Bolsa para jornalistas na Alemanha recebe inscrições

bolsa para jornalistas na Alemanha

Pouquíssima gente conhece a Heinz Kühn Stiftung, aqui no estado da Renânia do Norte-Westfalia, na Alemanha, e todos os anos eles selecionam jornalistas para uma bolsa de até quatro meses. A oportunidade inclui: curso de alemão, estágio – geralmente na Deutsche Welle em Bonn -, ajuda para cobrir os gastos,  passagem, etc. Ou seja, é uma SUPER oportunidade pra jornalistas que querem passar um tempo na Alemanha trabalhando, aprendendo e desenvolvendo pesquisa. Pra melhorar, diferente do IJP, a bolsa da HKS exige apenas conhecimentos básicos de alemão.

+ Bolsas para jornalistas

 

O programa da Heinz Kühn Stiftung já tem mais de 28 edições (então, não é nada novo) e é super organizado e respeitado. Para se inscrever é preciso ser jornalista de um “país em desenvolvimento”, ter até 35 anos, ter interesse em políticas de desenvolvimento, ter curso superior em Jornalismo e experiência na área e conhecimentos básicos em alemão. Os bolsistas selecionados também precisam apresentar um relatório sobre suas atividades na Alemanha ao final da bolsa.

Para se candidatar para a bolsa para jornalistas na Alemanha da HKS, é preciso enviar a documentação e proposta até 30 de novembro pelo correio. O processo de seleção termina em março do ano seguinte.

>> IJP programa para jornalistas em Berlim

 

Os documentos para a bolsa para jornalistas na Alemanha

  •  Curriculum vitae em alemão com uma foto recente;
  •  Certificado sobre a profissão exercida (diploma e algum documento que comprove sua experiência na área);
  •  Certificado sobre conhecimentos linguísticos de alemão
  •  Carta de motivação indicando temas do interesse do candidato.

Toda documentação para concorrer à bolsa para jornalistas na Alemanha da Heinz-Kühn-Stiftung deve ser enviada somente por correio (e não por e-mail) para o seguinte endereço:

Ministerpräsidentin des Landes Nordrhein-Westfalen Heinz-Kühn-Stiftung
Fürstenwall 25
40219 Düsseldorf

>> Programa para fazer pesquisa profissional na Alemanha

 

Os candidatos estrangeiros são selecionados pelo conselho da fundação a partir da análise dos documentos apresentados. Para mais informações, é só contatar Ute Maria Kilian em Düsseldorf.  Telefone  +49(0)211 837 1274 e-mail: umkilian@stk.nrw.de.

Boa sorte 🙂

Veja o edital
Saiba mais sobre o programa
Veja os relatórios dos bolsistas anteriores
Veja mais oportunidades de bolsa na Alemanha

 

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

COMENTÁRIOS

3 respostas para “Heinz Kühn Stiftung: bolsa para jornalistas na Alemanha recebe inscrições de Brasileiros”

  1. Jéssica Zappas Ocaña disse:

    Oi, Bruna
    Fiquei na dúvida sobre qual documento comprova que trabalho na área de jornalismo. E o documento que comprove os conhecimentos em alemão pode ser o certificado do Goethe? Obrigada 😀

  2. Nyna disse:

    Bruna, você sabe em que período acontece o intercâmbio? Procurei no edital mas não achei. Obrigada! <3

  3. Paulo disse:

    Oi, Bruna, tudo bem? Achei a bolsa muito interessante, mas tenho uma dúvida. Que certificado apresentar para o conhecimento de alemão? Teria que er um A1 do Instituto Goethe? Danke!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *