Bolsas ICETEX pós-graduação na Colômbia (mestrado e doutorado)
Um programa do governo colombiano está com o edital aberto e oferece diferentes bolsas para pós-graduação na Colômbia. O programa do Instituto Colombiano de Crédito Educativo y Estudios Técnicos en el Exterior (ICETEX) é voltado a estudantes estrangeiros interessados em especializações, mestrados ou doutorados na Colômbia. O edital abrange todas as áreas de estudo. Porém, o candidato deve ter o aceite de uma das universidades participantes do programa.
Bolsas Beca Colômbia do ICETEX
O Programa Beca Colômbia oferece dois tipos de benefícios para estudantes estrangeiros:
- Para estrangeiros que desejam realizar estudos de especialização, mestrado e doutorado em instituições de educação superior colombianas públicas e privadas de acordo com o Catálogo de Oferta Acadêmica 2024-2, que já está publicado junto ao edital da atual convocatória.
- Para estrangeiros provenientes de países não falantes de espanhol que desejam realizar estudos de especialização, mestrado e doutorado em instituições públicas e privadas e que precisam aprimorar a língua espanhola para fazer um dos cursos do Catálogo de Oferta Acadêmica 2024-2, que será publicado em 2024.
No caso da segunda modalidade, o beneficiário deve apresentar duas cartas de aceite: uma do curso de espanhol e outra de um programa de pós-graduação do catálogo. Uma vez que o bolsista tenha concluído de forma satisfatória o curso de espanhol, ele deverá iniciar em 2025/1 o programa de pós-graduação para o qual foi admitido.
O Catálogo de Oferta Acadêmica é um consolidado de cursos de universidades ou instituições de educação colombianas que fazem parte do programa de bolsas para estudar na Colômbia.
>>> Como é estudar na Colômbia?
Como são as bolsas do governo colombiano
A duração máxima das bolsas de pó-graduação na Colômbia varia conforme a modalidade:
- Aperfeiçoamento do espanhol (até seis meses);
- Especialização: até 18 meses (três semestres;
- Mestrado: até 24 meses (quatro semestres);
- Doutorado: até 48 meses (oito semestres).
Os bolsistas que optam por cursos com duração superior a 12 meses devem solicitar a renovação da bolsa anualmente. A renovação está sujeita aos requisitos estabelecidos pelo ICETEX:
- Carta de solicitação da renovação;
- Certificado de notas com média acumulada no programa (como mínimo 4.0/5.0);
- Informe de experiência assinado pelo tutor ou diretor do programa acadêmico;
- Certificado da Universidade no qual conste a matrícula e a duração do curso.
>>> Bolsas para estudar na América Latina
Quais são os benefícios incluídos nas bolsas
As bolsas para estudar na Colômbia incluem:
- Cobertura integral da matrícula em um dos cursos participantes;
- Seguro saúde;
- Visto de estudante
- Subsídio mensal (equivalente a três salários mínimos);
- Ajuda para gastos de instalação;
- Auxílio para despesas com livros e materiais.
Além disso, também está previsto um valor para casos de imprevistos em que o estudante possa vir a necessitar ajuda.
Importante deixar claro que o edital do programa de bolsas de pós-graduação na Colômbia que os interessados precisam ter, pelo menos, 700 dólares por mês para cobrir os três primeiros meses na Colômbia. A bolsa de estudos só será paga ao bolsista cumprir os prazos de envio requisitos e apresentar bilhete de identidade de estrangeiro, certificado de conta bancaria na Colômbia, endereço e celular telefone na Colômbia. o processo todo pode levar até três meses no total. O bolsista começa a receber a bolsa mensal, em geral, em, no máximo, seis semanas após o envio da documentação.
>>> Como fazer pós-graduação no Exterior
Requisitos das bolsas para estudar na Colômbia
Entre os requisitos para se candidatar às bolsas para estudar na Colômbia do ICETEX estão:
- Ser cidadão estrangeiro de qualquer nacionalidade;
- Não ter cidadania colombiana;
- Não estar residindo no país e nem ter residido nos últimos seis meses no território;
- Não ter vínculo conjugal na Colômbia;
- Ter menos de 50 anos;
- Não ter sido beneficiados pelo programa anteriormente;
- Ter diploma de graduação;
- Ter média geral acumulada de 4,0 sobre 5,0;
- Ser admitido em um, dois ou três programas de pós-graduação na Colômbia;
- Contar com uma boa saúde física e mental, certificada por um médico.
>>> Como ganhar bolsa para estudar espanhol na Espanha
Como se candidatar às bolsas de pós-graduação na Colômbia
Antes de se candidatar para o programa, é preciso se inscrever no curso desejado em uma das universidades participantes. Só quem possui o aceite da instituição pode se inscrever nas bolsas para pós-graduação na Colômbia.
Cada candidato pode aplicar para até três cursos de pós-graduação que façam parte do catálogo do edital. Porém, na carta de motivação deve estabelecer a prioridade de cada um.
Em relação à candidatura às bolsas para pós-graduação na Colômbia, esta deve ser feita pelo site do Icetex e todos os documentos devem ser anexados na plataforma de inscrição:
- Carta de aceite da universidade (para todos) e carta de aceite do curso de espanhol (para quem aplica para a segunda modalidade);
- Carta de recomendação acadêmica (máx. 2);
- Certificado de Movimentos Migratórios;
- Histórico acadêmico;
- Ensaio acadêmico (sobre a importância de estudar na Colômbia e o impacto para o seu desenvolvimento pessoal e profissional – máx. 2 páginas);
- Cópia do passaporte;
- Cópia do(s) diploma(s);
- CV;
- Certificado de saúde física e mental emitido e assinado por um médico;
- Certificado de experiência profissional.
A seleção é baseada em um conjunto de critérios:
- Excelência acadêmica (30%);
- Coerência entre a trajetória acadêmica, profissional e os estudos a serem realizados (30%);
- Experiência profissional (20%);
- Localização geográfica do centro docente colombiano (10%);
- Reciprocidade de cooperação com o país de procedência (10%).
As candidaturas para o programa de bolsas para estudar na Colômbia devem ser enviadas até 9 de junho. Em julho, os selecionados serão notificados.
Precisa de ajuda para se candidatar?
A mentoria do Partiu Intercâmbio abre inscrições todos os anos e ajuda brasileiros a conseguir oportunidades de estudo e trabalho no exterior.
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Saiba mais sobre as bolsas
Inscreva-se
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok, Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
3 comentários em “Bolsas ICETEX pós-graduação na Colômbia (mestrado e doutorado)”
Tenho que estar matriculada na pós graduação para participar?
Será que vale a tentativa sem o certificado DELE?
Provavelmente não. Se é requisito, vão te desclassificar na documentação e você só vai ter perdido tempo.