bolsa para estudar artes e música na Alemanha

Bolsa para estudar artes, design e música na Alemanha do DAAD

Se você está atrás de uma bolsa para estudar artes e música na Alemanha, o Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD)  tem uma oportunidade certa pra você! São bolsas para cursos de mestrado e qualificação (para quem já fez mestrado) na Alemanha nas áreas de Artes Visuais, Design, Comunicação Visual, Cinema e Música. Nas mesmas chamadas, o DAAD também oferece bolsas para cursos nas áreas de Artes Cênicas, Performance, Dança e Arquitetura.

Bolsas na Alemanha

O programa tem como objetivo o aperfeiçoamento de estudantes altamente qualificados e oferece a possibilidade de adquirir ou não um título acadêmico em uma instituição alemã de ensino superior. A bolsa para estudar artes e música na Alemanha do DAAD dá passagem aérea, seguro saúde e 934 euros mensais. A duração do benefício varia entre 10 e 24 meses, dependendo do curso escolhido.

>>> Estudar na Alemanha é barato! 

Quem pode se inscrever para as bolsas de artes e música do DAAD

Podem se candidatar estudantes que estejam no último ano da graduação, matriculados em uma universidade brasileira, e também recém-formados com graduação ou mestrado.

É importante lembrar que, no momento da inscrição, os candidatos não podem estar residindo há mais de 15 meses na Alemanha. Os candidatos da área de música devem apresentar gravações que não tenham sido produzidas há mais de um ano.

Também é preciso ter proficiência no idioma em que seu curso será ministrado. Ou seja, se seu curso for em inglês, você precisa ter proficiência em inglês comprovada por provas como IELTS ou TOEFL. O nível do conhecimento de inglês exigido é definido pelo professor orientador ou por normas da universidade onde você vai querer se inscrever.

Já se o curso for em alemão, você precisa ter o nível mínimo B1. A bolsa inclui um curso de alemão na Alemanha.

Ainda, brasileiros cursando mestrado na área na Alemanha podem se inscrever para a bolsa para o segundo ano do curso. No entanto, nestes casos a bolsa não poderá ser prorrogada.

>>> Existe limite de idade para ganhar bolsa de estudos

A candidatura para estudar artes e música na Alemanha

O processo funciona de uma maneira BEM alemã: na primeira etapa do processo, o candidato fica responsável por encontrar a instituição onde deseja estudar e fazer todos os contatos relativos a isso.

Os trâmites de inscrição na universidade e prova de habilidade específica são responsabilidade dos candidatos. A aprovação da bolsa não equivale à aceitação automática por parte da universidade alemã.  

É muito importante ser muito cuidadoso na hora de fazer todo o processo na universidade alemã, pois a decisão sobre a aceitação e a análise da validade dos estudos anteriores é de competência desta instituição. Caso o bolsista não seja aprovado e fique impedido de se matricular, terá de retornar ao país de origem e não poderá dar continuidade à bolsa.

>>> Como tirar visto para se preparar para entrar na universidade na Alemanha

Como se inscrever para estudar artes e música na Alemanha

Uma parte da candidatura para a bolsa deve ser feita no portal do DAAD, através do qual o interessado deve enviar a maioria da documentação. Os prazos para submeter a candidatura são os seguintes:

  • Música: até 28 de setembro (edital já esá aberto);
  • Artes/Design/Comunicação Visual: até 30 de novembro (as inscrições abrem cerca de seis semanas antes do encerramento do edital).

Na etapa da inscrição via site, o candidato deve enviar em alemão ou inglês:

  • Formulário do DAAD;
  • Currículo;
  • Carta de motivação (1 a 3 páginas);
  • Diploma;
  • Histórico da graduação;
  • Certificado de conhecimento de inglês e/ou alemão;
  • Formulário com informações sobre os cursos escolhidos em ordem prioritária;
  • Carta de aceite no curso de pós graduação (caso já tenha);
  • Lista do portfólio e declaração de que todas as amostras são obras próprias.

Em relação ao portfólio, desde 2021, o edital sofreu mudanças: o seu envio deverá ser feito por meio de upload na plataforma DAAD Media Database. Após realizada a inscrição no portal do DAAD, os candidatos receberão um link para fazer o upload do portfólio. É importante ficar atento aos prazos para o envio do material e as orientações — tudo detalhado no edital.

O DAAD no Rio de Janeiro é o ponto de contato para tirar dúvidas. Você pode mandar sua mensagem por e-mail: [email protected] . Também é possível tirar dúvidas nesta live do Partiu Intercâmbio com o Miguel Flores Tran, do DAAD, no Youtube sobre o programa de bolsa para mestrado em artes e música na Alemanha (acessível somente para membros).

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Informações sobre as bolsas
Confira o edital de artes e design
Veja o edital de música
Leia os detalhes sobre o portfólio
Acesse o portal do DAAD para inscrição

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

14 comentários em “Bolsa para estudar artes, design e música na Alemanha do DAAD”

  1. Oi Bruna,
    Existem cursos de Mestrado ou Qualificação em Ingles na Alemanha? É necessário validar certificados brasileiros para aplicar na Alemanha?
    Danke,

  2. Oi Bruna, estou amando esse seu espaço, parabéns e muito obrigada por toda essa sua colaboração! Eu queria saber o seguinte: sou formada desde 2004 em comunicação social mas, acabei ficando grávida no ano que me formei, depois fui trabalhar na área de farmácia (empresa da família) tempos se passaram e sempre tive vontade de me especializar na área. Eu gostaria de saber se existe para mim (38 anos, mãe e formada há tanto tempo) algum tipo de bolsa, Alemanha, Portugal ou Inglaterra? Me ajuda por favor! Já assisti varios videos seus e já li e o seu blog… mas estou bastante confusa! Beijo grande.

  3. Por favor gostaria de saber se há uma lista de Universidades que eu pudesse escolher onde fazer uma pós-graduacao em desing na Alemanha.
    Obg

  4. Cristiane Taguchi

    Brunaa!!! Acabei, recentemente um mestrado em Artes da Cena (sou graduada em Artes Cênicas), posso me candidatar né? Para doutorado ou para cursos complementares, é isso?
    Onde encontro as instituições com cursos pra minha área?
    Valeu demais
    Abraços

  5. Thamara Pereira

    obrigada pelas informações Bruna. Quero me inscrever pro mestrado em Comunicação Visual, como diz no edital, porém não achei nehum programa com esse nome! Isso é só um nome mais geral? Posso me inscrever por exemplo em um mestrado em fotografia ou media studies? Outra coisa: Diz que eu preciso ter o bacharelado na mesma área de estudo. Meu bacharelado é em Comunicação/Jornalismo, será que posso me inscrever em um mestrado em Cinema?

  6. Bruna, tenho uma filha que tem interesse em fazer graduação e pós em música na Alemanha ou outro pais da Europa, qual a dica pra começar a selecionar as opções? Ainda não tem graduação só especializou no instrumento flauta e está concluindo o ensino médio numa escola militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais