CSP IREX: aperfeiçoamento profissional nos EUA com tudo pago
O Community Solutions Program (CSP) é uma iniciativa da IREX, uma ONG comprometida com o desenvolvimento e a educação e presente em mais de 100 países. Trata-se de um programa de aperfeiçoamento profissional voltado para pessoas que trabalham para melhorar as suas comunidades.
O CSP tem duração de um ano, sendo quatro meses de bolsa nos EUA. Ele aborda questões relacionadas ao meio ambiente, paz e resolução de conflitos, transparência, responsabilidade civil, mulheres e gênero.
>>> Veja outras oportunidades para aperfeiçoamento profissional no exterior
Sobre o programa de aperfeiçoamento profissional nos EUA
O aperfeiçoamento profissional nos EUA oferecido pela IREX inclui quatro meses de bolsa de estudos. Durante esse período, os bolsistas serão direcionados a organizações de acolhimento nos EUA onde irão realizar a experiência profissional.
Além disso, os selecionados também irão frequentar o instituto de Liderança Comunitária. O programa de treinamento é desenvolvido para fortalecer as habilidades de liderança e gestão dos participantes. A formação inclui treinamentos presenciais, cursos on-line, capacitação profissional e networking.
Enquanto estiverem nos EUA, os participantes também trabalham em projetos de desenvolvimento comunitário a serem realizados no seu país de origem. Para pensar e desenvolver as iniciativas, eles contarão com o suporte de instituições anfitriãs.
A bolsa para aperfeiçoamento profissional nos EUA cobre a maior parte das despesas. Isso inclui:
- Suporte para obtenção do visto J-1;
- Viagem de ida e volta dos participantes para os Estados Unidos;
- Subsídio mensal para cobrir gastos com moradia, alimentação e outras despesas de subsistência no país;
- Seguro saúde e acidente.
>>Como conseguir bolsa para estudar nos EUA?
Requisitos do Community Solutions 2025
Para concorrer à bolsa de aperfeiçoamento profissional nos EUA, os candidatos devem atender alguns requisitos. São eles:
- Ter entre 26 e 39 anos em 13 de novembro de 2024;
- Ser cidadão de um dos países elegíveis (a lista inclui o Brasil e Moçambique);
- Estar vivendo no seu país de origem (exceções podem ser abertas para refugiados);
- Ter pelo menos dois anos de experiência com trabalho comunitário, como funcionário ou voluntário, em período integral ou parcial;
- Não estar participando de nenhum programa acadêmico ou de pesquisa nos EUA;
- Possuir proficiência em inglês oral e escrito (incialmente não é necessário envio de TOEFL ou IELTS, mas os finalistas precisam fazer envio de uma dessas provas);
- Estar disponível para viajar por quatro meses para os Estados Unidos (de agosto a dezembro de 2025).
>>> O que é liderança e como comprovar isso em uma seleção
Os candidatos não podem ser cidadãos americanos ou residir no país. Também não podem ter solicitado residência permanente nos EUA nos últimos três anos.
Além disso, os bolsistas deverão se comprometer a retornar ao seu país de origem por pelo menos dois anos após a conclusão do programa.
>>> Bolsa integral para curso profissional nos EUA
Candidatura e seleção para o CSP IREX 2025
As candidaturas para o aperfeiçoamento profissional nos EUA devem ser feitas pelo site da IREX até as 23h59 (EDT – fuso horário dos Estados Unidos) do dia 13 de novembro.
Os interessados devem preencher um formulário on-line, respondendo todas as perguntas em inglês. Não serão aceitas inscrições enviadas por e-mail, fax ou correio.
A seleção é baseada no mérito e os pré-selecionados serão convocados para uma entrevista. Em fevereiro, a IREX irá notificar os selecionados e os suplentes. Em caso de dúvidas, é possível enviar e-mail para [email protected].
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Saiba tudo sobre o programa
Acesse o site para aplicar
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.