universidade de turim mestrado na itália

Universidade de Turim dá bolsas para mestrado na Itália

Inscrições até 27/04/2021

A Universidade de Turim, na Itália, está recebendo candidaturas para um edital de bolsas para mestrado. O prazo para se inscrever termina no dia 28 de abril.

O programa é voltado a estudantes internacionais que não tenham feito a graduação na Itália. Além disso, os candidatos devem estar ingressando no mestrado (ou seja, não podem já estar estudando na instituição). Ah, vale dizer que a Universidade de Turim oferece vários cursos em língua inglesa.

>>> Bolsas da Universidade de Bolonha para estudar na Itália recebem inscrições

Sobre as bolsas para mestrado na Itália

O valor do benefício concedido pela Universidade de Turim é de 9 mil euros anuais. O montante será pago em quatro parcelas no total (duas por ano).

As bolsas têm duração de dois anos, assim como a “laurea magistrale”, como é chamado o mestrado por lá. Entretanto, para ter o auxílio renovado no 2º ano, é preciso cumprir alguns requisitos de mérito (um mínimo de créditos obtidos, etc).

Ao total, estão sendo oferecidas 13 bolsas. Uma parte, porém, é reservada a candidatos de determinados países. No entanto, quatro delas serão distribuídas para estudantes de qualquer país — com exceção dos contemplados pelas bolsas específicas.

>>> Como conseguir bolsa para estudar na Itália

Requisitos para se candidatar ao programa

Podem se candidatar às bolsas da Universidade de Turim, estudantes que respondam aos seguintes requisitos:

  • Ter feito a graduação em um país diferente da Itália;
  • Não ter cidadania italiana;
  • Não ser residente na Itália;
  • Possuir os requisitos específicos do curso escolhido;
  • Nunca ter estudado na Universidade de Turim;
  • Não ter mais do que 29 anos no dia 28 de abril de 2023;
  • Ter conhecimento em italiano ou em inglês, conforme a lúngua oficial do curso, de nível mínimo B2.

Além disso, os selecionados não poderão estar recebendo nenhum outro tipo de benefício de programas internacionais de financiamento (bolsas Erasmus Mundus, bolsas MAECI, etc).

Até o ano passado, era exigido que os candidatos tivessem feito o teste GRE para aplicar. Neste ano, porém, essa informação não consta no edital.

>>> Como estudar na Itália: tudo que você precisa saber

Como se candidatar às bolsas da Universidade de Turim

A candidatura ao programa de bolsas para mestrado na Universidade de Turim deve ser realizada por meio de processo online no site da instituição: https://apply.unito.it/.

Os interessados devem, primeiramente, escolher o curso e enviar a candidatura ao mestrado. Posteriormente, com o código recebido na fase da inscrição online, poderão completar o formulário relativo ao edital.

Ao preencher esse formulário, os candidatos deverão anexar o certificado de proficiência em inglês ou italiano. Além disso, deverão também indicar o nome e as informações de dois ou três professores da graduação que poderão ser contatados pela instituição para envio de carta de referência. Por fim, é necessário enviar também uma cópia do diploma de graduação e do histórico escolar, além do CV e de uma carta de motivação.

Diferentemente das outras edições, em que o critério de seleção era o resultado no GRE, desta vez, as candidaturas serão avaliadas com base na certificação linguística, nas referências e em uma entrevista motivacional.

Os resultados serão publicados no final de junho no portal da Universidade de Turim, na seção para estudantes internacionais.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre as bolsas
Veja a lista de mestrados da universidade
Envie a sua candidatura

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

2 comentários em “Universidade de Turim dá bolsas para mestrado na Itália”

  1. WEVERTON CASTRO

    Oi Bruna boa tarde, gostaria de saber duas coisas:
    First one: se há em algum país bolsa para pós-graduação em Medicina, eu já sou graduado aqui no Brasil em Enfermagem e gostaria de fazer uma pós a nível graduação aqui no Brasil de medicina fora.
    Second: Faço mestrado e gostaria de fazer um intercambio, mesmo que fosse de um mês, já que o mestrado é relativamente rápido e não dá para sair para fora, sendo mais viável no Doutorado, mas queria muito ter um intercâmbio durante o mestrado em outra universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais