Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
Bolsa Victor Hugo para mestrado sanduíche na França
Estão abertas até o dia 28 de fevereiro as candidaturas para a Bolsa Victor Hugo. O programa da Université de Franche-Comté oferece bolsas para intercâmbio para estudantes de pós-graduação na França.
A universidade, localizada em Besançon e criada em 1423, destina os benefícios a estudantes da América Latina (América do Sul, América Central e Caribe) e do Haiti. Até 2018, os interessados na Bolsa Victor Hugo podiam escolher entre programas de mestrado e doutorado nas mais variadas áreas de estudo oferecidas pela universidade. O programa, no entanto, mudou e a partir de 2019 foca em mobilidade acadêmica de estudantes de mestrado que estejam matriculados no Brasil e queiram fazer um ano da formação na França, o que diminui BASTANTE o escopo do programa.
Requisitos da Bolsa Victor Hugo na França
Para concorrer a uma das Bolsas Victor Hugo de pós-graduação na França, é necessário:
- Ter nacionalidade de um país da América Latina de língua espanhola, portuguesa ou do Haiti;
- Residir no país de origem;
- Ter menos de 35 anos
- Estar residindo e cursando mestrado no Brasil
- Estudar em uma universidade conveniada com a Université de Franche-Comté (lista abaixo)
Sobre as bolsas Victor Hugo de pós-graduação na França
As bolsas Victor Hugo têm duração de um ano e os benefícios são válidos a partir de julho de 2019 até junho de 2020. O valor total de 7.300 euros é repassado às instituições administrativas da universidade e serve para cobrir:
- Taxas de matrícula da universidade;
- Formação linguística;
- Alojamento;
- Alimentação.
O programa prevê uma um curso de francês intensivo e obrigatório durante os meses que antecedem o início do ano letivo (julho e agosto). O curso intensivo tem o objetivo de dar aos selecionados conhecimento suficiente da língua para que consigam aproveitar o máximo a pós-graduação.
Candidatura e seleção para bolsas Victor Hugo na França
Neste ano, o sistema de candidatura da bolsa para mestrado sanduíche na França mudou. As universidades conveniadas que devem indicar os alunos para o programa até 28 de fevereiro e enviar toda a documentação em francês e com apostila de haia para que a candidatura sea válida.
- Carta de motivação (em francês);
- Curriculum Vitae (em francês);
- Cópia da certidão de nascimento com tradução oficial;
- Cópia dos diplomas universitários;
- Original do histórico acadêmico com as notas obtidas;
- Certificado de proficiência no idioma nível em língua francesa (preferencialmente o TCF, mas serão aceitos certificados de estudo de francês emitidos pela Aliança Francesa ou institutos de idiomas habilitados);
- Alguns programas podem pedir projeto de pesquisa
O principal critério de seleção Bolsa Victor Hugo o candidato estar querendo cursar o M2 da França e vir de um convênio que possibilita a dupla diplomação para fortalecer o convênio entre as duas instituições. A seleção também leva em conta a excelência acadêmica e situação socioeconômica do candidato. Os nomes dos bolsistas serão divulgados em abril. Dúvidas podem ser enviadas para [email protected].
Universidades conveniadas com a Franche-Comté para o mestrado sanduíche
- Universidade Federal de Uberlândia
- Universidade de Campinas – Unicamp
- Universidade Federal Fluminense
- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
- IME – Universidade de São Paulo
- Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc
- Universidade Federal de Minas Gerais
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
4 comentários em “Bolsa Victor Hugo para mestrado sanduíche na França”
Olá!
Vocês conhecem alguém que já ganhou a bolsa? Obrigada!
Prezado senhor, não consegui encontrar sobre o doutorado em direito na França. Doutorado em direito na França está disponível? Obrigada.
Olá! Gostaria de saber o que seria um Diploma apostilado e autenticado. Normalmente, os diplomas das universidades (USP) já vem desta maneira ou é preciso algum procedimento extra para ele se tornar apostilado ou autenticado? Obrigada
Ana, acredito que você tem que autenticar e pedir a apostila de haia do seu diploma de graduação. Antes de 2017 você tinha que enviar seu diploma de graduação autenticado no Mec e MRE para ser carimbado, depois dessa data mudou para Apostila de Haia.