mestrado no reino unido

Bolsas de mestrado no Reino Unido para grupos sub-representados de GO, PB e BA

mestrado no reino unido

Se você faz parte de um grupo minoritário e fez a graduação em uma instituição de Goiás, Paraíba ou da Bahia, esta é uma grande oportunidade para fazer mestrado no Reino Unido! O programa Bolsas de Estudos de Mestrado para Grupos Sub-representados na Ciência no Brasil tem o objetivo de promover a diversidade e a inclusão na ciência.

As inscrições para o programa vão até dia 19 de fevereiro, às 18h. As bolsas são integrais e, além de passagens e custo de vida, cobrem ainda um curso preparatório para o IELTS e o próprio exame.

>>> Fundação Carolina: bolsas para pós-graduação na Espanha têm inscrições abertas

>>> Rotary oferece bolsa para fazer mestrado no Exterior em estudos da paz

Como funciona e quem pode se candidatar para as bolsas de mestrado do Reino Unido

O programa ocorre em diversas fases, que vão desde a preparação para a prova de proficiência em inglês até o desenvolvimento de ações no retorno ao Brasil:

  1. Curso de inglês e preparação para o exame IELTS no Brasil;
  2. Curso de inglês de verão no Reino Unido;
  3. Mestrado (integral) no Reino Unido;
  4. Atividades de disseminação de impacto – os beneficiários terão que desenvolver e participar de ações de disseminação, compartilhando suas conclusões acadêmicas e sua experiência pessoal.

Podem se candidatar estudantes de grupos sub-representados graduados até dezembro de 2016 em instituições dos estados de Goiás, Paraíba ou Bahia e interessados em fazer mestrado na área da ciência, inovação e tecnologia.

São encorajadas especialmente as candidaturas de minorias étnicas e/ou mulheres graduadas/pesquisadores comprometidas com valores de igualdade, diversidade e inclusão no seu contexto local.

O programa exige proficiência mínima A2 no limiar com B1, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência de Línguas. Portanto, para se candidatar é necessário comprovar esse nível de inglês através de exames ou certificados de instituições de ensino do idioma.

Sobre as bolsas

O valor das bolsas oferecidas pode chegar a um total de 40 mil libras esterlinas por estudante. A contribuição inclui todos os custos cobertos pelo programa, que são:

  • Curso de inglês e preparação para o exame IELTS no Brasil;
  • Taxa do exame IELTS;
  • Tradução juramentada de documentos para candidatura na universidade no Reino Unido;
  • Taxas de vistos;
  • Voo internacional;
  • Custo de vida para o período de 15 meses;
  • Curso de inglês de verão no Reino Unido;
  • Taxa de matrícula na universidade britânica (tuition fee).

Candidatura e seleção

As inscrições são realizadas através de um formulário online e devem ser feitas até as 18h (horário de Brasília) do dia 19 de fevereiro. O formulário deve ser preenchido em inglês.

Os candidatos considerados elegíveis deverão fazer um teste online de nivelamento de inglês como complemento da candidatura. O envio dos dados para o acesso ao teste será feito por email entre 20 e 22 de fevereiro. O Online Placement Test tem duração de 40 minutos e é necessário ter acesso à internet.

Na segunda etapa da seleção, os candidatos classificados na candidatura online serão chamados para entrevistas presenciais. Elas serão realizadas entre os dias 6 e 9 de março nas sedes da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPs) de cada um dos três estados. O resultado da seleção será divulgado na página do British Council no dia 3 de abril.

Acesse o edital das bolas

Saiba mais sobre o programa

>>> Veja todos os editais abertos para estudar com bolsa no Reino Unido

>>> Bolsas de mestrado na Universidade de Oxford na Inglaterra

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais