bolsas para mestrado em sustentabilidade Japão UNU

Bolsas para mestrado em sustentabilidade no Japão na Universidade da ONU

Inscrições até 21/02/2022

bolsas para mestrado em sustentabilidade Japão UNU

Você sabia que existe um Instituto para Estudos Avançados em Sustentabilidade da Universidade das Nações Unidas (UNU-IAS) em Tóquio, no Japão? Pois é, ele está com um edital de bolsas para mestrado em sustentabilidade aberto. O prazo para se candidatar vai até o dia 21 de fevereiro.

Bolsas no Japão

 

O curso tem duração de dois anos e forma especialistas com conhecimento e habilidades práticas para contribuir para a resolução de problemas em sustentabilidade. Com base em uma abordagem inovadora e interdisciplinar, o programa integra métodos e recursos das ciências naturais, sociais e humanas.

O mestrado é voltado para profissionais recém-formados que busquem contribuir significativamente e atuar na área governamental, na sociedade civil, no setor privado, na ONU ou em outras organizações internacionais na área da sustentabilidade.

 

As aulas começam em setembro e até julho do segundo ano de curso, os alunos devem completar os requisitos do curso, obtendo os créditos necessários. Durante o programa, os estudantes podem selecionar as disciplinas oferecidas pelo UNU-IAS e também por importantes universidades do Japão.

>> Veja outras bolsas na mesma área de estudos

 

Requisitos para fazer o mestrado

Os candidatos ao curso e à bolsa para mestrado em sustentabilidade devem cumprir com alguns requisitos. Eles devem demonstrar:

  • Interesse pelas urgentes questões globais da agenda da ONU e, em particular, pela sustentabilidade;
  • Aspiração em seguir carreira em campos internacionais no serviço público ou privado, incluindo organizações multinacionais e ONGs, bem como instituições acadêmicas e de pesquisa;
  • Intenção de aplicar proativamente as descobertas dos estudos na elaboração de políticas;
  • Forte desejo de contribuir para a resolução de problemas relativos ao meio ambiente através de uma abordagem interdisciplinar.

É necessário também ter graduação em uma universidade reconhecida em uma área relacionada à sustentabilidade com média mínima de 2.8 em uma escala de 0 a 4 (equivalente a 70%). Outro requisito é ser proficiente em inglês e possuir certificado. São aceitos TOEFL (nota 600 no PBT ou 100 no IBT) e IELTS (7.0 no Academic Format).

 >>> Precisa de ajuda? Conheça a mentoria do Partiu intercâmbio

 

Bolsas para mestrado em sustentabilidade no Japão

O valor do curso oferecido pela Universidade das Nações Unidas no Japão é de 10 mil dólares por ano. Mas, há algumas possibilidades de financiamento dos estudos. Existem três programas específicos aos quais os candidatos brasileiros podem se candidatar para uma bolsa para mestrado em sustentabilidade.

Bolsas da Japan Foundation for ONU (JFUNU)

O benefício da JFUNU oferece um subsídio mensal de 120 mil ienes (cerca de R$ 6 mil) para as despesas de vida por um período máximo de 24 meses. Além disso, o bolsista fica isento das taxas universitárias. No entanto, os custos relativos à viagem para o Japão, ao visto e ao seguro são de responsabilidade do estudante.

 

Para ser elegível a esta bolsa para mestrado em sustentabilidade, é preciso ser proveniente de um país em desenvolvimento e demonstrar necessidade de assistência financeira. Candidatos que vivem no Japão com um visto de trabalho não podem concorrer. Também não serão aceitos aqueles que já possuem um mestrado do instituto.

>> Brasileira fazendo doutorado na Japão conta da experiência

 

Bolsas da UNU Rector

O benefício da UNU Rector oferece um subsídio mensal de 130 mil ienes (sujeito a alterações) para as despesas de estadia por no máximo 24 meses. Neste caso, além de ter isenção das taxas universitárias, o bolsista também terá os custos de viagem cobertos.

Para se candidatar a esta modalidade, também é preciso ser proveniente de um país em desenvolvimento e demonstrar necessidade de assistência financeira. Candidatos que vivem no Japão com um visto de trabalho não podem concorrer. Também não serão aceitos aqueles que já possuem um mestrado do instituto.

Os selecionados também não podem ser beneficiários de outras bolsas e devem demonstrar interesse no trabalho mais amplo das Nações Unidas.

>> Saiba como é morar no Japão

 

Para este caso específico, o candidato deverá escrever uma vez por ano um texto refletindo sobre os seus aprendizados e experiências na UNU. O artigo deve ter 400 palavras. No trabalho final, ele também deverá explorar aspectos dos seus planos para o futuro.

Os bolsistas terão também que participar de eventos da universidade e promover atividades entre os estudantes. Eles também devem defender os valores centrais da ONU, como integridade e respeito pela diversidade.

 

Resona Bank Scholarship

O programa do Resona Bank oferece exatamente os mesmos benefícios que a UNU Rector e tem também os mesmos requisitos. Somente a última parte sobre o artigo e os eventos não vale aqui.

>> Melhores bolsas para intercâmbio gratuito

 

Como se candidatar às bolsas para mestrado em sustentabilidade

As candidaturas devem ser enviadas através do formulário de inscrição online. Ele poderá ser salvo e editado a qualquer momento antes do envio.

O formulário deve ser preenchido em inglês. Os interessados terão de apresentar documentos como diploma, carta de recomendação, referências profissionais etc. É preciso enviar a candidatura até o dia 21 de fevereiro, caso contrário, ela não será considerada.

Saiba tudo sobre o curso
Veja as respostas para as dúvidas frequentes
Leia mais sobre as bolsas
Acesse as orientações para se candidatar

Todas as bolsas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

2 comentários em “Bolsas para mestrado em sustentabilidade no Japão na Universidade da ONU”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais