
Bolsa para mestrado em economia e ciência do café na Itália
“Mestrado em café”? Sim! O International Master in Coffee Economics and Science Ernesto Illy é um mestrado em economia e ciência do café. O curso é oferecido por um grupo de grandes instituições, entre elas a Università Del Caffè da illycaffè e a Universidade de Trieste. É claro que um mestrado temático sobre café só poderia ser na Itália, né?
O curso é voltado a profissionais graduados em economia, administração, agronomia ou outras áreas afins. Um dos requisitos é possuir um forte envolvimento profissional com o café. O objetivo principal do curso é oferecer uma formação multidisciplinar sobre o mundo do café. O mestrado aborda, portanto, todo o ciclo produtivo desde o cultivo até a logística, o processo de industrialização e os serviços de alimentação. As disciplinas são divididas em três áreas: Economia–Administração, Biologia–Agronomia e Tecnologia.
>>> Guia: Tudo o que você precisa saber para estudar na Itália
Como é o mestrado em economia e ciência do café?
O programa internacional de Mestrado de primeiro nível em “Economia e Ciência do Café” oferece uma formação multidisciplinar que abrange desde a botânica e a genética do café até aspectos de mercado e sustentabilidade.
O mestrado em economia e ciência do café conta com 400 horas de aulas em 9 módulos didáticos, sendo 5 econômicos e 4 científicos. As aulas serão ministradas online de janeiro a novembro de 2026. Haverá um período de 6 semanas (setembro a meados de outubro de 2026) em Trieste, na Itália, para aulas práticas presenciais. As aulas são ministradas completamente em inglês.
Na área biológica e agronômica, o curso explora a fisiologia da planta do café, seus estágios de desenvolvimento e técnicas de propagação. Além disso, aborda os impactos das condições ambientais na qualidade do grão, incluindo os efeitos de mudanças climáticas e práticas agrícolas sustentáveis.
A genética do café também é um tema central, analisando as diferenças entre as espécies Arábica e Robusta, a diversidade genética e os métodos moleculares para rastreamento da origem dos grãos. Já no cultivo, são estudadas técnicas de manejo do solo, nutrição da planta, controle de pragas e processos de colheita.
A parte industrial do curso foca nos processos de beneficiamento do café, como torra, moagem e embalagem, além dos métodos de extração e análise sensorial do produto final. Também são abordadas estratégias competitivas no mercado global do café, técnicas de gestão de riscos e tendências de consumo.
Por fim, o programa discute temas como sustentabilidade, certificações, comércio justo e gestão da cadeia de suprimentos, preparando os alunos para enfrentar desafios do setor e contribuir para a inovação e desenvolvimento da indústria cafeeira.
>>> Como conseguir bolsa para estudar na Itália
A bolsa para mestrado em economia e ciência do café
Um curso tão específico obviamente não é nada barato: 15 mil euros. No entanto, a Fundação Ernesto Illy oferece algumas bolsas para cobrir custos totais ou parciais do programa para alunos de países com forte produção de café. Assim, pelo menos, uma bolsa integral para o mestrado em economia e ciência do café será destinada a um estudante brasileiro.
A seleção para a bolsa será realizada pela instituição com o apoio da Universidade do Café Brasil. Os requisitos para se candidatar ao auxílio financeiro são:
- Ter um excelente desempenho acadêmico;
- Possuir envolvimento profissional com atividades cafeeiras e interesse em se desenvolver nessa área;
- Ser fluente em inglês;
- Não é pré-requisito, mas será dada preferência a candidatos que não tenha feito outra pós-graduação.
>>> Turin School oferece bolsas para curso de verão na Itália
Para concorrer à bolsa, é necessário enviar uma carta de motivação (explicando interesse e motivação) e um currículo em formato Europass (com fotografia) até o dia 15 de julho de 2025. Os documentos devem ser em inglês e o candidato deve enviá-los por email para [email protected]. Se tiver alguma dúvida sobre a bolsa ou o curso, você pode escrever para esse mesmo e-mail.
Acesse a página oficial do mestrado
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.