Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
Empoderamento Legal: aperfeiçoamento profissional em direito no exterior
Entre os dias 1º e 6 de dezembro acontece em Budapeste, na Hungria, o Curso de Liderança em Empoderamento Legal da Escola de Políticas Públicas da Universidade da Europa Central (CEU). É uma oportunidade para quem busca um aperfeiçoamento profissional em direito no exterior.
O tema é super interessante, já que o empoderamento legal busca capacitar pessoas para se tornarem capazes de usar a lei para proteger seus direitos. O curso tem o objetivo de formar um quadro de líderes globais comprometidos com esse processo.
>>> Bolsa para mestrado em direito da propriedade intelectual na Alemanha
Sobre o curso de empoderamento legal
O curso, que dura cinco dias, está na sua 5ª edição. Ele é fruto de uma parceria entre CEU, Open Society Justice Initiative, Namati e Instituto Robert L. Bernstein de Direitos Humanos da Escola de Direito da Universidade de Nova York.
Os professores são profissionais e acadêmicos respeitados do direito no exterior e conhecedores dos temas-chave do curso. Durante os cinco dias de aperfeiçoamento, serão discutidos assuntos como a teoria por trás do empoderamento legal, os movimentos sociais e o papel dos profissionais da área na realização de mudanças importantes.
A estrutura do curso é dividida da seguinte forma: estudos de caso, sessões transversais, módulos de capacitação e debates em pequenos grupos de trabalho. E ele não se limita apenas aos dias em Budapeste.
Antes de começar o aperfeiçoamento em direito no exterior, os participantes devem se preparar. Para isso, é necessário fazer algumas leituras recomendadas e escrever uma apresentação de problema (descrevendo uma área de desafio) ou um projeto de pesquisa ou ação que deseja realizar durante o curso.
Depois de passar esses dias na Hungria, o participante deve enviar as suas reflexões finais sobre o problema anteriormente apresentado ou uma versão revisada do seu projeto.
Bolsas para curso de direito no exterior e requisitos
O valor de inscrição no curso é de 2 mil euros. Esse valor não inclui viagem e hospedagem. Nele estão incluídos apenas o almoço e coffee breaks durante o evento. No entanto, são concedidas algumas bolsas de estudo que podem cobrir passagens, acomodação e o valor total do curso.
A capacitação é destinada a pessoas cujo trabalho e os interesses estejam diretamente relacionados ao empoderamento legal. Elas podem vir de diferentes contextos:
- Bacharéis em direito e líderes da sociedade civil ou de organizações comunitárias que estão desenvolvendo (ou desejam desenvolver) programas de empoderamento legal;
- Líderes parlamentares e funcionários públicos com o poder de apoiar ou regular esforços nesse sentido;
- Representantes de agências de desenvolvimento que trabalham com empoderamento legal em nível nacional ou internacional;
- Acadêmicos e pesquisadores interessados em trabalhar com programas desse tipo.
>>> Bolsas de estudo da ONU para curso de direito internacional em Haia
Como se candidatar ao curso e à bolsa
Os interessados no curso de direito no exterior devem se inscrever até o dia 8 de agosto. A candidatura é feita através do preenchimento de um formulário online com informações pessoais, interesses e experiência profissional.
Além de enviar o projeto ou a apresentação sobre os quais falamos acima, é preciso também anexar o currículo. Não é necessário enviar uma candidatura separada para a bolsa, basta indicar no formulário para ser considerado na seleção.
Confira o edital do curso
Saiba mais sobre a Escola de Políticas Públicas da CEU
Acesse o formulário de candidatura
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.