Global Grants: bolsa Rotary para pós-graduação e projetos no exterior
O Global Grants é um programa de bolsa do Rotary que oferece suporte para estudos de mestrado e doutorado, projetos humanitários e formação profissional no exterior.
No caso da bolsa para pós-graduação, os bolsistas podem estudar ou desenvolver sua pesquisa em qualquer universidade aprovada localizada em um país no qual tenha um Rotary Club e que seja diferente do país de origem do candidato.
>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar no Exterior
Como são as bolsas Rotary do Gobal Grants
O programa do Rotary financia bolsas em seis grandes áreas:
- Paz e prevenção/resolução de conflitos;
- Prevenção e tratamento de doenças;
- Água e saneamento;
- Saúde materno-infantil;
- Educação básica e alfabetização;
- Desenvolvimento econômico e comunitário
- Meio ambiente
O subsídio tem valor mínimo de 30 mil dólares e deve ser usado para financiar despesas com passaporte/visto, viagem, material, mensalidade, acomodação, alimentação e curso de idioma. Os bolsistas deverão reportar os gastos ao Rotary.
A duração da bolsa para estudo ou pesquisa no exterior é de um a quatro anos.
>>> Como fazer pós-graduação no Exterior
Como se candidatar à bolsa Rotary para pós-graduação
A bolsa Rotary é voltada para não-rotarianos financiados por distritos do Rotary ou Rotary Club qualificados, que são também os responsáveis por estabelecer os requisitos para candidatura.
Os interessados devem, portanto, entrar em contato com o Rotary Club local para se informar sobre a possibilidade de bolsa e o processo de seleção.
De modo geral, espera-se que os candidatos tenham perfil de liderança, comprometimento com a comunidade, objetivo de avançar no seu campo de atuação, entre outras características.
>> Melhores bolsas para intercâmbio gratuito em 2024
A inscrição é online e é iniciada pelo financiador local e finalizada pelo candidato, que preenche o seu perfil de candidatura. Ao aplicar, os candidatos devem fornecer comprovante de aceite da universidade.
Via de regra, estudantes que desejam iniciar os estudos em agosto, setembro ou outubro devem submeter a sua application ao Rotary até 30 de junho. Contudo, os pedidos de bolsa costumam ser aceitos ao longo de todo o ano, mas devem ser apresentados à fundação pelo menos três meses antes da data de partida para que o processo todo se desenrole a tempo. Além disso, cada Rotary Club ou distrito pode ter o seu próprio cronograma.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.
Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Saiba mais sobre o programa
Encontre o Rotary Club da sua região
Acesse o guia do Global Grants
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.