Mestrado em empreendedorismo na Europa Zagreb

Mestrado em empreendedorismo na Europa com bolsa Erasmus Mundus

Estão abertas as inscrições para o Erasmus Mundus Master Impact Entrepreneurship (EMMIE), um mestrado em empreendedorismo na Europa.

Os candidatos interessados em ser considerados para as bolsas de estudo devem submeter a inscrição até 10 de dezembro de 2023.

>>  Melhores bolsas para estudar fora

Sobre o curso EMMIE

O mundo enfrenta, atualmente, grandes mudanças e desafios e, nesse contexto, a ONU publicou a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável que se baseia em 17 objetivos (ODS) que requerem ação urgente, incluindo inovações importantes.

No entanto, para transformar ideias inovadoras em realidade, a sociedade precisa de empreendedores com o propósito de cooperar para prosperar em um mundo em transformação.

Nesse sentido, o foco do EMMIE é o empreendedorismo de impacto, que refere-se ao processo que favorece a criação e o crescimento de empresas éticas, transparentes e com impacto significativo em nossas vidas e na sociedade.

Assim, o objetivo do mestrado em empreendedorismo na Europa é atuar para a formação de uma nova geração de empreendedores de impacto. Dessa forma, de modo geral, visa contribuir para a criação de uma economia inclusiva impulsionada por valores de equidade que dão sentido à convivência, criando valor humano, ecológico e econômico por meio de uma abordagem empreendedora.

> Bolsistas Erasmus dão dicas sobre documentação e burocracia

Como é a estrutura do EMMIE e a mobilidade durante o programa

O curso é organizado por um consórcio formado por três instituições parceiras:

  • Zagreb School of Economics and Management-ZSEM (Croácia);
  • University of Management and Economics (Lituânia);
  • HEC Liège – Management School – University of Liège (Bélgica).

A duração do EMMIE é de 18 meses, ou seja, três semestres, sendo o primeiro  em Zagreb, o segundo em Vilnius e o terceiro em Liége.

Durante o primeiro semestre, os participantes recebem os fundamentos necessários em administração de negócios e desenvolvem competências gerenciais. Já no segundo, estudam os principais conceitos relacionados à gestão da tecnologia e da inovação.

Por fim, no último semestre, adquirem competências relacionadas ao empreendedorismo com uma orientação específica para projetos de impacto.

>>> Melhores bolsas para mestrado com bolsa na Europa

Requisitos para se candidatar ao mestrado em empreendedorismo na Europa

O EMMIE é voltado para candidatos dispostos a desenvolver as suas competências e networking para criar projetos significativos que tenham um impacto positivo na sociedade.

Portanto, o curso é para você se você quiser ser ator de mudanças positivas em sua comunidade. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver sua capacidade de gerir constantemente o equilíbrio entre pessoas, planeta e lucro.

Para poder concretizar projetos empreendedores que tenha impacto positivo em algum dos 17 ODS, os participantes deverão adquirir:

  • Compreensão profunda dos desafios que precisam ser enfrentados;
  • Metodologias relevantes para analisar os ecossistemas relacionados com esses desafios;
  • Estratégia inteligente para identificar as alavancas mais eficazes para agir a fim de otimizar o impacto;
  • Uso de modelos de negócios específicos que se enquadrem na abordagem dos 3Ps.

Os estudantes deverão desenvolver uma mentalidade diferente daquela usual nos empreendedores, incluindo uma compreensão do propósito e a integração entre as partes interessadas no modelo de negócio.

Como o empreendedorismo de impacto requer abordagens criativas e interdisciplinares, o programa recruta candidatos de uma ampla variedade de áreas acadêmicas.

> Como fazer pós-graduação no Exterior

Sobre as bolsas para o curso

O mestrado em empreendedorismo na Europa recebe apoio financeiro da Comissão Europeia como parte do programa Erasmus Mundus Joint Master (EMJM).

Sendo assim, o programa concede auxílio financeiro aos melhores alunos. As bolsas incluem:

  • Isenção dos custos de participação no curso: incluindo taxa de matrícula (€13.500), taxas administrativas, seguro saúde e acidentes, acesso às universidades e suas estruturas, assistência dos escritórios internacionais das universidades em relação à acomodação, contas bancárias e etc.
  • Contribuição para viagem, subsistência e custos de instalação: no valor de €1,400 por mês durante todo o curso (máximo 18 meses).

Como se candidatar ao mestrado em empreendedorismo na Europa

Para se candidatar, é preciso preencher o formulário de candidatura online e enviar os seguintes documentos:

  • Tradução em inglês do passaporte e da certidão de nascimento (se disponível);
  • Foto (.jpg);
  • CV em inglês (formato Europass);
  • Carta de motivação (em inglês, máx. 2 páginas);
  • Cópia do diploma;
  • Histórico escolar (em inglês);
  • Certificado de proficiência em inglês (TOEFL e IELTS são aceitos, nível mínimo B2, embora seja fortemente recomendado ter C1);
  • Descrição do interesse na bolsa de estudos (máx. 1 página);
  • Duas cartas de recomendação (referências acadêmicas ou profissionais são aceitas).
  • Todos os documentos devem ser oficialmente autenticados pela instituição emissora.

Se você já tem um projeto de empreendedorismo bem desenvolvido que planeja implementar durante o mestrado, poderá enviar uma breve descrição (de 1 página) abordando 1) o problema que deseja resolver, 2) a solução que deseja implementar e 3) o estado atual de desenvolvimento do projeto.

O programa começa em Zagreb no dia 1º de setembro de 2024.

Precisa de ajuda para se candidatar?

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas
Acesse a página sobre a candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais