
Mundus MAPP/Divulgação
O Erasmus Mundus Masters Program in Public Policy (Mundus MAPP) é um mestrado em políticas públicas na Europa com possibilidade de bolsa e de estudar em diferentes países.
O objetivo do programa é oferecer treinamento prático e formar os futuros líderes acadêmicos e políticos dos setores público, privado e de organizações sem fins lucrativos.
O Mundus MAPP fornece uma compreensão detalhada sobre como as instituições políticas públicas operam e interagem. Isso tanto em termos de política global quanto em níveis nacional e local.
Para isso, o mestrado Erasmus em políticas públicas é formado por quatro instituições diferentes, que oferecem distintos percursos de especialização. São elas:
- Central European University — CEU (Viena, Áustria);
- Instituto Barcelona de Estudos Internacionais — IBEI (Barcelona, Espanha)
- Instituto Internacional de Estudos Sociais da Universidade Erasmus de Roterdã — ISS (Haia, Holanda);
- Universidade de York (York, Inglaterra).
Sobre as mobilidades durante o curso
Assim, os alunos podem adaptar a sua experiência de aprendizagem às suas metas de carreira por meio da seleção de um dos percursos de mobilidade:
- Economia política e desenvolvimento (1º ano ISS + 2º ano IBEI);
- Governança e desenvolvimento (1º ano ISS + 2º ano York);
- Políticas públicas globais (1º ano CEU + 2º ano IBEI);
- Políticas públicas europeias (1º ano CEU + 2º ano York).
Além disso, o Mundus MAPP também tem foco no aspecto prático e, por isso, inclui estágio e curso de primavera/viagem de estudos.
>>> Bolsistas Erasmus Mundus dão dicas sobre burocracia do processo
Como são as bolsas Erasmus para o Mundus MAPP
As bolsas Erasmus Mundus cobrem as taxas de participação no curso, despesas com viagem e instalação e ainda inclui um auxílio mensal de 1 mil euros.
Quem quiser concorrer à bolsa não pode ter vivido na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.
A disponibilidade das bolsas Erasmus para o mestrado em políticas públicas deverá ser confirmada no início de 2021. De acordo com a organização, é improvável que as bolsas não sejam liberadas.
Contudo, caso isso aconteça, o consórcio das universidades poderá oferecer outras formas de assistência financeira aos candidatos.
Requisitos para o mestrado Erasmus em políticas públicas
Os requisitos mínimos para entrar no mestrado em políticas públicas na Europa são:
- Graduação (preferência para graduados em ciências sociais ou equivalente);
- Motivação e interesse em políticas públicas internacionais e europeias;
- Proficiência em inglês comprovada por meio de um dos seguintes testes: TOEFL, IELTS, Cambridge Proficiency Examination ou Cambridge Advanced English Test);
- Comprovante de residência (para aplicar para a bolsa de estudos).
A experiência profissional não é um critério de elegibilidade fundamental, mas candidatos com experiências relevantes terão preferência na seleção.
Além disso, saber espanhol também não é um requisito indispensável, mas ter conhecimento básico do idioma é recomendado para cursar disciplinas eletivas no IBEI.
>>> Veja todas as bolsas Erasmus para fazer mestrado na Europa com tudo pago
Como se candidatar para o Mundus MAPP e as bolsas
Todos os candidatos que enviarem a sua candidatura até 1º de fevereiro serão considerados para as bolsas. As inscrições para o Mundus MAPP são online e administradas pela Central European University em Budapeste.
Ao se candidatar, o interessado deve escolher um dos percursos de mobilidade, não podendo se inscrever em mais de um. A documentação exigida pelo programa é composta por:
- Formulário de candidatura;
- Duas cartas de recomendação;
- Diploma e histórico escolar (com tradução oficial);
- Currículo;
- Carta de motivação;
- Certificado de proficiência em inglês.
Para aplicar, é necessário, ainda, pagar uma taxa de inscrição de 30 euros. A partir do dia 27 de março, o resultado da seleção dos bolsistas será divulgado no portal de candidatura.
>>> A mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar no Exterior
Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior
Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Erasmus pagando taxas muito menores. Nosso parceiro garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.
Saiba mais sobre o mestrado
Veja informações sobre as bolsas
Confira os detalhes sobre a inscrição
Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
COMENTÁRIOS