Bolsa para curso no Japão em inglês ou japonês - Partiu Intercâmbio




Bolsa para fazer curso no japao

Mais um concurso que oferece bolsa para estudar no Japão  mesmo para quem não tem conhecimentos de japonês – está com inscrições abertas. O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) agora oferece bolsa para curso no Japão com duração de três anos. Dois anos são do curso profissionalizante específico e um ano é de curso preparatório e aprendizado de língua japonesa.

Mais bolsas no Japão

 

Requisitos da bolsa para curso no Japão

A bolsa tem o valor de cerca de R$ 4,1 mil mensais, passagens de ida e volta e isenção de taxas escolares. Para poder concorrer é necessário ter de 17 a 24 anos  e já ter concluído o ensino médio  ou ter a conclusão prevista para março de 2020. Além disso, ter inglês fluente ou japonês e um bom histórico escolar são indispensáveis.

>> Bolsa para fazer faculdade no Japão mesmo para quem não fala japonês

 

Áreas das bolsas para cursos no Japão

Os cursos são nas áreas de Tecnologia, Nutrição, Educação e Assistência Social, Negócios, Moda e Economia Doméstica, Cultura e Educação Geral e outras áreas. A inscrição precisa ser feita pessoalmente ou por carta (para candidatos que moram em cidades sem consulado ou embaixada) de 28 de junho. Veja qual jurisdição se aplica à cidade onde você mora no site da Embaixada do Japão. Os selecionados viajam em abril do ano seguinte.

>>> A verdade sobre fazer intercâmbio sem saber o idioma do país

 

Inscrição para bolsa para curso no Japão

Para efetuar a inscrição para bolsa para curso no Japão é necessário enviar a documentação abaixo:

  • Ficha de Inscrição com uma foto 3×4
  • Para os que concluíram o Ensino Médio: Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio (cópia autenticada em cartório).
  • Para os que estão no 3° ano: atestado de matrícula (original) e cópias simples dos boletins do 1º , 2º ano e do 1º bimestre do 3º ano do ensino médio.
  • Para os que concluíram o ensino médio e estão cursando o ensino superior: Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio (cópia autenticada em cartório); histórico acadêmico e declaração de aluno regular do ensino superior (original da instituição ou cópia autenticada em cartório).
  • Carta de recomendação da última escola frequentada (ensino médio, faculdade ou cursinho), em papel timbrado da instituição
  • Carta de motivação (em inglês, de 30 a 40 linhas, fonte Arial 12, tamanho A4, digitado) explicando: o motivo de opção pelo curso profissionalizante no Japão, o curso pretendido naquele país, as razões dessa escolha e a atividade profissional que pretende desenvolver no futuro. Além disso, a redação deve ter título e o nome do candidato.

>>>Como é estudar no Japão com bolsa MEXT

A lista geral com todos os cursos oferecidos, pode ser consultada no site da Embaixada.

Exames escritos serão aplicados na representação diplomática responsável pela sua região e todo o processo de inscrição deve ser realizado na sua representação.

 

Para onde mandar a inscrição da bolsa para curso no Japão:

Candidatos devem enviar seu material para a representação do Japão responsável da área onde moram. Veja o contato dos consulados e da Embaixada e por quais regiões cada um é responsável:

DF, Goiás ou Tocantins: Embaixada do Japão em Brasília
Amapá, Maranhão, Pará e Piauí: Consulado do Japão em Belém
Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima: Consulado-Geral do Japão em Manaus
Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe: Escritório Consular do Japão em Recife também pelo email: [email protected]
Espírito Santo, Minas Gerais (exceto o Triângulo Mineiro) e Rio de Janeiro: Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Triângulo Mineiro: Consulado-Geral do Japão em São Paulo
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul: Consulado-Geral do Japão em Curitiba

Veja edital da seleção para bolsa

Bolsas de estudos abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no canal no YouTube do Partiu IntercâmbioAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post.

COMENTÁRIOS

8 responses to “Bolsa para curso no Japão em inglês ou japonês”

  1. Daiane Dias Curvello says:

    Ótimas dicas ameiii…

  2. Júlio Raphael says:

    https://www.facebook.com/julio.raphael.359 add lá quem quiser trocar uma ideia sobre a bolsa

  3. Júlio Raphael says:

    Vou aplicar em Recife também! <3

  4. Higor Nascimento says:

    Alguem que vai aplicar no consulado localizado em Recife?

  5. Licya Alves says:

    Oi, Bruna! Moro no interior do Ceará, o fato de você citar o email significa que toda minha documentação poderá ser enviada apenas por email?

  6. wictor joao says:

    Bruna, tudo bem? O site é ótimo, parabéns.
    O que significa essa parte do texto ” Exames escritos serão aplicados na representação diplomática responsável pela sua região e todo o processo de inscrição deve ser realizado na sua representação: Quer dizer que eu tenho que fazer toda burocracia na embaixada de onde eu moro, né??

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio