Universidade de Turim dá bolsas para mestrado na Itália
A Universidade de Turim, na Itália, está recebendo candidaturas para um edital de bolsas para mestrado. O prazo para se inscrever termina no dia 29 de janeiro de 2026.
O programa é voltado a estudantes internacionais que não tenham feito a graduação na Itália. Além disso, os candidatos devem estar ingressando no mestrado (ou seja, não podem já estar estudando na instituição). Ah, vale dizer que a Universidade de Turim oferece vários cursos em língua inglesa.
>>> Bolsas da Universidade de Bolonha para estudar na Itália recebem inscrições
Sobre as bolsas para mestrado na Itália
O valor do benefício concedido pela Universidade de Turim no Talents 4 UniTO é de 10 mil euros anuais, 20 mil euros no total. O montante será pago em quatro parcelas no total (duas por ano).
As bolsas têm duração de dois anos, assim como a “laurea magistrale”, como é chamado o mestrado por lá. Entretanto, para ter o auxílio renovado no 2º ano, é preciso cumprir alguns requisitos de mérito (um mínimo de créditos obtidos, etc).
Ao total, estão sendo oferecidas 40 bolsas, sendo duas para cada curso contemplado pelo edital.
Cursos ministrados em inglês
- Area and Global Studies for International Cooperation;
- Artificial Intelligence and High Performance Computing Technologies;
- Artificial Intelligence for Biomedicine and Healthcare;
- Biotechnological and Chemical Sciences in Diagnostics;
- Biotechnology for Neuroscience;
- Cellular and Molecular Biology;
- Cultural Heritage and Creativity for Tourism and Territorial Development;
- Economics;
- English and American Studies;
- European Legal Studies;
- Geography and Territorial Sciences – Urban and Political Geography;
- Language Technologies and Digital Humanities;
- Materials Science;
- Molecular Biotechnology;
- Quantitative Finance and Insurance;
- Stochastics and Data Science.
Requisitos para se candidatar ao programa
Podem se candidatar às bolsas da Universidade de Turim, estudantes que respondam aos seguintes requisitos:
- Ter feito a graduação em um país diferente da Itália;
- Não ter cidadania italiana;
- Não ser residente na Itália;
- Possuir os requisitos específicos do curso escolhido;
- Nunca ter estudado na Universidade de Turim;
- Ter conhecimento de inglês comprovado de nível mínimo B2.
>>> Como estudar na Itália: tudo que você precisa saber
Como se candidatar às bolsas da Universidade de Turim
Todos os candidatos que possuem os requisitos será automaticamente incluídos na seleção. Sendo assim, não é preciso preencher um formulário específico para participar do edital, nem apresentar documentos adicionais. A candidatura para mestrado na Universidade de Turim deve ser realizada por meio de processo online no site da instituição: https://apply.unito.it/.
Ao preencher o formulário, os candidatos deverão anexar a documentação solicitada e o certificado de proficiência em inglês ou italiano. Além disso, deverão também indicar o nome e as informações de dois ou três professores da graduação que poderão ser contatados pela instituição para envio de carta de referência. Por fim, é necessário enviar também uma cópia do diploma de graduação e do histórico escolar, além do CV e de uma carta de motivação.
Os resultados serão publicados a partir de 14 de maio no portal da Universidade de Turim, na seção para estudantes internacionais.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem no dia 5 de janeiro! Nossos mentorados do Partiu Pós no Exterior conseguiram bolsas de estudos nos melhores programas de mestrado e doutorado do mundo.
Em 5 de janeiro às 19h30, você poderá conversar ao vivo no Youtube com mentoradas em programas no exterior com bolsas integrais aprovadas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Saiba mais sobre as bolsas
Acesse o edital do programa
Envie a sua candidatura
Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

2 comentários em “Universidade de Turim dá bolsas para mestrado na Itália”
Bruna, essa carta de motivação no formulario da bolsa é referente a bolsa?
Oi Bruna boa tarde, gostaria de saber duas coisas:
First one: se há em algum país bolsa para pós-graduação em Medicina, eu já sou graduado aqui no Brasil em Enfermagem e gostaria de fazer uma pós a nível graduação aqui no Brasil de medicina fora.
Second: Faço mestrado e gostaria de fazer um intercambio, mesmo que fosse de um mês, já que o mestrado é relativamente rápido e não dá para sair para fora, sendo mais viável no Doutorado, mas queria muito ter um intercâmbio durante o mestrado em outra universidade.