de Torino oferece as seguintes áreas de pesquisa para doutorandos:

Área de Ciências Naturais

Ciências Agrárias, Florestais e Alimentares
Ciências Biológicas e Biotecnologias Aplicadas
Ciências Químicas e Materiais
Ciência da Computação
Ciências da Terra
Alimentação, Saúde e Longevidade
Modelagem e Ciência de Dados
Ciências Farmacêuticas e Biomoleculares
Doutorado em Ciências Conduzidas pela Tecnologia: Tecnologias para o Patrimônio Cultural
Física
Matemática pura e aplicada
Desenvolvimento Sustentável e Cooperação

Área de Ciências Sociais e Econômicas

Negócios e Administração
Análise Comparativa de Instituições, Economia e Direito
Economia “Vilfredo Pareto”
História Global dos Impérios
Inovação para a Economia Circular
Lei e Instituições
Direito, Ciência e Tecnologia
O Direito, o Indivíduo e o Mercado
Ciências Psicológicas, Antropológicas e da Educação
Mudança Social e Política
Sociologia e Metodologia da Pesquisa Social
Desenvolvimento Urbano e Regional

Área de Ciências da Vida e da Saúde

Bioengenharia e ciências médicas e cirúrgicas
Ciências Biomédicas e Oncologia
Sistemas Complexos para Biomedicina Quantitativa
Medicina Experimental e Terapia
Fisiopatologia Médica
Medicina Molecular
Neurociências
Ciências Veterinárias para Saúde Animal e Segurança Alimentar

Area de artes e humanidades

Ciências Arqueológicas, Históricas e Histórico-Artísticas
Artes e Humanidades
Humanidades Digitais. Tecnologias Digitais, Artes, Línguas, Culturas e Comunicação
Filosofia

>>> MAECI oferece bolsa para curso de italiano na Itália

Como se inscrever para as bolsas de doutorado na Itália

Ao se candidatar a uma posição de doutorado, os candidatos também se candidatam a uma bolsa de estudos. Portanto, uma candidatura separada não é necessária.

Você pode aplicar para as bolsas de PhD se você tiver um grau de mestre ou grau equivalente que dê acesso aos estudos de doutorado, independentemente da sua idade ou nacionalidade. Você pode enviar várias inscrições, uma para cada programa de doutorado. No entanto, você não pode enviar mais de uma inscrição para o mesmo programa.

A taxa de candidatura é de € 50,00 por cada candidatura submetida. No entanto, os candidatos que possuem (ou estão obtendo) um diploma estrangeiro de mestrado estão isentos de pagamento.

Você deve se candidatar pela plataforma online (link no final do post). É necessário submeter os seguintes documentos:

  • Diplomas de bacharelado e mestrado e históricos relacionados (a falta de tais documentos acarreta a exclusão das seleções);
  • Suplemento ao Diploma ou uma Dichirazione di Valore in loco ou um certificado de verificação e comparabilidade emitido pelos centros ENICNARIC;
  • Se estiver em um idioma diferente do italiano, inglês ou francês, os documentos oficiais listados acima devem ser acompanhados de uma tradução em um desses idiomas. As traduções devem ser cópias autenticadas;
  • É necessário escrever um projeto de pesquisa (você encontrará as informações na Folha de Informações do programa de doutorado para o qual você deseja se inscrever. Se precisar de mais informações, você pode entrar em contato com o coordenador do programa);
  • Uma versão do seu currículo no modelo indicado pelo programa;

Além disso, cada programa de PhD especifica mais informações para a seleção de candidatos. Por exemplo, as seleções podem consistir em uma avaliação de qualificações e uma entrevista ou incluir também um teste escrito. É recomendando que você cheque os requisitos do programa de seu interesse.

O prazo para se inscrever para as bolsas é dia 31 de maio de 2022. Os resultados serão publicados no site da Escola Doutoral, na página dedicada ao Concurso, seção “Seleções/Seleções”.

Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior

 Para fazer pagamento em moeda estrangeira, aconselhamos usar o cartão multimoedas do Wise . O cartão é gratuito e com ele você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Saiba mais sobre as bolsas

Veja a lista de programas oferecidos

Inscreva-se

Confira as instruções para sua candidatura (em italiano)

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais