bolsas para curso de verão na Alemanha ISU Kassel

ISU Kassel: bolsas para curso de verão na Alemanha em diversas áreas

bolsas para curso de verão na Alemanha
ISU Kassel/Divulgação

Procurando oportunidades para combinar viagem com estudos nas férias do meio do ano? A Universidade de Kassel está recebendo candidaturas às bolsas para curso de verão na Alemanha. A instituição oferece programas de quatro semanas focados em questões atuais e voltados para estudantes universitários internacionais.

Todos os anos, cerca de 50 participantes frequentam a Universidade Internacional de Verão em Kassel (International Summer University at Kassel – ISU Kassel). Tratam-se de seminários nas seguintes áreas:

  • Engenharia – Meio Ambiente e Inovação;
  • Cultura – Comunicação Internacional e Cultura Alemã;
  • Nanociência – Moléculas e Tecnologia;
  • Ciências do Esporte – Aprendizado de motores e Remo.

>>> Global Youth Summit: bolsa para ir para Suíça participar de evento
>>> AKS: Bolsas para curso de verão na Coreia do Sul
>>> Bolsas para curso de verão nos EUA para jovens brasileiros da Universidade de Chicago

Como é o programa da Universidade de Kassel

O programa da Universidade de Kassel, que também oferece bolsas para curso de verão na Alemanha, combina aulas, atividades de lazer, workshops, excursões e curso de alemão. De acordo com os seus interesses pessoais, os estudantes terão a oportunidade de obter informações valiosas no campo de estudo escolhido. Além disso, os participantes poderão melhorar as suas habilidades de comunicação intercultural em um ambiente de aprendizagem internacional.

As aulas são em inglês e acontecem diariamente pela manhã ou à tarde. Cada seminário é composto por 20 horas/aula e vale três créditos. É possível escolher um módulo e participar de até dois seminários (à escolha do candidato) e do curso do alemão. Embora o conhecimento prévio no campo de estudo possa ser útil para a conclusão do curso, a admissão não se restringe a alunos que estejam estudando especificamente nas áreas em questão.

Kassel fica em uma localização central na Alemanha, o que facilita o acesso a outras cidades alemãs e aos demais destinos europeus. No ISU Kassel estão incluídas viagens a Berlim, Frankfurt ou para a cidade histórica de Marburg.

Os alunos ficarão hospedados em famílias anfitriãs durante o período de estadia. O objetivo é oferecer aos participantes uma impressão ampla e realista da cultura alemã e da vida diária no país. Neste ano, o programa de verão acontece de 23 de junho a 21 de julho.

Bolsas para curso de verão na Alemanha

A taxa de inscrição para o ISU Kassel custa 2.190 euros, e tem um desconto para quem realiza o pagamento antes do dia 1º de abril (ficando 1.990 euros). Nesse valor, estão incluídos: dois seminários (40 horas/aula); curso de alemão (40 horas/aula); workshops; programas culturais (excursões, cerimônias de abertura e conclusão do programa, etc); hospedagem em famílias anfitriãs e duas refeições/dia; ticket para transporte público em Kassel; seguro-saúde.

O programa prevê algumas bolsas que cobrem integral ou parcialmente o valor de inscrição no curso. Existem diferentes tipos de bolsas para cursos de verão na Alemanha:

Bolsa de Engenharia de Terremoto

Bolsa de estudos integral que cobre o valor de inscrição antecipada (1.990 euros). Ela é voltada a estudantes interessados no curso de Introdução à Engenharia de Terremoto que estejam afiliados a uma instituição de ensino superior. O valor não é pago em dinheiro. Aqui você pode ler mais sobre esta bolsa.

Bolsa Nano

Benefício no valor de 2.200 euros que cobre a taxa de inscrição antecipada (1.990 euros) mais um subsídio de até 210 euros para viagem. É voltada para estudantes de graduação ou pós-graduação interessados em participar do módulo de Nanociência. O valor do subsídio de viagem será pago em dinheiro após a chegada em Kassel. Leia aqui sobre esta bolsa.

Bolsa da Sociedade Alemã de Cambridge

O benefício de 1 mil euros é concedido pela Sociedade Alemã de Cambridge a dois candidatos que desejam participar de um dos seguintes módulos: Nano, Cultura ou Engenharia. Esta bolsa é destinada a reduzir a taxa do programa e não será paga em dinheiro. Além disso, após a aceitação da bolsa, o candidato deverá pagar o restante da taxa (999 euros) antes do início das aulas. Leia mais sobre esta bolsa neste link.

É importante notar que nenhuma das bolsas cobrem as passagens de ida e volta do país de origem do candidato, nem a viagem opcional a Berlim. Há também a possibilidade de conseguir uma bolsa do DAAD (Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão) para fazer o curso de verão da Universidade de Kassel. Para verificar a disponibilidade dos benefícios, é necessário acessar o banco de informações do serviço.

Requisitos e candidatura

Para participar e concorrer a uma das bolsas para curso de verão na Alemanha, é preciso enviar uma carta de motivação afirmando porque você é elegível para a bolsa e uma carta de recomendação de um professor (que pode ser enviada junto à candidatura ou diretamente pelo professor ao e-mail [email protected]).

Além disso, também é necessário enviar:

  • Formulário de inscrição preenchido e assinado (disponível neste link) ;
  • Currículo;
  • Cópia do histórico escolar de todos os exames universitários prestados até então (original e tradução em inglês);
  • Comprovante de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS ou certificado de inglês de um centro de idioma local, como o British Council, English First ou o centro de idiomas da sua universidade).

Para se candidatar para receber um dos benefícios, você deve indicar na carta de candidatura a bolsa desejada. Verifique todos os documentos e coloque-os em um único arquivo PDF na seguinte ordem: formulário de inscrição, CV, histórico, certificado de inglês, carta de motivação para a bolsa, carta de recomendação. O arquivo deve ser enviado por e-mail para [email protected].

As inscrições para as bolsas para curso de verão na Alemanha vão até as 23h59 (horário alemão) do dia 18 de março. Você pode acessar as informações específicas sobre os módulos e os seminários nesta página.

Acesse o site do ISU Kassel
Saiba mais sobre a candidatura e as bolsas
Inscreva-se agora

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post

>>> Veja todas as bolsas para estudar na Alemanha
>>> Como é fazer mestrado na Alemanha?
>>> Veja todas as bolsas de estudos com  seleção aberta

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

2 comentários em “ISU Kassel: bolsas para curso de verão na Alemanha em diversas áreas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais