Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Bolsas para doutorado na Itália na Universidade de Pádua
A Universidade de Pádua prevê bolsas para doutorado na Itália em diferentes áreas do conhecimento. Neste ano, o programa UNIPhD, do qual tratamos aqui anteriormente, não abriu – pelo menos por enquanto. Mas, no seu edital de admissão para os seus cursos de doutorados, a instituição prevê bolsas para temas específicos de pesquisa.
Como a própria descrição indica, essas bolsas servem para projetos que tenham relação com temáticas especificadas pelos programas de doutorado e vinculam os selecionado a desenvolver tais pesquisas.
Além disso, alguns cursos oferecem um número determinado de bolsas especificamente para alunos internacionais.
Cursos de doutorado oferecidos pela UNIPD
- Animal and food science;
- Arterial Hypertension and Vascular Biology (ARHYVAB);
- Astronomia;
- Biociência;
- Brain, mind and computer science;
- Crop science;
- Direito internacional e privado e do trabalho;
- Economia e administração;
- Filosofia;
- Fusion science and engineering;
- Geosciences;
- Direito;
- Human rights, society, and multi-level governance;
- Industrial engineering;
- Engenharia da informação;
Engenharia econômica e de gestão; - Engenharia mecatrônica e da inovação mecânica do produto;
- Land, environment, resources, health;
- Materials science and technology;
- Medicina do desenvolvimento e ciência da programação sanitária;
- Medicina molecular;
- Medicina especializada translacional;
- Neurociência;
- Oncologia e imunologia;
- Física;
- Ciência psicológica;
- Sciences, technologies and measurements for space;
- Ciências biomédicas;
- Ciências clínicas e experimentais;
- Ciência da engenharia civil, ambiental e da arquitetura;
- Ciência farmacológica;
- Ciências linguísticas, filológicas e literárias;
- Ciência matemática;
- Ciência molecular;
- Ciência pedagógica, da educação e da formação;
- Ciência estatística;
- Ciência veterinária e segurança alimentar;
- Social Science;
- História, crítica e conservação dos bens culturais;
- Estudos Históricos, geográficos e antropológicos.
Como são as bolsas para doutorado na Itália
As bolsas para doutorado na Itália com tema específico são financiadas pela Universidade de Pádua juntamente com outros entes financiadores. O benefício é destinado exclusivamente a candidatos que não tenham gozado, nos anos precedentes à utilização da bolsa, de uma renda superior ao montante anual da bolsa de estudos.
O valor pago anualmente aos bolsitas é de 16.243 euros e não é possível receber outro subsídio durante o recebimento da bolsa. Para eventuais estadias no exterior, o valor da bolsa aumenta em 50%.
Auxílio para estudantes internacionais
Além disso, graças à contribuição da Fondazione Cassa di Risparmio di Padova e Rovigo, a Universidade de Pádua oferece 20 bolsas reservadas a doutarandos internacionais, ou seja, candidatos com título obtido no exterior e não residentes na Itália.
O benefício inclui acesso gratuito a serviços de alojamento e refeitório junto à estrutura da Azienda Regionale per il Diritto allo Studio Universitario. Ele será atribuído com base na pontuação dos candidatos na fase de admissão ao doutorado.
Além dessa modalidade de ajuda adicional, existem também outras alternativas previstas no edital, então, vale a pena dar uma olhada com calma para ver em quais você se encaixa.
Quais são os requisitos para o doutorado na UNIPD
Os candidatos com título obtido no exterior devem ter um diploma acadêmico equivalente a Laurea specialista ou magistrale (mestrado) de uma instituição acadênica oficialmente reconhecida.
Quem ainda não terminou o mestrado também pode se candidatar, desde que obtenha o grau antes de 30 de setembro de 2024. Esses candidatos serão admitidos com reserva e deverão enviar o título posteriormente por e-mail para [email protected] junto com um documento de identificação.
De acordo com o edital, pessoas com deficiência e refugiados merecerão atenção especial da comissão de seleção do programa.
Como se candidatar às bolsas para doutorado na Itália da UNIPD
A solicitação de admissão e às bolsas de doutorado na Itália deve ser realizada no portal da UNIPD até as 13h (horário da Itália) do dia 13 de maio de 2024.
Durante a candidatura, será preciso indicar o desejo de concorrer às bolsas com tema específico e selecionar a temática de interesse.
Entre os documentos solicitados para a inscrição, estão:
- Cópia de um documento de identidade válido;
- Currículo detalhado (máx. 2 páginas);
- Diploma acadêmico, histórico escolar e nota final conquistada (em inglês ou italiano) na graduação e no mestrado;
- Carta de motivação;
- E-mails de referências (que serão contatadas para enviar diretamente uma carta de recomendação).
É importante saber que depois do pagamento de uma taxa de 30 euros, é possível modificar a candidatura. Mas, quando essa estiver finalizada, é necessário imprimir a candidatura, assinar e carregá-la no site juntamente com um documento de identidade. A falta da assinatura e do pagamento até o deadline indicado são motivos de exclusão da seleção.
Os candidatos pré-selecionados (que obtêm uma pontuação de 7/10) deverão realizar uma entrevista (prova oral) na data indicada nas informações do curso. A entrevista pode ser online, via Zoom. Alguns programas que prevêm um número de bolsas reservado para candidatos internacionais podem ter diferentes modalidades de admissão.
A publicação dos resultados da seleção deve ser divulgada a partir de 2 de julho de 2024 no site da universidade.
Saiba tudo sobre o doutorado na UNIPD
Leia o edital do UNIPhD
Acesse o portal de inscrições
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.