bolsas para mestrado em Frankfurt goethe goes global

Programa Goethe Goes Global: bolsas para mestrado em Frankfurt

Inscrições até 30/08/2019
bolsas para mestrado em Frankfurt
Universidade de Frankfurt/Divulgação

Este é mais um programa para quem está procurando oportunidades para estudar na Alemanha. Desta vez são bolsas para mestrado em Frankfurt.

Bolsas na Alemanha

O Goethe Goes Global é um programa de bolsas de estudo da Universidade de Frankfurt – oficialmente chamada Universidade Johann Wolfgang Goethe de Frankfurt. O projeto se dispõe a beneficiar anualmente 20 bolsistas estrangeiros interessados em mestrados na instituição com ênfase em pesquisa em diversas áreas.

O objetivo das bolsas para mestrado em Frankfurt é fomentar a carreira acadêmica dos estudantes, capacitá-los para se envolver em pesquisas já existentes e estimular que eles desenvolvam novos projetos. O foco do programa é também promover a internacionalização da instituição com vistas a colaborar na resolução dos desafios globais.

>> Estudar na Alemanha é barato! 

A Universidade de Frankfurt possui diversos centros de pesquisa e é famosa por atrair estudantes do mundo todo. Entre as suas áreas de investigação mais importantes, estão: oncologia, neurociências, biodiversidade e pesquisa climática, ciências sociais, entre outras. Os cursos oferecidos completamente em inglês são:

  • Interdisciplinary Neuroscience
  • Quantitative Economics
  • Physics
  • Physical Biology of Cells and Cell Interactions

Os demais cursos são oferecidos ou parcialmente em inglês e em alemão ou completamente em alemão. A lista de todos os cursos disponíveis está abaixo.

>>> O passo a passo para fazer mestrado na Alemanha

Como são as bolsas para mestrado em Frankfurt

Os benefícios do Goethe Goes Global são válidos para os cursos de mestrado da universidade. Os programas de mestrado da instituição alemã normalmente têm duração de dois anos.

São cursos nas mais diversas áreas de estudos e pesquisa: história, filosofia, teoria política, antropologia, relações internacionais, bioquímica, química, ciência da computação, matemática, psicologia e outras – além daquelas que já citamos.

>>>Estudar de graça: quais países onde brasileiros não pagam para estudar

O programa é bem interessante e paga um valor mensal para o estudante se manter na Alemanha. As bolsas para mestrado em Frankfurt incluem:

  • Auxílio mensal de 1 mil euros durante o período de estudos;
  • Supervisão acadêmica, apoio e orientação;
  • Possibilidade de estágio;
  • Suporte de carreira;
  • Participação nas atividades de grupos de pesquisa multidisciplinar da Goethe University.

>>> DAAD dá bolsas para mestrado em inglês na Alemanha no programa EPOS

Requisitos e candidatura ao Goethe Goes Global

O Goethe Goes Global busca candidatos interessados em pesquisa acadêmica que tenham um desempenho universitário acima da média. Ter interesse em seguir carreira acadêmica também conta pontos. Os prazos para a candidatura às bolsas para mestrado em Frankfurt são os mesmos daqueles estabelecidos para a inscrição no curso escolhido. A candidatura deve ser, portanto, realizada ao mesmo tempo que a inscrição no mestrado.

>>> Bolsa para estudar alemão na Alemanha

Cada curso tem o seu próprio prazo e as datas variam. Alguns cursos abrem inscrições em janeiro e outros só em abril. Os últimos prazos costumam ser em julho ou agosto, mas alguns cursos encerram as inscrições antes. A maioria dos cursos possui candidatura online, porém, alguns exigem que você se inscreva diretamente no departamento responsável. Para programas com inscrição no site, todos os documentos devem ser anexados à candidatura.

No caso de cursos que exigem inscrição direta no departamento, também é possível enviar a solicitação de bolsa junto com a inscrição do mestrado. No entanto, é preciso se informar sobre o procedimento específico do curso na sua relativa página.

>>> Como achar mestrados de graça na Alemanha

Os documentos necessários para concorrer a uma bolsa do Goethe Goes Global são:

De acordo com o cronograma do programa, o resultado da seleção das bolsas para mestrado em Frankfurt deve ser divulgado em setembro. Obviamente estes são apenas os documentos necessários para a inscrição na bolsa para mestrado em Frankfurt, para a candidatura nos mestrados são exigidos documentos específicos para cada curso e aquela documentação básica como histórico e diploma apostilados e traduzidos, notas em prova de proficiência em inglês, motivação, recomendação, entre outros documentos.

Saiba tudo sobre o programa
Entenda como funciona a candidatura
Veja a lista de cursos da Universidade de Frankfurt
Acesse as respostas para as dúvidas frequentes

Ver todas as bolsas 

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

 

>>> Veja outras oportunidades de bolsas para mestrado na Alemanha

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

4 comentários em “Programa Goethe Goes Global: bolsas para mestrado em Frankfurt”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais