Politécnico de Milão tem programa de bolsas para mestrado na Itália
O Politécnico de Milão está recebendo inscrições para bolsas de estudo para mestrado na Itália. O programa seleciona os estudantes internacionais mais talentosos admitidos para um curso desse nível.
A universidade é considerada uma das mais importantes da Itália e oferece vários mestrados nas áreas de engenharia, arquitetura, design e ciência da computação. A maior parte dos cursos é em inglês.
>>> Tudo o que você precisa saber para estudar na Itália
Como são as bolsas para mestrado no Politécnico de Milão
A instituição prevê três tipos de bolsas por mérito. No caso das duas primeiras, o montante será transferido para a conta do bolsista em duas ou três parcelas por ano. Embora tenham isenção da matrícula, todos os estudantes deverão pagar uma taxa administrativa de cerca de 200 euros.
Platinum Scholarships
Inclui o valor de 10 mil euros por ano + isenção de taxas.
Gold Scholarships
A modalidade inclui o valor de 5 mil euros anuais + isenção de taxas.
Em ambas modalidades será dada prioridade às estudantes internacionais muheres que estiverem se candidatando para mestrados nos seguintes cursos:
- Engenharia Aeronáutica;
- Engenharia de Automação e Controle;
- Ciência e Engenharia da Computação;
- Engenharia Elétrica;
- Engenharia de Computação de Alto Desempenho;
- Engenharia Mecânica (Milão);
- Engenharia Espacial.
>>> Bolsas para estudar em Londres (de graça)
Gold Polo di Cremona
Essa modalidade de bolsas do Politécnico di Milano oferece isenção das taxas de tuition + um pagamento de 5 mil euros para estudantes internacionais que se candidatarem a frequentar um curso de Engenharia Agrícola ou Engenharia de Música e Acústica ministrado em inglês no Polo di Cremona para o ano letivo 2025-2026.
Gold Polo di Piacenza
As Bolsas de Estudo Gold Polo di Piacenza consistem em um pagamento de 5 mil euros para estudantes internacionais que se candidatarem e se inscreverem no primeiro ano do Mestrado em Arquitetura Sustentável e Design de Paisagem ou Engenharia de Energia-Renováveis e Sustentabilidade Ambiental ministrados em inglês no Polo di Piacenza,
Bronze di Piacenza Scholarships
Válidas para interessados nos cursos de Mestrado em Engenharia Mecânica – Mecatrônica para Manufatura e oferecem o valor de 2.500€ + isenção das taxas de tuition.
Silver Polo di Cremona, Lecco, Mantova, Piacenza
Essa modalidade das bolsas do Politécnico de Milão oferece isenção do pagamento das taxas de matrícula durante todo o ano letivo para o qual são concedidas.
Todos os estudantes internacionais que se candidatarem para mestrados em inglês no Polo di Cremona, Polo di Lecco, Polo di Mantova ou Polo di Piacenza para o ano letivo 2025-2026 podem se candidatar a essas bolsas de estudo.
Politecnico di Milano: total de bolsas ofertadas
Todos os anos o número de bolsas de estudos ofertadas pelo Politécnico de Milão varia. No ciclo 2025-2026 a quantidade de bolsas ofertadas é:
- 10 Platinum Scholarships
- 18 Gold Scholarship
- 1 Gold Polo di Cremona Scholarship;
- 16 Gold Polo di Piacenza Scholarships;
- 10 Bronze Polo di Piacenza Scholarships;
- 10 Silver Polo di Cremona, Lecco, Mantova, Piacenza Scholarships.
>> Como fazer prova de proficiência em Italiano
Politécnico de Milão: cursos oferecidos
Politécnico de Milão oferece 45 cursos de mestrado em diferentes áreas e espalhados em seis campi diferentes: Cremona, Mantova, Milano Bovisa, Milano Leonardo, Piacenza e Lecco. Veja a lista completa de mestrados da universidade italiana abaixo:
- Engenharia aeronáutica
- Engenharia Agrícola
- História e Design Arquitetônico
- Arquitetura – Arquitetura de Edifícios
- Arquitetura – Ambientes Construídos Interiores
- Arquitetura e Desing Urbano
- Engenharia de Automação e Controle
- Engenharia Biomédica
- Engenharia de construção e arquitetura
- Engenharia Predial
- Engenharia de construção/Arquitetura
- Engenheiria química
- Engenharia Civil
- Engenharia Civil para Mitigação de Riscos
- Design de Comunicação
- Ciência da Computação e Engenharia
- Design & Engenharia
- Design para Sistemas de Moda
- Design digital de Interação
- Engenharia elétrica
- Engenharia eletrônica
- Engenharia de Energia
- Fisica de engenharia
- Engenharia Ambiental e Ordenamento do Território
- Engenharia de Alimentos
- Engenharia Geoinformática
- Engenharia de Computação de Alto Desempenho
- Projeto Integrado de Produto
- Design de Interiores e Espaços
- Arquitetura da paisagem. Patrimônio Paisagístico
- Engenharia de gerência
- Gestão do Ambiente Construído
- Engenharia de Materiais e Nanotecnologia
- Engenharia matemática
- Engenharia Mecânica
- Engenharia de Mobilidade
- Engenharia Musical e Acústica
- Engenharia nuclear
- Projeto de Sistema de Serviço de Produto
- Engenharia de Segurança e Prevenção na Indústria de Processos
- Engenharia Espacial
- Arquitetura Sustentável e Paisagismo
- Engenharia de Telecomunicação
- Planejamento Urbano e Políticas Públicas
>>> Cursos de inglês online gratuitos
Candidatura às bolsas de mestrado no Politécnico de Milão
Todos os estudantes inscritos com uma candidatura completa (incluindo certificado de idioma) para um mestrado no Politécnico de Milão serão automaticamente considerados para as bolsas.
Todos os detalhes sobre as inscrições para um curso da universidade estão disponíveis no site da universidade.
Os bolsistas serão selecionados entre os candidatos que aplicarem online:
- Primeira Chamada: de 15 de outubro até 2 de dezembro
- Segunda chamada: de 9 de dezembro a 4 de março
- Terceira chamada: de 10 de março a 15 de maio
A seleção do programa será realizada com base na documentação fornecida pelo estudante e serão avaliados seu desempenho e suas conquistas na formação prévia, os requisitos para o ingresso no curso e a motivação.
>>> Confira as melhores bolsas para estudar fora
No entanto, também serão levados em consideração critérios relacionados à composição das turmas, como idade (preferência para os mais jovens), equilíbrio de gênero e país de origem.
O resultado da seleção dos candidatos inscritos será divulgado em meados de julho.
Sobre o Politecnico di Milano
O Politecnico di Milano, ou PoliMi, é uma universidade pública da Itália com foco em ciências exatas nas áreas de engenharia, arquitura e design industrial. Segundo o ranking da QS, a universidade italiana é a 1ª da Itália e ocupa a posição 139ª no mundo.
O Politécnico oferece vários cursos de graduação, mestrado e de doutorado em uma ampla gama de áreas temáticas e disciplinas. A universidade em Milão foca na qualidade e inovação de seu ensino e pesquisa, desenvolvendo um relacionamento frutífero com o mundo empresarial e produtivo por meio de pesquisa experimental e transferência tecnológica.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.
Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Veja informações sobre as bolsas
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.