MaMaSELF: Bolsa de mestrado em engenharia de materiais na Europa
mestradoemengenhariademateriais

MaMaSELF/Divulgação

É possível se inscrever até o dia 10 de fevereiro nas bolsas para o mestrado em engenharia de materiais do Erasmus Mundus e estudar e estagiar em países como França, Alemanha, Itália e Polônia.

Bolsas em engenharia

O Master in materials science exploring large scale facilities (MaMaSELF+) é um curso ministrado completamente em inglês. Ele aborda os fundamentos dos materiais e foca também em aplicações relacionadas à energia.

>>> Erasmus Mundus: tire todas as dúvidas sobre o programa

Como é organizado o mestrado em engenharia de materiais Erasmus

O consórcio que organiza o mestrado em engenharia de materiais é formado por cinco universidades europeias:

  • Universidade de Rennes (França);
  • Universidade de Montpellier (França);
  • Universidade Técnica de Munique (Alemanha);
  • Universidade de Turim (Itália);
  • Universidade Adam Mickiewicz (Polônia).

Os estudantes podem iniciar o primeiro ano do curso em qualquer uma das instituições. Contudo, o 3º semestre deve ser feito em uma universidade diferente dessa primeira.

Já o 4º semestre é um pouco diferente: os alunos podem seguir em uma das instituições do consórcio, optar por realizar um estágio na indústria ou, ainda, estudar em uma das universidades parceiras (no Japão, EUA, Rússia, Brasil, Índia e Suíça).

>>> Bolsistas Erasmus Mundus dão dicas sobre burocracia do processo

Como são as bolsas Erasmus Mundus para o MaMaSELF

A tuition do mestrado em engenharia de materiais é de 6 mil euros para estudantes não europeus. No entanto, é possível fazer o curso com bolsa integral do Erasmus Mundus.

O programa cobre as taxas de participação, despesas com viagem e instalação e ainda inclui um auxílio mensal de 1 mil euros.

Quem quiser concorrer à bolsa não pode ter vivido na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Requisitos do mestrado em engenharia de materiais

Para ser elegível para o mestrado em engenharia de materiais MaMaSELF, é preciso ter graduação em uma disciplina relacionada ao curso (química, física, etc).

Além disso, também é requisito ter proficiência em inglês comprovada por uma prova (TOEFL, IELTS ou equivalente).

Como se candidatar ao mestrado em engenharia de materiais

O deadline para estudantes não europeus que desejam concorrer às bolsas de estudo é 10 de fevereiro. A inscrição é online e, além de preencher o formulário, o candidato deverá anexar alguns documentos:

  • Diploma de graduação;
  • Histórico escolar;
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Cartas de recomendação;
  • Passaporte;
  • Foto.

O resultado da seleção será divulgado na primeira semana de março.

>>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe

Economize no pagamento da taxa de mestrados Erasmus

Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Erasmus pagando taxas muito menores. Nosso parceiro garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício!  Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.

Saiba mais sobre as bolsas
Veja informações sobre a inscrição
Acesse as respostas para as dúvidas frequentes

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

livros amazon paratiu intercambio