Bolsa para estudar na Finlândia: doutorado e pesquisa EDUFI
O EDUFI Fellowships é um programa voltado a estudantes de doutorado e pesquisadores de todo o mundo e de todos os campos de estudo interessados em uma bolsa para estudar na Finlândia.
Mais especificamente, podem aplicar candidatos que desejam realizar o doutorado pleno ou doutorado sanduíche na Finlândia ou doutorandos e pesquisadores que queiram passar um tempo pesquisando no país. Embora acolha estudantes de todos os países, candidatos do Brasil, China, Rússia, Índia e EUA terão prioridade.
A bolsa para estudar na Finlândia é financiada pelo governo finlandês e tem duração de três meses a um ano. O subsídio mensal oferecido pelo programa era de 1.500 €, mas aumentou a partir de janeiro de 2023 – agora é de 1.900 €.
O valor destina-se a cobrir as despesas de manutenção do bolsista no país. No entanto, não há valor adicional para acomodação, e as despesas de viagem são de responsabilidade do candidato.
> Brasileiros em Helsinque contam como é estudar na Finlândia
Mas, o legal desse programa é que não há prazo para inscrição anual. As candidaturas para a bolsa para estudar na Finlândia são aceitas em qualquer momento do ano, desde que os pedidos sejam apresentados pelo menos cinco meses antes do período de estudos pretendido. Três meses após o recebimento da inscrição, a EDUFI deverá comunicar o resultado.
Geralmente, entre 35% e 40% dos candidatos inscritos são selecionados para o programa.
Candidatura e requisitos à bolsa para estudar na Finlândia
Para participar do programa do governo finlandês, o pesquisador visitante precisa já ter estabelecido contato com uma universidade anfitriã finlandesa.
No Studyinfo.fi ,você encontra informações sobre as universidades do país e pode começar a fazer contatos. Se uma universidade estiver disposta a hospedá-lo, ela deve solicitar a bolsa EDUFI em seu nome. Ou seja, quem envia a candidatura por você é a instituição.
De acordo com as instruções descritas no site, o departamento responsável terá de mandar uma carta de motivação (da universidade), o currículo completo do candidato e o projeto de pesquisa (de três a cinco páginas). Este último deve ser composto por: introdução, objetivos, cronograma de trabalho, metodologia, resultados esperados, etc.
Duas cópias da candidatura assinadas deverão ser enviadas, juntamente com os devidos anexos, para a Agência Finlandesa de Educação (EDUFI). Outro requisito para se candidatar à bolsa para estudar na Finlândia é não ter morado no país europeu por mais de um ano antes de enviar o pedido para participar do programa.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.
Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
2 comentários em “Bolsa para estudar na Finlândia: doutorado e pesquisa EDUFI”
Link das instituições do país está incorreto
Oie, obrigada, corrigimos o link