MAGMa: bolsa para mestrado em gestão do patrimônio artístico e cultural na Europa

O mestrado em gestão do patrimônio artístico e cultural (Managing Arts and Cultural Heritage in Global Markets – MAGMa) é um Erasmus Mundus Joint Master. O curso é organizado por um consórcio de universidades europeias e tem a possibilidade de bolsa de estudos integral.

No total, são cinco universidades que oferecem o mestrado em gestão do patrimônio artístico e cultural, o que permite uma abordagem multidisciplinar e única nessa área.

>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Sobre o mestrado em Managing Arts and Cultural Heritage in Global Markets

O programa utiliza modelos históricos, teóricos e baseados na prática, com o objetivo principal de formar profissionais com as habilidades necessárias para trabalhar em um campo altamente complexo internacionalmente.

A mobilidade dentro e fora da Europa está incorporada no currículo com oportunidades de experimentar estágios em uma variedade de instituições artísticas e culturais, públicas e privadas.

Durante os dois anos de curso, os estudantes também têm a oportunidade de estudar outros idiomas.

O mestrado em gestão do patrimônio artístico e cultural é voltado para alunos de diferentes origens e formação, mas interessados em se aprofundar nos estudos sobre como o setor pode ser gerido em um contexto global.

>>> Confira outras oportunidades na área das artes

Esquema de mobilidade do MAGMa

Abaixo listamos as universidades participantes do consórcio e o esquema de mobilidade do mestrado em gestão do patrimônio artístico e cultural:

  • Universidade de Glasgow (Escócia);
  • Instituto Universitário de Lisboa (Portugal) – 1º semestre;
  • Universidade de Lisboa (Portugal) – 1º semestre;
  • IESA Arts and Culture Paris (França) – 2º semestre;
  • Erasmus University Rotterdam (Holanda) – 3º semestre.

No 1º e no 3º semestre, os estudantes devem fazer três disciplinas online da Universidade de Glasgow. No 4º semestre, os alunos podem escolher uma das universidades para concluir a sua dissertação, conforme a sua área de pesquisa.

Ao final do 1º ano, é possível fazer uma Summer School opcional na Universidade de Turim ou no The Hunterian Museum, na Universidade de Glasgow em parceria com o Smithsonian Institution. Já após o 3º semestre, tem uma Winter School na Índia, no Tata Institute of Social Sciences.

>>> Acesse um post com dicas sobre burocracia e inscrição no programa Erasmus

Como são as bolsas para o mestrado em gestão do patrimônio artístico e cultural

O valor das taxas de matrícula do curso para estudantes internacionais é de €18,997 por ano, ou seja, bem salgadinho.

Mas, a notícia boa é que o programa prevê bolsas Erasmus Mundus para uma parte dos alunos. O benefício inclui:

  • Custos de participação no mestrado em gestão do patrimônio artístico e cultural (taxas, seguro etc);
  • Auxílio para custos de viagem e instalação;
  • Subsídio mensal durante todo o curso.

Candidatos de todas as nacionalidades são incentivados a se candidatar às bolsas. Até três alunos do mesmo país podem ser selecionados.

>>> Confira nossa conversa com brasileiros bolsistas Erasmus Mundus sobre os cursos e o processo de inscrição

Quais os requisitos para o MAGMa

Para fazer o MAGMa, é preciso ter graduação em uma das áreas relevantes, entre elas estão cursos como história da arte, história, business, museologia, patrimônio cultural, arqueologia, antropologia, direito e outros.

É necessário também comprovar proficiência em inglês. São aceitos diferentes certificados – TOEFL, IELTS, CAE, CPE, PTE Academic e Trinity College London Integrated Skills in English. No site do curso estão descritas as pontuações necessárias em cada uma das provas e habilidades.

>>> Veja bolsas relacionadas à cultura

Como se candidatar às bolsas para o mestrado em gestão do patrimônio

O deadline para quem gostaria de fazer o curso com bolsa é 27 de janeiro de 2023. A candidatura para o curso e a bolsa deve ser submetida pelo site da Universidade de Glasgow.

Após iniciar o preenchimento da application, você tem 42 para concluir e fornecer as informações e os documentos solicitados com devida tradução. Entre eles:

  • Cópia do diploma;
  • Cópia do histórico escolar;
  • Currículo;
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Cópia do passaporte;
  • Duas cartas de recomendação;
  • Formulário de candidatura à bolsa (inclui carta de motivação e descrição sobre os interesses de pesquisa).

Entre os critérios de seleção, estão o mérito acadêmico e a relevância do nível de qualificação profissional (50%), a motivação e os interesses de pesquisa (30%), a qualidade das referências (10%) e experiência profissional e outros (10%).

O resultado da seleção dos bolsistas do mestrado em gestão do patrimônio artístico e cultural será divulgado até 7 de abril de 2023. As aulas começam em setembro.

Precisa de ajuda para candidatar em bolsas na Europa?

Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus e ver dicas sobre os cursos, as inscrição e outros detalhes. Caso você precise de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio e assista nossa live com mentorados aprovados em programas Erasmus e também em outras bolsas integrais na Europa:

Economize no pagamento da taxa de candidatura

Recomendamos fazer o pagamento da sua taxa usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Saiba mais sobre as bolsas
Veja informações sobre o curso
Acesse os detalhes sobre a candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Jaqueline Crestani

Posts Recentes

DAI: bolsa para professores de inglês nos Estados Unidos recebe inscrições

Você é professor de inglês da rede pública de ensino e quer se aperfeiçoar nos…

9 hours atrás

Universidade de Valladolid e Santander têm bolsas para mulheres das áreas STEM

Além do programa Iberoamérica + Asia de bolsas para mestrado, a Universidade de Valladolid e…

1 day atrás

Fundação para Ciência e Tecnologia dá bolsas para doutorado em Portugal

A Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) portuguesa publicou o aviso de abertura do seu…

1 day atrás

Universidade de La Rioja: bolsa de espanhol na Espanha recebe inscrições

Tá precisando de uma bolsa de espanhol na Espanha, mas não pode passar tempo demais…

2 days atrás

AMIR: mestrado Erasmus em materiais avançados e reciclagem na Europa

O mestrado AMIR (Advanced Materiais: Innovative Recycling – Materiais Avançados: Reciclagem Inovadora, em tradução livre)…

4 days atrás

Bolsa para mestrado em cartografia em três países europeus

Mais uma oportunidade do Erasmus Mundus: bolsa para mestrado em cartografia em quatro instituições de…

4 days atrás