Mundus MAPP erasmus

Mundus MAPP: Mestrado em políticas públicas com bolsa na Europa

O Erasmus Mundus Masters Program in Public Policy (Mundus MAPP) é um mestrado em políticas públicas na Europa com possibilidade de bolsa e de estudar em diferentes países.

O objetivo do programa é oferecer treinamento prático e formar os futuros líderes acadêmicos e políticos dos setores público, privado e de organizações sem fins lucrativos.

O Mundus MAPP fornece uma compreensão detalhada sobre como as instituições políticas públicas operam e interagem. Isso tanto em termos de política global quanto em níveis nacional e local.

Para isso, o mestrado Erasmus em políticas públicas é formado por um consórcio de quatro instituições diferentes, que oferecem distintos percursos de especialização. São elas:

  • Central European University — CEU (Viena, Áustria);
  • Instituto Barcelona de Estudos Internacionais — IBEI (Barcelona, Espanha);
  • Instituto Internacional de Estudos Sociais da Universidade Erasmus de Roterdã — ISS (Haia, Holanda);
  • Universidade de York (York, Inglaterra).

>>> Erasmus Mundus: tire todas as dúvidas sobre o programa

As mobilidades do mestrado em políticas públicas na Europa

Assim, os alunos do Mundus MAPP podem adaptar a sua experiência de aprendizagem às suas metas de carreira por meio da seleção de um dos percursos de mobilidade:

  • Políticas públicas globais (1º ano CEU + 2º ano IBEI);
  • Políticas públicas europeias (1º ano CEU + 2º ano York);
  • Economia política e desenvolvimento (1º ano ISS + 2º ano IBEI);
  • Governança e desenvolvimento (1º ano ISS + 2º ano York).

Além disso, o Mundus MAPP também tem foco no aspecto prático e, por isso, inclui estágio e curso de primavera/viagem de estudos.

>>> Bolsistas Erasmus Mundus dão dicas sobre burocracia do processo

Como são as bolsas Erasmus para o Mundus MAPP

Para o ano ciclo acadêmico de 2024/2026 serão oferecidas bolsas de estudos Erasmus Mundus para o MAPP. Assim que se candidatar até 1 de fevereiro de 2024.

Há um número limitado de bolsas Erasmus Mundus para os candidatos com melhor classificação. As bolsas possuem a duração do programa (24 meses). A bolsa consiste em um valor mensal de 1400 EUR/mês o que corresponde a um valor máximo da bolsa de 33 600 Euros (24 meses). Esta contribuição mensal de 1400 EUR ajuda os estudantes a cobrir despesas de viagem, vistos, instalação e subsistência, e quaisquer outros custos. Os bolsistas Erasmus Mundus MAPP recebem isenção total da mensalidade.

Apoio financeiro adicional está disponível para estudantes com necessidades individuais, dependendo do nível de deficiência/suporte necessário.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Requisitos para o mestrado em políticas públicas

Os requisitos mínimos para entrar no mestrado em políticas públicas na Europa são:

  • Graduação (preferência para graduados em ciências sociais ou equivalente);
  • Motivação e interesse em políticas públicas internacionais e europeias;
  • Proficiência em inglês comprovada por meio de um dos seguintes testes: TOEFL, IELTS, Cambridge Proficiency Examination ou Cambridge Advanced English Test).

A experiência profissional não é um critério de elegibilidade fundamental, mas candidatos com experiências relevantes terão preferência na seleção.

Além disso, saber espanhol também não é um requisito indispensável, mas ter conhecimento básico do idioma é recomendado para cursar disciplinas eletivas no IBEI.

>>> Veja todas as bolsas Erasmus para fazer mestrado na Europa com tudo pago

Como se candidatar para o Mundus MAPP e as bolsas

Todos os candidatos que enviarem a sua candidatura até 1º de fevereiro serão considerados para as bolsas. As inscrições para o Mundus MAPP são online e administradas pela Central European University em Budapeste.

Ao se candidatar, o interessado deve escolher um dos percursos de mobilidade, não podendo se inscrever em mais de um. A documentação exigida pelo programa é composta por:

Para aplicar, é necessário, ainda, pagar uma taxa de inscrição de 30 euros. A partir do de abril, o resultado da seleção dos bolsistas será divulgado no portal de candidatura.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre o mestrado
Veja informações sobre as bolsas
Confira os detalhes sobre a inscrição

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais