O que é ter perfil de liderança e como isso ajuda a ganhar bolsas de estudo partiu intercambio

O que é ter perfil de liderança e como isso ajuda a ganhar bolsas

Você já se deu conta que muitas bolsas de estudos no Exterior hoje pedem um tal de perfil de liderança? Neste post explicamos o que é ter perfil de liderança e como identificar e desenvolver características de líder em você mesmo.

 

Quem tem perfil de liderança sonha grande

Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmíssimo trabalho. Pessoas que têm perfil de liderança e são vistas como líderes nos seus meios geralmente são pessoas que sonham com coisas grandes. E quando eu falo em sonhar grande eu não tô dizendo que todo mundo precisa querer ser presidente do Brasil ou representante do Brasil na ONU. Sonhar grande significa ter ambição de resolver problemas grandes, mesmo que esses problemas sejam enromes só pra uma parcela de pessoas, como seu vizinhos ou colegas de escola.

>>> Mais posts sobre Liderança

Perfil de liderança não significa ser extrovertido

Uma das confusões mais comuns que as pessoas fazem quando se fala em perfil de liderança é achar que só pessoas extrovertidas e falastronas tem o perfil de liderança. Isso é uma bobagem. Afinal, tímidos podem ser ótimo líderes.  Ser uma pessoa com características de líder está muito mais ligado à qualidade do que você fala do que à quantidade de coisas que você diz. Então, não confunda as coisas. Só porque você é tímido não significa que você não tem perfil de liderança.

Trabalho voluntário é a única maneira de demonstrar liderança?

Não necessariamente. Hoje muita gente entra na pira de que tem que fazer trabalho voluntário porque isso pega bem no currículo. No entanto, qualquer selecionador experiente consegue perceber na hora quando alguém está envolvido em um projeto somente pelo status ou “porque pega bem no currículo”. Com certeza ter engajamento social é algo que conta pontos numa seleção, mas isso precisa ser genuíno precisa ser um causa com a qual você se identifique. Quando conversei com o diretor de admissões internacionais da Universidade de Chicago, o Simon Nascimento, nesta entrevista no canal do Partiu Intercâmbio no YouTube, falamos inclusive sobre o mito de que você “deve” fazer trabalho voluntário no Exterior para ganhar mais pontos em seleção.

Isso é uma bobagem sem fim. Afinal, muito mais vale você mostrar que é alguém antenado na realidade e nas necessidades de comunidades/pessoas perto de você do que mostrar que você teve dinheiro para poder fazer um intercâmbio pago de voluntariado no Exterior. Todo mundo sabe que a maioria dessas experiências são pagas e que é preciso ter dinheiro mesmo que seja só para pagar a passagem. Isso significa que um intercâmbio de trabalho voluntário no Exterior não é válido? Não. Mas cuide como você apresenta uma experiência dessas nos seu personal statement e, principalmente, não acredite que essa é a única maneira de demonstrar liderança.

Os programas CheveningSchwarzman Scholars, por exemplo, são ultra focados em liderança e nenhum dos dois exige trabalho voluntário. Inclusive, muitas das pessoas que eu já orientei  – e que passaram – nos dois programas nunca fizeram trabalho voluntário. No entanto, todos os candidatos demonstram crescimento profissional nas suas carreiras amparado em uma grande vontade de mudança. Então, só porque você terminou a faculdade e trabalha 10h por dia e nunca criou ou participou de um projeto voluntário não necessariamente significa que você não tenha perfil de liderança.

>>> Como escrever a carta de motivação perfeita para estudar fora

Mas como saber se eu tenho o tal perfil de liderança?

Numa primeira olhada, quase todo mundo vai dizer que não tem perfil de liderança. No entanto, uma boa maneira de identificar se você tem o perfil de liderança tão pedido pelas oportunidades para estudar fora, é olhar para sua história acadêmica e de vida e fazer algumas reflexões:

  • Eu sou alguém que cresce (profissional ou academicamente) levando outras pessoas junto? Como eu faço isso?
  • Quando problemas aparecem na minha comunidade/no meu trabalho qual a minha atitude?
  • Eu faço o que acredito que é correto mesmo que não seja parte do meu trabalho?
  • Como eu encaro situações problemáticas?

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

No data was found

1 comentário em “O que é ter perfil de liderança e como isso ajuda a ganhar bolsas”

  1. Bom dia, gostaria saber mais , as idades limites para ter acenso as bolsas de estudo, e os seus requisitos necessarios para te-las? Nao menos importante , licenciado em administracao publica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais