Empoderamento Legal: aperfeiçoamento profissional em direito no exterior

direito no exterior aperfeiçoamento empoderamento legal

Entre os dias 1º e 6 de dezembro acontece em Budapeste, na Hungria, o Curso de Liderança em Empoderamento Legal da Escola de Políticas Públicas da Universidade da Europa Central (CEU). É uma oportunidade para quem busca um aperfeiçoamento profissional em direito no exterior.

Bolsas na área do Direito

O tema é super interessante, já que o empoderamento legal busca capacitar pessoas para se tornarem capazes de usar a lei para proteger seus direitos. O curso tem o objetivo de formar um quadro de líderes globais comprometidos com esse processo.

>>> Bolsa para mestrado em direito da propriedade intelectual na Alemanha

Sobre o curso de empoderamento legal

O curso, que dura cinco dias, está na sua 5ª edição. Ele é fruto de uma parceria entre CEU, Open Society Justice Initiative, Namati e Instituto Robert L. Bernstein de Direitos Humanos da Escola de Direito da Universidade de Nova York.

Os professores são profissionais e acadêmicos respeitados do direito no exterior e conhecedores dos temas-chave do curso. Durante os cinco dias de aperfeiçoamento, serão discutidos assuntos como a teoria por trás do empoderamento legal, os movimentos sociais e o papel dos profissionais da área na realização de mudanças importantes.

A estrutura do curso é dividida da seguinte forma: estudos de caso, sessões transversais, módulos de capacitação e debates em pequenos grupos de trabalho. E ele não se limita apenas aos dias em Budapeste.

>>> Quem estuda direito pode fazer intercâmbio

Antes de começar o aperfeiçoamento em direito no exterior, os participantes devem se preparar. Para isso, é necessário fazer algumas leituras recomendadas e escrever uma apresentação de problema (descrevendo uma área de desafio) ou um projeto de pesquisa ou ação que deseja realizar durante o curso.

Depois de passar esses dias na Hungria, o participante deve enviar as suas reflexões finais sobre o problema anteriormente apresentado ou uma versão revisada do seu projeto.

Bolsas para curso de direito no exterior e requisitos

O valor de inscrição no curso é de 2 mil euros. Esse valor não inclui viagem e hospedagem. Nele estão incluídos apenas o almoço e coffee breaks durante o evento. No entanto, são concedidas algumas bolsas de estudo que podem cobrir passagens, acomodação e o valor total do curso.

A capacitação é destinada a pessoas cujo trabalho e os interesses estejam diretamente relacionados ao empoderamento legal. Elas podem vir de diferentes contextos:

  • Bacharéis em direito e líderes da sociedade civil ou de organizações comunitárias que estão desenvolvendo (ou desejam desenvolver) programas de empoderamento legal;
  • Líderes parlamentares e funcionários públicos com o poder de apoiar ou regular esforços nesse sentido;
  • Representantes de agências de desenvolvimento que trabalham com empoderamento legal em nível nacional ou internacional;
  • Acadêmicos e pesquisadores interessados em trabalhar com programas desse tipo.

>>> Bolsas de estudo da ONU para curso de direito internacional em Haia

Como se candidatar ao curso e à bolsa

Os interessados no curso de direito no exterior devem se inscrever até o dia 8 de agosto. A candidatura é feita através do preenchimento de um formulário online com informações pessoais, interesses e experiência profissional.

Além de enviar o projeto ou a apresentação sobre os quais falamos acima, é preciso também anexar o currículo. Não é necessário enviar uma candidatura separada para a bolsa, basta indicar no formulário para ser considerado na seleção.

Confira o edital do curso
Saiba mais sobre a Escola de Políticas Públicas da CEU
Acesse o formulário de candidatura

+ Bolsas de estudos

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

 >>> O que precisa para estudar na Europa?

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.