curso no Canadá com tudo pago Capes

Capes dá curso no Canadá com tudo pago para professores

curso no Canadá com tudo pago Capes

A Capes está recebendo até o dia 19 de fevereiro candidaturas para um curso no Canadá com tudo pago voltado a professores brasileiros de escolas públicas.

Bolsas no Canadá

O Programa de Desenvolvimento de Professores da Educação Básica no Canadá é resultado de uma iniciativa que faz parte de um acordo de cooperação entre a Capes e o Colleges and Institutes Canada (CICan). O seu objetivo é promover a capacitação e o aperfeiçoamento de professores que estão nas salas de aula das redes estadual, municipal e distrital do país.

>>> Acesse todos os vídeos sobre estudar no Canadá

Saiba tudo sobre o curso e as bolsas

O curso no Canadá com tudo pago tem duração de oito semanas. Ele é dividido em duas partes. A primeira é um curso básico de inglês, enquanto a segunda, um curso de formação para professores. O tema é a gestão de sala de aula e a aprendizagem centrada no aluno.

>>> Veja outras oportunidades para professores

Serão oferecidas até 102 vagas, distribuídas por região e pelo tipo de atuação do professor. Todos os detalhes estão no edital do programa.

As bolsas oferecidas pela Capes aos docentes da rede pública brasileira incluem:

  • Passagem aérea internacional de ida e volta;
  • Ajuda de custo;
  • Seguro saúde;
  • Deslocamento no Canadá: aeroporto/universidade/aeroporto;
  • Alojamento em casa de família canadense (incluindo 3 refeições);
  • Curso de formação e material didático;
  • Passagem aérea nacional e hospedagem para participação na orientação pré-partida (se houver).

Requisitos para participar do aperfeiçoamento profissional no Canadá

Podem participar do curso no Canadá com tudo pago docentes de todos os níveis da educação básica. Isso inclui: educação infantil ou anos iniciais do fundamental; anos finais do fundamental; ensino médio; escolas do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

No entanto, os professores precisam cumprir alguns requisitos. Além de exercer o cargo de docente em escola da rede pública de educação básica, o candidato deve:

  • Ser concursado e estar com o estágio probatório concluído até o último dia do período de inscrição previsto no edital;
  • Atuar como docente em sala de aula;
  • Não estar de licença ou afastado de suas atividades laborais;
  • Possuir diploma de licenciatura;
  • Não possuir formação/titulação em nível de pós-graduação stricto sensu;
  • Comprovar conhecimento em nível básico da língua inglesa;
  • Ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil com visto permanente;
  • Cadastrar seu currículo na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível em eb.capes.gov.br, com todas as informações referentes à sua formação acadêmica e à sua atuação profissional na educação básica;
  • Elaborar um projeto de intervenção pedagógica a partir da sua própria experiência profissional, a ser desenvolvido em sua escola após o retorno ao Brasil.

Não pode participar do intercâmbio no Canadá quem recebe ou já recebeu bolsa ou benefício financeiro de outras entidades para objetivos similares ao do programa. Se isso ocorrer, haverá o cancelamento do benefício e de ressarcimento dos valores pagos, conforme legislação.

>>> Educação no Canadá: uma imersão no melhor investimento do país

Os candidatos também não podem ter participado do Programa SETEC-CAPES/NOVA ou de Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI/CAPL/Certificate) ou de edições anteriores curso no Canadá com tudo pago.

>>> PDPI 2020: programa Fulbright/Capes dá bolsas para professores de inglês nos EUA

Candidatura ao curso com tudo pago no Canadá

Os interessados no curso com tudo pago no Canadá devem enviar suas candidaturas até o dia 19 de fevereiro exclusivamente pela internet. Para realizar a inscrição, é necessário, primeiramente, cadastrar ou atualizar o currículo na plataforma Capes.

Depois disso, é preciso acessar o formulário de candidatura e anexar os seguintes documentos:

  • Cópia do passaporte com validade mínima até outubro de 2020;
  • Cópia do Diploma de Licenciatura;
  • Declaração da área responsável pela gestão de pessoas do órgão empregador ou cópia do último contracheque;
  • Projeto de intervenção pedagógica;
  • Carta de anuência (modelo do edital);
  • Declaração de tempo de atuação como docente da educação básica, emitido pelo(s) órgão(s) empregador(es) contendo, obrigatoriamente, o(s) período(s) de atuação em número de dias;
  • Comprovante de conhecimento em nível básico da língua inglesa (de acordo com possibilidades do edital).

Os documentos devem ser digitalizados e anexados no formato PDF com até 5MB cada arquivo.

Seleção e divulgação dos resultados da bolsa da Capes

A comissão de seleção irá analisar dois aspectos das candidaturas: análise técnica e análise de mérito. A primeira consiste na verificação do atendimento dos requisitos e é eliminatória.

Já a segunda consiste na pontuação referente à atuação profissional do candidato e ao projeto apresentado – e é classificatória.

O resultado da seleção para o curso no Canadá com tudo pago será divulgado até 15 de abril. A orientação pré-partida acontecerá nos dias 2 e 3 de junho. As atividades acadêmicas no Canadá serão de 8 de junho a 31 de julho.

Veja todas as informações sobre o curso
Leia o edital do programa da Capes
Acesse o formulário de candidatura

 

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais