checklist para intercâmbio

Checklist pré-embarque para intercâmbio: o que fazer antes de partir para estudar no Exterior

checklist para intercâmbio

Reuniu toda a documentação, escreveu carta de motivação, providenciou traduções e apostilamentos, aplicou antes do deadline e… foi aceito?! Depois de comemorar (é claro!), chegou a hora de começar a preparar o embarque. Acredite: essa checklist pré-embarque para intercâmbio vai ser fundamental — pois não se trata apenas de arrumar a mala!

A gente sabe o trabalhão que dá enviar a candidatura para um programa de bolsas ou para aplicar para uma universidade no Exterior. Escolha do curso, lista de documentos, burocracias, prazos e por aí vai: são várias etapas e muitos pontos de atenção.

Bom, vamos ao que interessa! A checklist pré-embarque para intercâmbio está aqui embaixo, mas também é possível fazer o download em PDF para tê-la em mãos e facilitar a sua vida!

>>> O que é deferral e para que ele serve?

Checklist pré-embarque para estudar fora

Lista das coisas que você precisa fazer/resolver antes de ir estudar fora ou fazer um intercâmbio.

  • Fazer uma procuração pública dando amplos poderes (recomendamos citar nominalmente os bancos onde você tem conta nominalmente inclusive para evitar problemas) para familiar ou amigo de MUITA CONFIANÇA;
  • Encerrar contas em banco (especialmente se você paga taxas);
  • Preparar uma “minifarmácia” com remédios de uso eventual (pode não ser tão fácil de conseguir no Exterior) e remédios de uso contínuo para os primeiros meses;
  • Encerrar contas/contratos no seu nome ou transferir para o nome de outra pessoa (internet, celular, água, luz, telefone, por exemplo);
  • Providenciar uma receita para óculos (para ter com você em caso de perda);
  • Providenciar um segundo par de óculos de grau
  • Vender ou doar roupas e livros que você não vai levar — e que vão ficar parados mofando;
  • Deixar com familiar ou amigo os documentos importantes que você não vai levar, mas que por qualquer razão possa ser necessário ter acesso em algum momento (tipo carteira de trabalho, PIS, diplomas e outros);
  • Fazer um checkup de saúde básico;
  • Atualizar vacinas necessárias e levar a carteira internacional de vacinas para viagem;
  • Encaminhar a declaração de saída definitiva do Brasil (para quem vai ficar mais de um ano fora não ter problemas com a Receita Federal).

O que levar na mala para um intercâmbio?

A escolha do que levar na mala para um intercâmbio depende de MUITOS fatores. Faz muito calor? Frio? Neva onde você vai? É praticamente impossível prever o que vai acontecer e como você vai mudar durante o seu intercâmbio ou período de estudos fora. Mas algumas dicas de coisas para levar podem ajudar você a se adaptar mais rápido no exterior.

Checklist de Intercâmbio: coisas pra levar na mala

Umas dicas de coisas que me ajudaram que você pode comprar no Brasil (e pesquisar pelos preços e modelos que mais agradam você) e que podem ajudar a chegar de boa já no seu destino.

  • Adaptador universal para tomadas para levar na mala de mão. Afinal, não tem nada pior que estar sem bateria e seu carregador não encaixar na tomada
  • Carregador portátil (powerbank) para celulares e outros eletrônicos pequenos
  • Mapa do Brasil: seja daqueles simples e baratinhos, mais estilizados ou aqueles de raspar os lugares onde você já foi

Vai partir em breve? Tem alguma coisa para acrescentar nessa lista? Fala pra gente nos comentários 🙂

Faça o download da checklist pré-embarque para estudar fora

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais