
Mundus MAPP/Divulgação
O Erasmus Mundus Masters Program in Public Policy (Mundus MAPP) é um mestrado em políticas públicas na Europa com possibilidade de bolsa e de estudar em diferentes países.
O objetivo do programa é oferecer treinamento prático e formar os futuros líderes acadêmicos e políticos dos setores público, privado e de organizações sem fins lucrativos.
O Mundus MAPP fornece uma compreensão detalhada sobre como as instituições políticas públicas operam e interagem. Isso tanto em termos de política global quanto em níveis nacional e local.
Para isso, o mestrado Erasmus em políticas públicas é formado por um consórcio de quatro instituições diferentes, que oferecem distintos percursos de especialização. São elas:
- Central European University — CEU (Viena, Áustria);
- Instituto Barcelona de Estudos Internacionais — IBEI (Barcelona, Espanha);
- Instituto Internacional de Estudos Sociais da Universidade Erasmus de Roterdã — ISS (Haia, Holanda);
- Universidade de York (York, Inglaterra).
Sobre as mobilidades durante o curso
Assim, os alunos podem adaptar a sua experiência de aprendizagem às suas metas de carreira por meio da seleção de um dos percursos de mobilidade:
- Políticas públicas globais (1º ano CEU + 2º ano IBEI);
- Políticas públicas europeias (1º ano CEU + 2º ano York);
- Economia política e desenvolvimento (1º ano ISS + 2º ano IBEI);
- Governança e desenvolvimento (1º ano ISS + 2º ano York).
Além disso, o Mundus MAPP também tem foco no aspecto prático e, por isso, inclui estágio e curso de primavera/viagem de estudos.
>>> Bolsistas Erasmus Mundus dão dicas sobre burocracia do processo
Como são as bolsas Erasmus para o Mundus MAPP
Infelizmente, para o ano ciclo acadêmico de 2022/2024 o consórcio não poderá oferecer bolsas Erasmus Mundus, como ocorreu nos anos anteriores. No entanto, existem algumas possibilidades de bolsas institucionais que quem se candidatar até 1º de fevereiro estará concorrendo:
- Para um estudante do percurso CEU-IBEI: uma bolsa de mestrado da CEU para o primeiro ano combinada com isenção de 50% da matrícula para o segundo ano no IBEI. Assim, o bolsista deverá pagar 5.500 euros no segundo ano do curso.
- Para um estudante do percurso CEU-York: uma bolsa de mestrado da CEU para o primeiro ano combinada com isenção integral da matrícula para o segundo ano na Universidade de York.
- Para um estudante do percurso ISS-IBEI: isenção de 50% na matrícula em ambos os anos acadêmicos. Logo, o bolsista deverá pagar o valor de 5.500 euros anuais, somando um total de 11 mil euros nos dois anos.
- Para um estudante do percurso ISS-York: isenção de 50% na matrícula do primeiro ano na ISS e isenção integral para o segundo ano em York. Portanto, o bolsista pagará apenas 5.500 euros no primeiro ano.
As bolsas serão concedidas com base no mérito acadêmico, sendo assim, os melhores candidatos em cada percursos terão direito à bolsa. Alem disso, os candidatos também podem procurar outras formas de financiamento ou se inscrever em programas organizados pelas instituições parceiras.
Requisitos para o mestrado Erasmus em políticas públicas
Os requisitos mínimos para entrar no mestrado em políticas públicas na Europa são:
- Graduação (preferência para graduados em ciências sociais ou equivalente);
- Motivação e interesse em políticas públicas internacionais e europeias;
- Proficiência em inglês comprovada por meio de um dos seguintes testes: TOEFL, IELTS, Cambridge Proficiency Examination ou Cambridge Advanced English Test).
A experiência profissional não é um critério de elegibilidade fundamental, mas candidatos com experiências relevantes terão preferência na seleção.
Além disso, saber espanhol também não é um requisito indispensável, mas ter conhecimento básico do idioma é recomendado para cursar disciplinas eletivas no IBEI.
>>> Veja todas as bolsas Erasmus para fazer mestrado na Europa com tudo pago
Como se candidatar para o Mundus MAPP e as bolsas
Todos os candidatos que enviarem a sua candidatura até 1º de fevereiro serão considerados para as bolsas institucionais, uma vez que esse ano não estão disponíveis bolsas Erasmus. As inscrições para o Mundus MAPP são online e administradas pela Central European University em Budapeste.
Ao se candidatar, o interessado deve escolher um dos percursos de mobilidade, não podendo se inscrever em mais de um. A documentação exigida pelo programa é composta por:
- Formulário de candidatura;
- Duas cartas de recomendação;
- Diploma e histórico escolar (com tradução oficial);
- Currículo;
- Carta de motivação;
- Certificado de proficiência em inglês.
Para aplicar, é necessário, ainda, pagar uma taxa de inscrição de 30 euros. A partir do dia 12 de abril, o resultado da seleção dos bolsistas será divulgado no portal de candidatura.
>>> A mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar no Exterior
Se você se interessou pelo programa e precisa de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio, confira o que nossos mentorados falam sobre o programa de auxílio e não deixe de assistir nosso vídeo no Youtube com brasileiras bolsistas do Erasmus. Inclusive, a Ana que fala no vídeo é aluna do Euroculture o foi nossa mentorada:
Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior
Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Erasmus pagando taxas muito menores. A nosso parceiro Online garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! O site e o atendimento todo são feitos em português. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.
Saiba mais sobre o mestrado
Veja informações sobre as bolsas
Confira os detalhes sobre a inscrição
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok, Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
COMENTÁRIOS