Bolsa Humboldt para pesquisa sobre aquecimento global na Alemanha
O Programa Internacional de Bolsa Humboldt para jovens especialistas em proteção do clima (International Climate Protection Fellowship) concede benefício para pesquisa sobre aquecimento global na Alemanha.
A Fundação Alexander von Humboldt está em busca de potenciais líderes provenientes de países em desenvolvimento. Os candidatos podem atuar dentro da temática da proteção ao clima em diferentes áreas e níveis de estudo.
Os 15 selecionados irão passar um ano trabalhando em um instituição anfitriã de sua escolha. O objetivo será desenvolver uma pesquisa relacionada ao aquecimento global, proteção climática e conservação de recursos relacionados ao clima.
Benefícios da bolsa de pesquisa em aquecimento global
Quem for escolhido para receber a bolsa da Fundação Humboldt será beneficiado com:
- Auxílio mensal (entre 2.170 e 2.670 euros, dependendo das qualificações);
- Provisão para custos de pesquisa e viagens;
- Curso de alemão (opcional);
- Orientação individual durante estadia na Alemanha;
- Suporte financeiro adicional para familiares, despesas de viagem ou curso de alemão;
- Fase introdutória de três semanas para contato com outros bolsistas, visita a empresas, instituições de pesquisa e eventos culturais na Alemanha;
- Suporte de ex-bolsistas.
Os bolsistas também podem ter subsídio caso queiram passar uma parte do período em outra instituição europeia. Está prevista também a possibilidade de prorrogação da bolsa por até três meses, caso o bolsista tenha filhos menores de 12 anos com ele na Alemanha.
>> O passo a passo para fazer mestrado na Alemanha
International Climate Protection Fellowship: requisitos
O programa de pesquisa em aquecimento global procura jovens com perfil de liderança e boas referências. Eles devem ser recém-graduados ou possuir doutorado na área.
Os candidatos interessados deverão enviar um projeto de pesquisa que será realizado durante o período de duração do programa. Além disso, para se candidatar, é preciso ter:
- Graduação ou equivalente concluída há menos de 12 anos (contando desde o final do período de candidatura – 1º de fevereiro);
- Habilidades de liderança demonstrada por experiência inicial em posições de gestão e/ou referências apropriadas;
- Ampla experiência de trabalho (mínimo 48 meses no momento da candidatura) ou doutorado concluído com sucesso no campo da proteção climática, aquecimento global ou conservação de recursos relacionados ao clima;
- Publicações científicas (para candidatos a pós-doutorado);
- Carta de aceite instituição anfitriã na Alemanha;
- Cidadania de um país em desenvolvimento ou não-europeu, que também seja residência e local de trabalho do candidato;
- Bom conhecimento de inglês e/ou alemão comprovado por certificados;
- Duas cartas de referência de especialistas.
Candidatos que estiverem na Alemanha há mais de seis meses no momento da candidatura não são elegíveis. Da mesma forma, candidatos que já foram bolsistas da fundação não podem se inscrever.
>> DAAD: as melhores bolsas para estudar na Alemanha
Candidatura para bolsa da Humboldt
É possível se candidatar para a bolsa Humboldt de pesquisa em aquecimento global até o dia 1º de fevereiro de 2025.
A candidatura é feita através do preenchimento de um formulário online e do envio da documentação solicitada. Esta deve ser carregada diretamente no site.
O comitê de seleção é composto por acadêmicos e profissionais de áreas relevantes. A lista dos selecionados deve ser divulgada a partir de setembro. O programa começa em janeiro de 2026 com o curso intensivo de alemão (opcional). Posteriormente, em março, acontece um seminário para os bolsistas.
Sobre a International Climate Protection Fellowship
A Bolsa Internacional de Proteção Climática é concedida para a implementação de propostas de pesquisa, escolhidas pelo bolsista e acordadas com a instituição anfitriã na Alemanha. Apesar do programa oferecer benefícios de pós-doc, é importante deixar claroque que este programa não tem como objetivo principal a obtenção de um grau de doutorado, mas sim a realização de pesquisas inovadoras.
Ao aceitar a bolsa da Fundação Alexander von Humboldt, você se compromete a trabalhar para alcançar os objetivos da bolsa durante o período concedido. Se você é um futuro líder, a bolsa oferece a chance de realizar um projeto de pesquisa de um ano na Alemanha.
Se você é um pós-doutor, pode se envolver em pesquisas acadêmicas de longo prazo, com duração de 12 a 24 meses. O foco dessas pesquisas é fundamental: combater as mudanças climáticas, desenvolver estratégias de adaptação, preservar ecossistemas e biodiversidade, ou promover o uso sustentável dos mares e oceanos.
Além disso, temas relacionados à sustentabilidade, como o uso eficiente de recursos naturais, o consumo responsável de recursos e o desenvolvimento urbano, também são incentivados. Esta é a sua oportunidade de se envolver em projetos de pesquisa significativos que têm o potencial de impactar positivamente o nosso planeta.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Saiba mais sobre a bolsa
Veja as respostas para as dúvidas frequentes
Envie a sua candidatura
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
1 comentário em “Bolsa Humboldt para pesquisa sobre aquecimento global na Alemanha”
Bom dia gostei da oportunidade, gostaria de saber como faço para enciar os documentos, visto que nessa pagina nao aparece o email