EUROSUD: mestrado sobre sul da Europa na Espanha, Itália e outros

EUROSUD mestrado Erasmus

O EUROSUD é um mestrado Erasmus Mundus que se propõe a estudar a região sul da Europa. É uma oportunidade para viver em vários países da Europa, entre eles Espanha, Itália, França, Portugal, Grécia e Escócia. As inscrições para quem quer aplicar para bolsa vão até 14 de janeiro. 

Bolsas de Mestrado

O Mestrado Internacional em Estudos do Sul da Europa (International Master in South European Studies) tem duração de dois anos e é majoritariamente em inglês. Em apenas uma universidade do consórcio as aulas são em francês.

>>> Veja todas as bolsas de mestrado Erasmus Mundus

Como é o mestrado e quais as universidades do consórcio

O objetivo do EUROSUD é preencher a lacuna existente nos estudos acerca do sul europeu. O curso se propõe a analisar a região, tanto para aprofundar a pesquisa sobre a sua identidade quanto para compreender melhor o seu papel global na atualidade.

Democracia, migração, protestos políticos, transformações sociais e econômicas e nacionalismo são alguns dos temas abordados pelo mestrado. Além disso, a experiência de estudar em diferentes lugares proporciona uma verdadeira imersão na cultura e sociedade do sul europeu.

O consórcio do EUROSUD é formado pelas seguintes universidades:

  • Universidade de Glasgow (Escócia);
  • Universidade Luiss (Itália);
  • Universidade de Atenas (Grécia);
  • Universidade Aix-Marseille (França);
  • Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Portugal);
  • Universidade Autônoma de Madrid (Espanha).

>>> Bolsistas Erasmus Mundus dão dicas sobre burocracia do processo

Sobre a mobilidade durante o EUROSUD

O 1º semestre do EUROSUD é na Universidade de Glasgow e aborda temas mais genéricos. Já o 2º pode ser feito na Universidade Autônoma de Madrid ou na Universidade de Atenas. Cada uma tem um foco de estudo: Espanha e mundo árabe ou Grécia e balcãs, respectivamente.

No 3º semestre, as disciplinas são temáticas e é possível escolher entre a Universidade de Atenas (Crises e transformações), Universidade Autônoma de Madrid (Nacionalismo), Universidade Aix-Marseille (Fronteiras), LUISS (Democratização).

No último semestre, o estudante pode escolher entre um percurso em pesquisa ou um projeto profissional em uma das universidades participantes.

Como são as bolsas Erasmus para o mestrado

As bolsas Erasmus Mundus incluem os custos de participação no mestrado; seguro saúde; auxílio para despesas de viagem e instalação nos diferentes países e subsídio mensal de 1 mil euros.

Os candidatos que desejam cursar o EUROSUD com bolsa não podem ter morado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos. Além disso, terão que enviar um comprovante de residência e outro do empregador ou instituição de ensino.

>>>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

Quais são os requisitos para ingressar no curso

Para se inscrever no curso, é necessário ter graduação em qualquer área. Vale pontos ter interesse em política, relações internacionais, geografia, história, direito, letras, economia, sociologia, antropologia, psicologia, estudos culturais e comunicação. 

Ter um bom desempenho acadêmico também é um requisito. Nesta página eles detalham a média mínima exigida para os candidatos brasileiros.

Os estudantes devem, ainda, ter proficiência em inglês comprovada por meio do resultado de exames como IELTS, TOEFL ou outros. As notas mínimas exigidas em cada um dos exames estão listadas no site.

Como se candidatar para o EUROSUD 

Todos os candidatos devem aplicar para o EUROSUD submetendo a sua candidatura por meio do site da Universidade de Glasgow.

A documentação solicitada na inscrição é composta por:

  • Diploma de graduação (com tradução oficial);
  • Histórico acadêmico (com tradução oficial);
  • Duas cartas de recomendação em papel timbrado;
  • Currículo;
  • Formulário de candidatura;
  • Comprovante de proficiência em inglês;
  • Cópia do passaporte.

O comitê de seleção do EUROSUD avalia as candidaturas de acordo com os seguintes critérios:

  • Motivação (40%);
  • Mérito acadêmico (30%);
  • Outros: pesquisas, experiência profissional, interesses (20%);
  • Qualidade das referências (10%).

Os candidatos que aplicaram para as bolsas serão notificados sobre o resultado da seleção por e-mail em abril.

Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior

Remessa Online é parceira do Partiu Intercâmbio e garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício e gastar menos na hora de pagar a taxa do University Admissions para estudar na Suécia! O site e o atendimento todo são feitos em português e o Remessa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.

Saiba tudo sobre o curso
Confira os detalhes das bolsas
Acesse o portal de inscrição
Leia as respostas para as dúvidas frequentes

Todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

livros amazon paratiu intercambio