Se você quer uma oportunidade de fazer estágio no Canadá por 12 semanas e recebendo por isso, não perca esta oportunidade de jeito nenhum! O Mitacs Globalink Research Internship, um programa do governo do Canadá que oferece bolsas de estudo completas para universitários realizarem estágios de pesquisa em universidades canadenses, está com inscrições abertas para 2023. O deadline é 22 de setembro.
O programa Mitacs de estágio no Canadá existe desde 1999 e já levou mais de 450 estudantes internacionais para o país. Os estágios são oferecidos em diversas áreas do conhecimento e 70 universidades do Canadá participam do programa. O objetivo do programa Mitacs é construir uma ponte entre o Canadá e os talentos emergentes em pesquisa internacional. O programa de Summer Job no Canadá contempla estudantes de países como Alemanha, Austrália, Brasil, China, Colômbia, França, Hong Kong, Índia, México, Paquistão, Tunísia, Taiwan, Ucrânia, Reino Unido e Estados Unidos
Para poder se inscrever no programa Mitacs de estágio no Canadá, é necessário ter no mínimo 18 anos e estar matriculado em um curso de graduação. Conhecimento no idioma do projeto de interesse – inglês ou francês – é necessário, afinal, o programa é um estágio e não um curso de idiomas. O programa pode exigir apresentação de prova de proficiência para candidatos de alguns países, mas no caso de brasileiros isso não é exigido, o que é ótimo, não é mesmo?
Além disso, os candidatos para o Summer Job no Canadá devem ter realizado pelo menos um semestre do curso de graduação no Brasil e ter de um a três ainda remanescentes. Isso significa que são elegíveis candidatos com previsão de conclusão do curso entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024.
Outro requisito da seleção é ter média de nota superior a 8. Além disso, somente alunos matriculados nas universidades que fazem parte do programa podem participar. Listamos as universidades elegíveis abaixo. Até 2018, todas universidades brasileiras era elegíveis. Em 2019, o programa aceitou só alunos da USP e, nos últimos anos, o programa tem tido um número maior de universidades na lista, mas todas do estado do Paraná. Tomara que em 2024 abra pra mais universidades como era antes.
Para se inscrever para o estágio no Canadá do programa Mitacs, é necessário enviar currículo, carta de recomendação de um professor e o histórico escolar em inglês ou francês. Toda a documentação precisa estar em inglês ou francês, logo, se a sua universidade não fornecer os histórico em um dos idiomas, é necessário enviar uma tradução juramentada do documento.
Ao contrário do programa ELAP, em que os estudantes de graduação que querem concorrer a bolsas para o Canadá precisam ser indicados pela universidade, no programa Mitacs, a inscrição é feita pelo aluno na plataforma online.
Ao fazer sua inscrição, você precisa escolher e indicar entre três e sete projetos do seu interesse. Os projetos precisam ser em, no mínimo, três províncias diferentes do Canadá. Existem mais de 3 mil projetos disponíveis para fazer estágio no Canadá. Tem vaga para pesquisas em diferentes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra, Biológicas, Engenharias, Tecnologia, Saúde, Humanas e Sociais.
A dica na hora de procurar um projeto é pensar de uma forma interdisciplinar. Quer um exemplo? Um estudante de informática pode participar de um projeto na faculdade de Ciências da Saúde no qual ele usa suas habilidades em informática para ajudar o projeto. Então, olhem beeeem todos os projetos disponíveis e o que eles pedem.
O programa de estágio no Canadá do Mitacs inclui despesas como: passagens aéreas, seguro saúde, hospedagem e alimentação. Além disso, os selecionados pelo programa podem concorrer à bolsas para mestrado ou doutorado no Canadá especiais para ex-alunos deste programa. Os contemplados com a bolsa para pesquisa no Canadá vão passar doze semanas no país, a partir de maio de 2023, realizando pesquisas supervisionadas em instituições canadenses.
Confira a lista de universidades brasileiras elegív
Como a edição de 2023 só tem convênio com universidades do Paraná, o programa também tem alguns requisitos especiais como:
Àreas do conhecimento elegíveis
>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora
Em 2018, entrevistamos a Letícia Loureiro, da UFRRJ, e o Pedro Ferreira, da UnB, que fizeram o estágio no Canadá e deram dicas para quem quer ganhar a bolsa também. Se você for apoiador do Partiu Intercâmbio, pode acessar a gravação da live aqui.
Faça sua inscrição para as bolsas de estudos no Canadá
Veja respostas para as dúvidas mais frequentes
Pra quem chorar para incluir sua universidade
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
O concurso cultural de vídeos Plural+ da ONU dá viagem com tudo pago ao exterior,…
O Latin American Youth Climate Scholarships - LAYCS é um programa de bolsas climáticas para…
Você quer fazer mestrado ou doutorado na Coreia do Sul? O próximo edital da bolsa da…
IPLeiria/Divulgação Mestrado em Portugal é o seu sonho? Além das bolsas para graduação, o Instituto…
IPLeiria/Divulgação Várias universidades de Portugal aceitam o Enem em seus processos seletivos. O Instituto Politécnico…
Além do seu edital de bolsas para graduação, a Universidade de Salamanca também oferece mestrado na…
Ver Comentários
Ah não acredito! Minha universidade era conveniada e agora só a de Sâo Paulo está disponível :( Fui selecionada para a bolsa ELAP (que conheci a partir daqui!) e vou ficar no Canadá de Janeiro a Maio de 2020, seria um SONHO fazer estágio lá por mais 3 meses... ainda não acredito que todas as outras universidades foram retiradas do processo :(
Tinha ficado TÃO animada com essa bolsa
Vou torçer muito para que ano que vem as demais universidades voltem à lista... vai ser minha última oportunidade antes de me formar.
Amo o Partiu Intercâmbio, vou ficar ligada para o processo do ano que vem!
Oi Mariana, a gente também ficou bem triste com isso :( vamos manter vocês informados assim que soubermos de novidades postaremos aqui! beijo e obrigada pelo comentário :)
essa oportunidade é só para brasileiros ?
O link para a lista de universidades não ta aparecendo nada, tem outro link?
O link da pagina para as universidades parceiras não aparecem
Bruna, a carta de recomendação deve ser somente de um professor da universidade?