Início » Bolsas de Estudo » Erasmus + dá bolsa para mestrado em cinema em Portugal e outros dois países da Europa

bolsas de mestrado em cinema europa erasmus

Se você está procurando bolsas de mestrado em cinema em Portugal, essa, com certeza, é uma oportunidade e tanto! Além do valor do benefício ser bem bom, é uma ocasião única para estudar em Lisboa e outras duas universidades de países diferentes!

O KEM – Kino Eyes (The European Movie Masters) é um programa de mestrado europeu em realização e produção cinematográfica. O seu foco é criatividade e ficção, divididos em arte e técnica. O programa oferece especializações nos mais diversos âmbitos – do roteiro, à produção, passando pela direção e pela edição.

>>> Bolsas de estudo da ONU para curso de direito internacional em Haia

>>> Bolsas de mestrado em Direitos Humanos do Erasmus Mundus

O curso é apoiado pelo programa Erasmus + e tem duração de 24 meses. As aulas são divididas entre Lisboa (Portugal), Edimburgo (Escócia) e Tallinn (Estônia). O ensino em cada universidade reflete os pontos fortes de cada instituição e é uma oportunidade de intercâmbio bem legal.

Como é o programa Erasmus +

O programa Erasmus Plus Partner Countries contempla estudantes de países não pertencentes à União Europeia que não tenham residido, estudado ou trabalhado na Europa por mais de 12 meses desde 28 de fevereiro de 2010.

O programa oferece um auxílio para os custos de participação de até 9 mil euros por ano. Se o valor não for suficiente para o pagamento das taxas, este deve ser custeado pela organização participante e não pode ser cobrado do bolsita.

Além disso, o programa dá um auxílio de viagem de 3 mil euros por ano para bolsistas de países distantes. O bolsista ainda conta com auxílio para instalação de mil euros, além de ajuda de custo mensal de mil euros para subsistência durante a inteira duração programa (máximo 24 meses).

Inscrição para as bolsas de mestrado em cinema

Podem se candidatar para o KEM, é preciso ter graduação na área do cinema. Também são aceitos estudantes formados em outras áreas, mas com experiência profissional no âmbito.

As inscrições para o curso vão até o dia 8 de janeiro de 2017. A candidatura para as bolsas é feita juntamente com a application para o mestrado, onde o candidato deverá afirmar o interesse no benefício. Para se inscrever, é necessário preencher e enviar o formulário online anexando os seguintes documentos:

  • Cópia do passaporte;
  • Fotografia recente;
  • Diploma de graduação traduzido;
  • Currículum vitae;
  • Duas cartas de recomendação com informações de contato da pessoa de referência;
  • Carta de motivação que expresse o interesse em estudar no KEM (máx. 1000 caracteres);
  • Redação listando as expectativas relativas ao conhecimento que espera adquirir no curso (máx. 1000 caracteres);
  • Portfólio dos trabalhos cinematográficos realizados, justificando a área de especialização escolhida para o curso (o ideal é que os filmes tenham legenda em inglês);
  • Certificado de proficiência em inglês (IELTS 6.0).

Além disso, para concorrer às bolsas, o interessado deverá preencher uma parte expecífica do formulário (Erasmus Mundus Scholarship Information). É necessário também responder à pergunta “Por que você deve ser um beneficiário da bolsa?”.

São levadas em consideração na seleção a qualidade da formação acadêmica, a motivação e a justificativa do candidato em relação aos estudos e trabalhos prévios e à carreira futura. Além disso, também são considerados o nível de inglês – através do certificado e de uma entrevista. Essa será realizada por Skype com aqueles que ficarem bem colocados na primeira fase da seleção, que consiste na análise do formulário e do materia enviado. Os selecionados deve ser anunciados até maio de 2017.

Saiba mais sobre o mestrado da KEM

Leia tudo sobre as bolsas

Veja as respostas para as principais dúvidas sobre as bolsas do Erasmus Plus

Inscreva-se agora

>> Programa do governo dá bolsas de mestrado e doutorado na França

>>> Carta de motivação: quais os erros mais comuns e como evitar

COMENTÁRIOS

  • Thiago Furtado

    TOEFL não serve? Só pode ser IELTS??

    • Thiago, geralmente eles até aceitam para a inscrição mas depois pedem que você apresente a prova exigida pelo edital.