Universidade de Turim dá bolsas para mestrado na Itália




universidade de turim mestrado na itália

A Universidade de Turim, na Itália, está recebendo candidaturas para um edital de bolsas para mestrado. O prazo para se inscrever termina no dia 28 de abril.

Bolsas na Itália

O programa é voltado a estudantes internacionais que não tenham feito a graduação na Itália. Além disso, os candidatos devem estar ingressando no mestrado (ou seja, não podem já estar estudando na instituição). Ah, vale dizer que a Universidade de Turim oferece vários cursos em língua inglesa.

>>> Bolsas da Universidade de Bolonha para estudar na Itália recebem inscrições

Sobre as bolsas para mestrado na Itália

O valor do benefício concedido pela Universidade de Turim é de 9 mil euros anuais. O montante será pago em quatro parcelas no total (duas por ano).

As bolsas têm duração de dois anos, assim como a “laurea magistrale”, como é chamado o mestrado por lá. Entretanto, para ter o auxílio renovado no 2º ano, é preciso cumprir alguns requisitos de mérito (um mínimo de créditos obtidos, etc).

Ao total, estão sendo oferecidas 13 bolsas. Uma parte, porém, é reservada a candidatos de determinados países. No entanto, quatro delas serão distribuídas para estudantes de qualquer país — com exceção dos contemplados pelas bolsas específicas.

>>> Como conseguir bolsa para estudar na Itália

Requisitos para se candidatar ao programa

Podem se candidatar às bolsas da Universidade de Turim, estudantes que respondam aos seguintes requisitos:

  • Ter feito a graduação em um país diferente da Itália;
  • Não ter cidadania italiana;
  • Não ser residente na Itália;
  • Possuir os requisitos específicos do curso escolhido;
  • Nunca ter estudado na Universidade de Turim;
  • Não ter mais do que 29 anos no dia 28 de abril de 2021;
  • Ter conhecimento em italiano ou em inglês, conforme a lúngua oficial do curso, de nível mínimo B2.

Além disso, os selecionados não poderão estar recebendo nenhum outro tipo de benefício de programas internacionais de financiamento (bolsas Erasmus Mundus, bolsas MAECI, etc).

Até o ano passado, era exigido que os candidatos tivessem feito o teste GRE para aplicar. Neste ano, porém, essa informação não consta no edital.

>>> Como estudar na Itália: tudo que você precisa saber

Como se candidatar às bolsas da Universidade de Turim

A candidatura ao programa de bolsas para mestrado na Universidade de Turim deve ser realizada por meio de processo online no site da instituição: https://apply.unito.it/.

Os interessados devem, primeiramente, escolher o curso e enviar a candidatura ao mestrado. Posteriormente, com o código recebido na fase da inscrição online, poderão completar o formulário relativo ao edital.

Ao preencher esse formulário, os candidatos deverão anexar o certificado de proficiência em inglês ou italiano. Além disso, deverão também indicar o nome e as informações de dois ou três professores da graduação que poderão ser contatados pela instituição para envio de carta de referência. Por fim, é necessário enviar também uma cópia do diploma de graduação e do histórico escolar, além do CV e de uma carta de motivação.

Diferentemente das outras edições, em que o critério de seleção era o resultado no GRE, desta vez, as candidaturas serão avaliadas com base na certificação linguística, nas referências e em uma entrevista motivacional.

Os resultados serão publicados no final de junho no portal da Universidade de Turim, na seção para estudantes internacionais.

Saiba mais sobre as bolsas
Acesse o edital do programa
Veja a lista de mestrados da universidade
Envie a sua candidatura

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

2 responses to “Universidade de Turim dá bolsas para mestrado na Itália”

  1. Giovana says:

    Bruna, essa carta de motivação no formulario da bolsa é referente a bolsa?

  2. WEVERTON CASTRO says:

    Oi Bruna boa tarde, gostaria de saber duas coisas:
    First one: se há em algum país bolsa para pós-graduação em Medicina, eu já sou graduado aqui no Brasil em Enfermagem e gostaria de fazer uma pós a nível graduação aqui no Brasil de medicina fora.
    Second: Faço mestrado e gostaria de fazer um intercambio, mesmo que fosse de um mês, já que o mestrado é relativamente rápido e não dá para sair para fora, sendo mais viável no Doutorado, mas queria muito ter um intercâmbio durante o mestrado em outra universidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio