doutorado na italia camerino

Bolsas para doutorado na Itália em diferentes áreas na Universidade de Camerino

Estão abertas as inscrições do edital da Universidade de Camerino que dá bolsas para doutorado na Itália. O deadline para aplicar é 27 de julho.

Universidade de Camerino: cursos oferecidos

Neste ano de 2022, são oferecidas pelo menos 52 bolsas e as vagas são para cursos de doutorado em diferentes áreas:

  • Arquitetura, Design, Planejamento (pelo menos seis bolsas);
  • Química, Farmácia e Biotecnologia (pelo menos nove bolsas);
  • Ciência da Computação e Matemática (pelo menos seis bolsas);
  • Ciências Sociais e Jurídicas (pelo menos quatro bolsas);
  • Ciências da Saúde e da Vida (pelo menos oito bolsas);
  • Física, Ciências da Terra e dos Materiais (pelo menos dez bolsas);
  • Perigos naturais e redução do risco de desastres (pelo menos cinco bolsas);
  • Doenças parasitárias negligenciadas e relacionadas à pobreza em uma perspectiva de saúde (pelo menos quatro bolsas).

>>> Mais bolsas para doutorado pleno no Exterior

Atividades e duração da bolsa na Itália para doutorado

O doutorado na Itália terá início antes de 31 de dezembro de 2022 e se conclui com a produção de uma tese, escrita preferencialmente em inglês.

Além das atividades diretamente relacionadas ao curso, os selecionados também devem participar de atividades formativas e cursos. Além disso, também estão previstas experiências de mobilidade em outras instituições italianas e no exterior.

Durante o período da bolsa, não é permitido que o bolsista realize trabalho ou preste serviços com contrato a tempo indeterminado. Ademais, as bolsas não são compatíveis com outros subsídios,

 >>> Guia: Tudo o que você precisa saber para estudar na Itália

Como são as bolsas de estudo de doutorado na Itália

A bolsa tem duração anual e é renovada para cada ano do curso, desde que o bolsista cumpra o programa de atividades previstas e que seja admitido no ano seguinte ao Collegio dei Docenti. A duração máxima da bolsa é de três anos.

O subsídio mensal que os selecionados recebem é de 1.353,58 euros. O valor aumenta 50% durante o período no exterior. A estadia de pesquisa em outro local é obrigatória e deve ter duração mínima de seis meses e máxima de 12. Se for doutorado em cotutela, o período pode ser de 18 meses.

A bolsa é paga em 36 parcelas mensais e tem duração anual, podendo ser renovada desde que o bolsista complete o programa de atividades previsto para o ano precedente.

Além disso, com base na classificação referente ao mérito, serão disponibilizados pelo menos 15 vagas sem bolsa de estudos. Nesse caso, os candidatos devem indicar se podem obter apoio financeiro de outros entes públicos e/ou privados.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2022

Requisitos das bolsas de doutorado na Itália

Podem se inscrever nas bolsas para doutorado na Itália candidatos italianos ou estrangeiros que tenham um diploma de mestrado ou equivalente obtido há menos de seis anos do prazo de inscrições do edital.

Esse tempo pode ser ampliado para oito anos, caso o candidato tenha frequentado também uma escola de especialização ou para sete anos em caso de eventual gravidez. No caso das bolsas na área de ciências sociais e jurídicas, esse período pode ser ampliado para dez anos.

Entre os critérios de avaliação dos candidatos, a comissão responsável irá considerar itens como a capacidade de conduzir uma pesquisa original, a ambição de desenvolver conhecimento de metodologias e disciplinas relacionadas à pesquisa, conhecimento da área em questão, capacidade crítica e de análise, entre outros.

Candidatura às bolsas da Universidade de Camerino

As inscrições devem ser feitas no site da instituição até 30 de agosto. Durante a candidatura, será preciso indicar o nome e e-mail de três professores/pesquisadores que serão contatados para enviar uma carta de apresentação.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para doutorado no Exterior

Durante o preenchimento do formulário online, pede-se especial atenção à parte na qual é preciso descrever, em inglês, o seu projeto de pesquisa. Esse será um dos principais critérios de avaliação do edital.

A lista dos pré-selecionados para entrevista será publicada no site da universidade. A entrevista será online e, preferencialmente, em inglês.

Sobre a Universidade de Camerino

A universidade de Camerino possui diversos cursos de graduação e pós dividos em cinco escolas, são elas a Escola de Arquitetura e Design (em Ascoli Piceno), Faculdade de Direito, Escola de Farmácia, Escola de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Biociências e Medicina Veterinária. A Università degli Studi di Camerino fica em Camerino, na Itália. É a melhor universidade da Itália entre aquelas com menos de 10.000 alunos, de acordo com o ranking Guida Censis Repubblica 2011 e 2012 e foi fundada em 1337. Segundo a universidade, 10% dos alunos são estudantes internacionais de 50 países.

Saiba mais sobre as bolsas
Acesse o edital do programa
Veja informações sobre as inscrições
Inscreva-se

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais