Stipendium Hungaricum: bolsas para estudar na Hungria
O programa Stipendium Hungaricum oferece bolsas para estudar na Hungria e está de volta no ano letivo de 2025-2026. Ele baseia-se em acordos bilaterais de cooperação assinados pelos ministérios da educação de diferentes países.
O programa Stipendium Hungaricum Brasil
Atualmente, o Stipendium Hungaricum possui cerca de 90 parceiros em cinco continentes do mundo. O programa é organizado pela Tempus Public Foundation, uma organização ligada ao governo húngaro.
A fundação tem como missão principal aumentar o número de estrangeiros na Hungria e incentivar as instituições de ensino a atrair estudantes de excelência. As candidaturas para brasileiros vão até dia 15 de janeiro de 2025.
>> Melhores bolsas para intercambio
Como são as bolsas para estudar na Hungria
As bolsas para estudar na Hungria contemplam vários níveis de estudo: graduação, mestrado, doutorado, cursos preparatórios em húngaro e intercâmbios de um ou dois semestres em todos os níveis da educação superior.
O programa prevê isenção de taxas universitárias, um auxílio mensal de cerca de 365 euros (no início) e 470 euros (no final) para doutorado e de 110 euros para o restante dos cursos durante todo o período de estudos.
As bolsas para estudar na Hungria também incluem alojamento gratuito ou uma ajuda de custo para acomodação. Os selecionados ganham também seguro médico.
>>> Melhores bolsas para estudar no Canadá
Requisitos e candidatura no Stipendium Hungaricum
O interessado tem a oportunidade de escolher entre opções de uma lista de quase 30 instituições de ensino húngaras e mais de 800 cursos nas mais variadas áreas. Há também a possibilidade de estudar em inglês, francês, alemão e húngaro.
Para se inscrever às bolsas para estudar na Hungria, é preciso ter mais de 18 anos e consultar as informações referentes ao Brasil no site do programa.
Ainda, os candidatos a doutorado precisam encontrar um supervisor, conforme as regras da instituição de escolha.
De modo geral, é preciso enviar para a Tempus Public Foundation os seguintes documentos:
- Formulário de inscrição preenchido;
- Carta de motivação;
- Diploma (de acordo com o nível exigido pelo curso);
- Histórico escolar;
- Certificado médico (se aplicável);
- Cópia do passaporte;
- Certificado de proficiência em inglês ou outro idioma;
- Cartas de recomendação;
- Portfólio (se aplicável);
- Pré-projeto de pesquisa (se aplicável).
Bolsas para estudar na Hungria: programas e áreas elegíveis
Estudantes do Brasil interessados no Stipendium Hungaricum podem se candidatar para diferentes tipos de curso e em diversas áreas. Confira abaixo mais detalhes sobre as possibilidades de estudar na Hungria de graça com a bolsa
- Graduação completa: Agricultura, Engenharia, Ciências Naturais, Esporte, Ciências Sociais, Artes;
- Mestrado completo: Agricultura, Engenharia, Ciências Naturais, Esporte, Ciências Sociais, Artes;
- Doutorado pleno: em qualquer área acadêmica;
- Graduação sanduíche: Agricultura, Engenharia, Ciências Naturais, Esporte, Ciências Sociais, Artes;
- Mestrado sanduíche: Agricultura, Engenharia, Ciências Naturais, Esporte, Ciências Sociais, Artes;
- Doutorado sanduíche: em qualquer área acadêmica.
Bolsistas do programa dão dicas
Aqui no Partiu Intercâmbio, já conversamos com mentorados aprovados em diversos programas de bolsa de estudos na Europa. O Rafael, turismólogo, estuda relações internacionais na Hungria com bolsa do Stipendium Hungaricum Brasil na Pécs Univestity e deu dicas sobre os cursos inscrição e outros detalhes.
Mais dicas para ganhar a bolsa para estudar na Hungria de graça vocês encontram nesse texto da Littieri Lamb. Ela fez mestrado em Arquitetura na Hungria, na Budapest University of Technology and Economics (BME, na sigla em húngaro) com bolsa do programa Stipendium Hungaricum e deu ótimas dicas para quem quer estudar no país.
>>> Mais bolsas para estudar na Europa
A candidatura do Stipendium Hungaricum 2025
Importante deixar claro que para o ano de 2025, o instituto parceiro para as candidaturas para estudar na Hungria não é o Ministério da Educação, como em anos anteriores. O parceiro é o SEGIB, Espaço Ibero–Americano do Conhecimento Secretaria para a Cooperação Ibero-Americana.
O órgão não pede nenhum processo extra de candidatura e não possui data de candidatura diferente da candidatura feita no site do programa Stipendium Hungaricum. No entanto, eles pedem que a documentação enviada para o SH seja enviada por email para [email protected] após finalizada a candidatura.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Veja a lista dos cursos e instituições
Veja informações sobre a candidatura
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
9 comentários em “Stipendium Hungaricum: bolsas para estudar na Hungria”
Gente, eu preciso muito de ajuda, eu quero muito entrar na “international law enforcement academies”, eu fiz várias pesquisas para saber um pouco mais sobre, porém não encontro como eu consigo entrar! Preciso muito mesmo de ajuda!!!!!
Também não entendi essa parte “As candidaturas só serão consideradas se o candidato for nomeado pelas autoridades responsáveis do parceiro remetente.”
No edital não informa o e-mail para o contato dos responsáveis pelo processo aqui no Brasil. Alguém sabe como proceder?
Olá bolsista rs
você sabe se o programa dá bolsas apenas para curso de inglês? venho procurado por uma bolsa de curso de inglês mas é bastante difícil.
Tenho 17 anos, completo 18 em 20 de fevereiro, gostaria de saber, se é possível o processo de candidatura, levando em consideração, que terei terminado o ensino médio até lá e certificado de proficiência em inglês
Olá!
Qual é a Sending Partner do Brazil?
Olá! Não entendi essa parte: “As candidaturas só serão consideradas se o candidato for nomeado pelas autoridades responsáveis do parceiro remetente.” Como sei quem é o remetente? Mesmo para concorrer às bolsas de graduação tenho que está filiado a uma universidade? Obrigado e parabéns pelo conteúdo!
Sou bolsista do Stipendium e apesar da bolsa não cobrir todos o gastos do estudante e da concorrência ter aumentado muito no ultimo ano, é uma grande oportunidade!
Não quer contar tua história no site? Entra em contato comigo no [email protected]