Bolsas Fulbright para estudar nos EUA

5 bolsas Fulbright para estudar nos EUA mesmo sem doutorado

Conheça cinco bolsas Fulbright para estudar nos EUA de graça mesmo pra quem não tem doutorado! Sim, a Comissão Fulbright é conhecida por ser a bolsa de ganhadores do prêmio Nobel e leva brasileiros para as melhores universidades dos Estados Unidos. Grande parte das oportunidades de bolsa da Fulbright são para professores com bastante experiência no currículo, mas eles também oferecem bolsas para quem ainda não tem doutorado e eu falo sobre elas nesse vídeo:

Bolsas nos EUA

 

Mais sobre as bolsas Fulbright para estudar nos EUA

Antes de mais nada é preciso deixar bem claro que o foco da Fulbright é na pós-graduação e na pesquisa. O programa criado pelo senador americano William J. Fulbright completou 60 anos no Brasil em 2017. As bolsas são sempre oferecidas para brasileiros (que estejam morando no Brasil no momento da candidatura) e que queiram estudar ou pesquisar nos Estados Unidos em uma das modalidades de bolsas oferecidas pela Fulbright nos EUA. No site da Fulbright, dá para ver todas as bolsas oferecidas além dessas cinco que eu destaquei no post, mas elas são, na sua grande maioria, bolsas para quem já terminou o doutorado e já trabalha como professor/pesquisador nas universidades brasileiras. O programa Fulbright é um dos mais antigos e respeitados nos Estados Unidos.

>> Onde encontrar bolsa para fazer graduação nos EUA

 

Bolsa FLTA para dar aula de português nos Estados Unidos

Eu acho essa uma das bolsas da Fulbright para estudar nos EUA mais legais! O programa Foreign Language Assistant (FLTA) leva, todos os anos brasileiros para dar aulas de português nos Estados Unidos em universidades. A seleção é beeem concorrida e formados em letras português, inglês ou letras português/inglês. Para poder se inscrever para essa bolsa Fulbright é preciso não ter se formado há muito tempo e é necessário ter proficiência em inglês comprovada por provas como TOEFL e IELTS. A Larissa Goulart foi selecionada em 2017 e conversou com a gente para contar detalhes da seleção do FLTA para dar aula nos Estados Unidos.

>> Veja dicas de bolsista para ganhar a bolsa FLTA

 

Bolsa MFA para mestrado em roteiro de cinema nos EUA

O programa Master in Fine Arts é o programa de bolsas da Fulbright que leva brasileiros para fazer curso de mestrado em roteiro de cinema em renomadas universidades americanas. O edital deste programa também abre anualmente e também exige prova de proficiência em inglês. Além disso, os interessados também precisam enviar um argumento na seleção. A bolsa cobre todos os custos do curso nos Estados Unidos e candidatos que já tenham mestrado (não importa em qual área) não podem se inscrever. Essa oportunidade dá a chance de fazer um curso sem similar no Brasil e que é muito importante para a carreira de quem trabalha na área de cinema ou audiovisual.

>> Veja mais bolsas para estudar Cinema fora 

Programa Humphrey para aperfeiçoamento profissional nos EUA

Uma das bolsas Fulbright para estudar nos EUA que não precisa de doutorado é o programa de aperfeiçoamento profissional H.H.Humphrey. Para poder se candidatar, é necessário trabalhar em uma das áreas foco do programa na última edição o programa contemplou as áreas de saúde, jornalismo e direito. Somente profissionais com, pelo menos, cinco anos de carreira (depois de formados) podem se candidatar para a bolsa. Os selecionados passam um ano nos Estados Unidos fazendo cursos na universidade e também estágios em diversas instituições americanas. Alguns candidatos também podem ser selecionados para um curso de inglês antes do início do programa nos EUA.

>>> Como conseguir bolsa para estudar nos EUA

Bolsas Fulbright de doutorado sanduíche nos Estados Unidos

A oportunidade de fazer um pedaço do doutorado fora do país é o que essa bolsa Fulbright para estudar nos EUA oferece. Podem se candidatar doutorandos de qualquer área desde que eles tenham um assunto que possa ser pesquisado dos Estados Unidos e o aceite de um professor de uma universidade americana e também comprovante de proficiência em inglês. A bolsa cobre todas as despesas dos selecionados e tem duração de nove meses. Os bolsistas voltam para o Brasil para terminar o doutorado e defender a tese. Não há limite de idade para se inscrever nesta bolsa Fulbright para estudar nos EUA.

>> Veja mais bolsas para fazer doutorado no Exterior

PDPI para professores de inglês nos Estados Unidos

O Programa de Desenvolvimento de Professores de Inglês (PDPI), na verdade, é um programa da Capes operado pela Fulbright nos Estados Unidos, mas para nossa lista tá valendo. Essa bolsa leva professores de inglês da rede pública de ensino para fazer curso de desenvolvimento no Exterior. A oportunidade cobre todos os custos da viagem e há o mesmo número de vagas para todos os Estados do Brasil. Neste programa, a prova de proficiência é oferecida gratuitamente para os candidatos. Infelizmente, essa é uma daquelas bolsas Fulbright para estudar nos EUA que a gente não sabe bem quando abre. Tem ano que abre duas vezes, ano que não abre. Então, o negócio é ficar ligado aqui no Partiu Intercâmbio para saber mais.  Já publicamos, inclusive, o relato de uma professora que ganhou bolsa do PDPI aqui no site.

Veja os requisitos para ganhar uma bolsa Fulbright
Confira todas as bolsas que a Fulbright oferece

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

>>> Erros comuns na carta de motivação
>>> Fundação Lemann dá bolsas para pós-graduação nos EUA

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais