doutorado em Pisa italia

Doutorado em Pisa: Scuola Superiore Sant’Anna recebe inscrições para bolsas para PhD na Itália

Inscrições até 26/05/2025

A Scuola Superiore Sant’Anna, uma importante instituição de ensino da Itália, está com inscrições abertas para o seu edital de seleção para doutorado em Pisa. Todas as vagas abertas são inteiramente financiadas, ou seja, os selecionados recebem bolsas integrais para fazer o PhD.

Os programas de doutorado da Scuola Superiore Sant’Anna visam conectar pesquisa de base e pesquisa aplicada com uma forte atenção à demanda por inovação por parte do mundo industrial e das instituições públicas.

As inscrições para ingresso no ano acadêmico de 2025/2026 estão abertas até 26 de maio de 2025. O edital oferece 60 bolsas em diferentes áreas, como Direito, Medicina, Economia, Tecnologia, Filosofia e outras.

O doutorado em Pisa na Scuola Superiore Sant’Anna é uma oportunidade única para pesquisadores que buscam excelência acadêmica em um ambiente inovador. Com bolsas integrais, estrutura de ponta e reconhecimento internacional, o programa atrai talentos de todo o mundo.

>>> Bolsa de estudo na Itália: como conseguir

Como são os programas de doutorado em Pisa da Scuola Superiore Sant’Anna

A Scuola Superiore Sant’Anna, localizada em Pisa (na Toscana), é reconhecida internacionalmente pela sua excelência em ensino e inovação, sendo comparada a outras escolas de elite europeias.

Os programas de doutorado na instituição duram três ou quatro anos e são pensados para jovens formados provenientes da Itália e de outros países. Os selecionados terão acesso a uma formação interdisciplinar em um ambiente de pesquisa de ponta.

Confira a seguir os programas de doutorado e o respectivo número de bolsas:

  • Agrobiodiversidade (5 bolsas);
  • Agrobiociências (5 bolsas);
  • Biorrobótica (9 bolsas);
  • Direito (5 bolsas);
  • Economia (5 bolsas);
  • Tecnologias Digitais Emergentes (8 bolsas);
  • Ciência, Tecnologia e Gestão da Saúde (6 bolsas);
  • Direitos Humanos, Política Global e Sustentabilidade: Perspectivas Jurídicas e Filosóficas (5 bolsas);
  • Inovação em Gestão, Sustentabilidade e Saúde (6 bolsas);
  • Medicina Translacional (6 bolsas).

O número de bolsas pode ser ampliado, caso antes do início dos cursos sejam negociados mais recursos para o financiamento. Além disso, vale destacar que algumas bolsas podem estar vinculadas a temas de pesquisa específicos, em função de parceria com empresas ou instituições.

Além da pesquisa, os alunos participam de seminários, workshops e colaborações internacionais, garantindo uma formação multidisciplinar. A Scuola Superiore Sant’Anna também incentiva a publicação em revistas científicas de alto fator de impacto, fortalecendo a carreira acadêmica dos participantes.

>> Guia: Tudo o que você precisa saber para estudar na Itália

Como são as bolsas para fazer doutorado em Pisa

Todas as vagas disponíveis são totalmente financiadas e as bolsas de estudo são renovadas anualmente após a avaliação por parte da faculdade em questão.

As bolsas de doutorado em Pisa oferecidas pela Scuola Superiore Sant’Anna incluem um subsídio anual, em sua maioria de € 16.243,00 e um auxílio para acomodação no valor de € 2.200/ano. O pagamento é feito em parcelas mensais.

Além disso, os doutorandos também têm direito a um budget para cobrir despesas relacionadas à atividade de pesquisa.

>>> Mais bolsas para doutorado pleno no Exterior

Quais são os requisitos para se candidatar

As oportunidades de doutorado em Pisa são voltadas para talentos que buscam excelência acadêmica e pesquisa de alto impacto. Para concorrer a uma vaga para PhD na Scuola Superiore Sant’Anna, os candidatos devem atender a alguns critérios. Os principais requisitos incluem:

  • Formação acadêmica: diploma equivalente a “secondo livello” (mestrado) que dá acesso a cursos de doutorado. Podem se inscrever também candidatos com previsão de conclusão do mestrado antes de 30/09/2025.
  • Conhecimento de inglês ou inglês e italiano: a maioria dos programas do edital são inteiramente em inglês e alguns são em inglês e italiano. O conhecimento de inglês será avaliado em entrevista.
  • Projeto de pesquisa: apresentar um projeto bem estruturado, alinhado às linhas de pesquisa da Sant’Anna;
  • Carta de motivação e cartas de recomendação.

Alguns programas podem ter requisitos específicos, como conhecimento em determinadas áreas. Portanto, é preciso se atentar às especificidades do edital para o seu curso de interesse.

Candidatos com publicações científicas, experiência prévia em pesquisa ou com certificado de proficiência em inglês podem alegar documentos comprobatórios à candidatura.

Como se candidatar às bolsas para doutorado em Pisa

O processo de candidatura para o doutorado em Pisa é feito exclusivamente online, através do site oficial da Scuola Superiore Sant’Anna até as 11h (horário italiano) do dia 26 de maio de 2025. As inscrições foram prorrogadas, inicialmente o prazo era 17h do dia 15 de maio de 2025.

Para se candidatar, é preciso se registrar no portal e preencher o formulário de candidatura, seguindo as orientações disponibilizadas. A seguir elencamos os documentos que devem ser anexados à candidatura:

  • Cópia de um documento de identidade válido;
  • Certificado do diploma acadêmico válido para o acesso (com nota final alcançada);
  • Histórico acadêmico;
  • Curriculum Vitae et Studiorum (em italiano ou inglês);
  • Carta de motivação (em italiano ou inglês);
  • Projeto de pesquisa (em italiano ou inglês);
  • Eventual documentação obrigatória.

O processo seletivo inclui três etapas, sendo:

  • Pré-seleção com análise documental;
  • Entrevista (presencial ou online) para candidatos aprovados na primeira fase;
  • Resultado final divulgado no site oficial.

A publicação dos pré-selecionados para a entrevista será feita a partir de 13 de junho. O resultado final está previsto para ser divulgado até 15 de julho para a maioria dos programas. O doutorado inicia em outubro de 2025.

>>> Tudo sobre mestrado na Itália

Sobre a Scuola Superiore Sant’Anna

A Scuola Superiore Sant’Anna é uma das instituições de ensino mais prestigiadas da Itália, reconhecida mundialmente por sua excelência em pesquisa e inovação. Localizada na histórica cidade de Pisa, a universidade é especializada em pós-graduação e doutorado, oferecendo programas interdisciplinares em áreas como Engenharia, Ciências Sociais, Direito, Medicina e Tecnologias Avançadas.

Fundada em 1987, a Sant’Anna faz parte do sistema das “Escolas Superiores” italianas, um grupo seleto de instituições de elite que inclui a renomada Scuola Normale Superiore di Pisa. Seu modelo educacional combina rigor acadêmico, pesquisa aplicada e colaboração internacional, atraindo estudantes e pesquisadores de alto nível de todo o mundo.

Com uma forte conexão com o mercado e instituições científicas, a universidade é um polo de inovação, ideal para quem busca um doutorado em Pisa com impacto global.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.

Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Saiba mais sobre as bolsas
Leia o edital
Acesse o portal de candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais