Finlandia-810x430

MaRIHE: bolsa Erasmus para Mestrado em Educação no Exterior

Tem interesse em fazer um Mestrado em educação no Exterior com tudo pago? Então o Erasmus Mundus Masters in Research and Inovation in Higher Education é uma das melhores opções que existem. Além da bolsa Erasmus cobrir quase todos os custos, você vai fazer o mestrado em educação na Finlândia, na Alemanha e em outros países.

O programa funciona em um consortium, como alguns outros programas do Erasmus Mundus, e é divido em diversas universidades na Europa e Ásia. O foco é o desenvolvimento de profissionais que possam trabalhar na área de inovação e pesquisa em instituições de ensino superior, e é aberto para alunos do mundo todo.

>>Mudanças do Erasmus Mundus

Universidades participantes do Erasmus MaRIHE?

O programa de mestrado em eduação no Exterior passa por diversos países da Europa e da Ásia. O primeiro semestre acontece na Danube University Krems, na Áustria, e o segundo na Tampere University, na Finlândia.

No período do verão, entre o segundo e o terceiros semestre, os alunos tem a oportunidade de estagiar em uma de duas instituições: Benjing Normal University, na China, ou no Thapar Institute of Engineering and Technology, na Índia. No terceiro e quarto semestre (dependendo da área de especialização), o aluno pode escolher entre as universidades da Áustria e Finlândia: Eötvös Lorand University, na Hungria, Universidade de Aveiro, em Portugal, ou Osnabrück University of Applied Sciences, na Alemanha.

>>5 Bolsas para estudar na Europa que você precisa conhecer

Este é um programa único porque proporciona um único diploma de Mestrado na área de Educação Superior, mas possibilita o estudo e moradia em até cinco universidades e cinco países diferentes.

>>Brasileira conta como é estudar educação e globalização na Finlândia

Especializações do mestrado em educação no Exterior

Este mestrado Erasmus Mundus oferece uma variedade de especializações em universidades de diferentes países, cada uma abordando aspectos distintos da educação superior e suas práticas inovadoras. O mestrado em educação no Exterior é ideal para quem busca um programa de pós-graduação na Europa que permite que os estudantes desenvolvam competências específicas com foco em planejamento educacional, empreendedorismo, gestão de pesquisa e políticas de educação. Confira as especializações oferecidas:

  • Planejamento Educacional: Os estudantes que escolhem a China focam em planejamento educacional e design curricular. Com base em pesquisas de campo que analisam as necessidades educacionais, incluindo de comunidades locais, os alunos criam currículos, avaliam a coerência dos programas e medem o impacto de seus planos educacionais. Outro módulo se concentra nas reformas do ensino superior em escala global, por meio de pesquisas comparativas que permitem uma análise crítica dos fatores que influenciam as reformas em diferentes contextos.
  • Empreendedorismo Social e Comercial e Sustentabilidade Nesta especialização, os alunos passam pela Índia e recebem formação prática em empreendedorismo social e comercial com ênfase em sustentabilidade no ensino superior. Reconhecendo o papel do empreendedorismo na inovação, os estudantes redesenham modelos de negócios sociais e desenvolvem soluções empreendedoras para problemas contemporâneos. Um módulo adicional aborda o papel do ensino superior no desenvolvimento sustentável, preparando os alunos para incorporar a sustentabilidade na visão institucional e nos currículos.
  • Gestão de Pesquisa e Transformação Digital Focada na gestão e transferência de pesquisa, esta especialização passa pela Finlândia e oferece uma visão comparativa sobre políticas de financiamento e comercialização de pesquisa, com uma ênfase na transformação digital. Com uma transição global para o ensino digital, os alunos exploram ecossistemas digitais nas instituições e avaliam a prontidão digital, considerando as implicações éticas do uso de IA na educação superior.
  • Liderança e Gestão: A especialização do mestrado em educação no Exterior com foco na eduação superior que passa pela Alemanha explora desenvolvimento organizacional e gestão de mudanças, abordando o papel da liderança estratégica em instituições de ensino superior. Os alunos utilizam ferramentas de gestão de projetos para desenvolver soluções para desafios organizacionais complexos, como a gestão da diversidade. Em formatos pedagógicos inovadores, eles trabalham em estratégias para implementar mudanças nas instituições de ensino.
  • Pesquisa Institucional: Os alunos dessa especialização passam pela Áustria e aprendem a coletar e reportar dados para apoiar decisões estratégicas. Através da pesquisa institucional, eles definem perguntas de pesquisa e métodos de coleta de dados, com o objetivo de aplicar os resultados em recomendações baseadas em evidências para apoiar o planejamento estratégico na educação superior.
  • Aprendizagem e Ensino Focada no design e avaliação de cursos, essa especialização acontece na Hungria explora estratégias inovadoras para o ensino em ambientes presenciais, online e híbridos. Os estudantes desenvolvem atividades educativas impactantes e analisam políticas educacionais, integrando pesquisa e inovação para aprimorar o aprendizado e o design instrucional.
  • Análise de Políticas: Na Universidade de Aveiro, em Portugal, os alunos exploram a estrutura organizacional dos sistemas de ciência e tecnologia, o desenvolvimento de políticas de educação superior e as mudanças institucionais. Os alunos elaboram relatórios de políticas e recomendações para questões selecionadas, compreendendo o papel de profissionais e estudantes nas instituições de ensino superior.

O mestrado Erasmus Mundus MariHe oferece uma formação ampla e contextualizada, preparando profissionais para atuarem com conhecimento e inovação no campo da educação superior internacional.

Como funciona a bolsa para Mestrado em educação no Exterior?

Caso o aluno queira se bancar, o programa custa 18.000 Euros pelos quatro semestres, mais os custos de transporte, moradia, etc. Mas a bolsa Erasmus Mundus completa está disponível para brasileiros, e cobre quase todos os custos.

>>> Melhores bolsas de estudo de 2024

Em primeiro lugar, ela cobre totalmente o valor de 18.000 euros das tuitions. Além disso, os recipientes da bolsa contam com ajuda de custo de 1.400 euros mensais durante todo o programa além de também incluir o valor do seguro-saúde para estudar e morar na Europa.

Como se inscrever no Erasmus MaRIHE

O deadline termina no dia 22 de novembro. Para se inscrever, você vai precisar preencher os formulários no site de inscrição do programa. Após ter feito isso, será necessário realizar o upload de alguns documentos pedidos.

Estes documentos são: Formulário de inscrição, cópia do passaporte ou RG, Currículo, Carta de Motivação, diplomas anteriores, históricos de universidade, fotografia recente, prova de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS, Cambridge e PTE são aceitos), duas cartas de recomendação, um essay de tópico relacionado à educação superior, e um vídeo.

>>> Mitos sobre pós-graduação nos EUA

Pré-requisitos da bolsa de mestrado em educação no Exterior

O mais importante é já ter um diploma de Bacharel, muito embora não exista uma definição de cursos preferenciais. É também importante ter muita motivação e paixão pelo campo de inovação na educação superior, e um inglês avançado. Muito embora não seja necessário ter experiência de trabalho prévia, ter algum envolvimento anterior com educação superior pode ser um ponto positivo na sua inscrição.

 

Com todas essas informações, basta agora correr atrás e se inscrever pra este programa que pode te levar pra cinco países em dois continentes e te dar um diploma que certamente será um enorme diferencial na sua carreira e na sua vida.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Descrição do Programa

Inscrição

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais