Banting: fellowships de pós-doutorado no Canadá
O Banting Postdoctoral Fellowships é um programa que oferece bolsas para pós-doutorado no Canadá. O prazo para o envio das candidaturas se encerra no dia 17 de setembro.
O objetivo do programa financiado pelo governo canadense é atrair e reter talentos de alto nível acadêmico e formar pesquisadores de sucesso. Anualmente, são concedidas no mínimo 70 bolsas para pós-doutorado no Canadá. Dependendo da demanda, o número de beneficiados pode ser ainda maior.
>>> Como fazer pós e trabalhar no Canadá
Como é o programa Banting
O programa criado em 2010 é voltado tanto para canadenses quanto para estrangeiros. No caso de estudantes internacionais, o pós-doutorado deve ser feito obrigatoriamente em uma universidade ou instituição canadense.
O Banting contempla três grandes áreas de pesquisa: saúde; ciências naturais e engenharia; ciências sociais e humanas. O selecionado deverá iniciar a sua pesquisa no máximo 1 de abril e terminar até 1 de outubro do ano seguinte à candidatura.
Sobre as bolsas para pós-doutorado no Canadá
A bolsa para pós-doutorado no Canadá é de 70 mil dólares anuais. O programa tem duração de dois anos e não é possível renovar.
O período da bolsa só poderá ser estendido em circunstâncias especiais, como no caso de morte de um familiar, doença, serviço militar ou transtornos causados por guerra, conflito ou desastres no país de residência do pesquisador.
>>> Bolsas do governo para estudar na Argentina: mestrado e pesquisa
Como se candidatar às bolsas Banting no Canadá
Para se candidatar, é preciso ter concluído o doutorado. Os interessados devem, primeiramente, buscar uma instituição anfitriã para aplicar e enviar a sua candidatura dentro dos prazos internos.
>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2024
A candidatura à bolsa para pós-doutorado no Canadá deve ser feita, portanto, em colaboração com a instituição de acolhimento na qual o candidato irá estudar. Depois desse contato, o candidato deve se registrar nas contas do Canadian Common CV e ResearchNet e criar um CCV (um currículo acadêmico).
Em seguida, é necessário identificar a sua área de pesquisa, os participantes e as referências. Depois de fornecer informações sobre a sua formação, é preciso enviar toda a documentação solicitada. Os documentos devem ser enviados em inglês ou francês.
>>> Como é fazer doutorado no Canadá
A seleção leva em consideração a excelência acadêmica dos candidatos. Contudo, a diversidade e a inclusão também são critérios levados em conta pelo comitê que irá selecionar os bolsistas.
O resultado será divulgado para os selecionados a partir da metade de fevereiro. O pagamento da bolsa é realizado a partir de abril.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Saiba tudo sobre a bolsa
Conheça os critérios de seleção
Acesse o guia sobre a candidatura
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
4 comentários em “Banting: fellowships de pós-doutorado no Canadá”
Tenho interesse em um Pós Doutorado no Canadá na área de Políticas Públicas. Solicito orientações de universidades que apresentam este tipo de programa. Obrigado.
Olá, para orientações individuais é só entrar em contato no https://www.hotmart.com/product/consultoria1/U43653316S
Ótimas dicas….
Gostaria de saber sobre o orçamento, estou tentando enviar um doc para vocês porém não consigo anexar o curriculo, e consequentemente não consigo enviar.
Como faço para resolver isso?