bolsas pesquisa amazonia

Bolsas para pesquisa sobre a Amazônia da Comissão Fulbright recebem inscrições

bolsas pesquisa amazonia

O programa Fulbright Amazonia: pesquisa e políticas públicas está oferecendo quatro bolsas para pesquisa sobre a Amazônia para candidatos brasileiros que desejam passar um período nos Estados Unidos.

O programa da Comissão Fulbright tem o objetivo de formar uma equipe de pesquisa multidisciplinar. Ao todo, serão selecionados até 16 pesquisadores, sendo quatro do Brasil, quatro dos EUA e oito dos demais países da região amazônica.

Os selecionados participam de uma rede de colaboração científica e análise de políticas públicas em três grandes áreas:

  • Adaptação e mitigação às mudanças climáticas;
  • Fortalecimento da segurança humana e da saúde ambiental;
  • Bioeconomia e desenvolvimento sustentável.

O programa será liderado por dois ilustres acadêmicos com vasta experiência na região amazônica, que definirão a agenda de pesquisa e fornecerão liderança intelectual. Um deles, inclusive, é Carlos Valério Aguiar Gomes, um professor brasileiro da Universidade Federal do Pará.

Como é o programa de bolsas para pesquisa sobre Amazônia

Os bolsistas têm por obrigação participar de três sessões plenárias presenciais e uma reunião plenária virtual mensalmente.

Além disso, os selecionados devem realizar pesquisa de no mínimo seis semanas consecutivas e no máximo três meses em uma instituição de ensino superior, centro de pesquisa ou organização não-governamental nos Estados Unidos.

>>> 5 bolsas Fulbright para estudar nos EUA

Quais os requisitos das bolsas do Fulbright Amazonia

Pesquisadores, profissionais, artistas e especialistas em conhecimentos indígenas e tradicionais, ativos nos setores acadêmico, público ou privado em todas as etapas da carreira são incentivados a se inscrever.

Para participar do programa da Fulbright e concorrer às bolsas para pesquisa sobre Amazônia, é preciso cumprir alguns requisitos:

  • Ter nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
  • Residir no Brasil durante o processo de seleção;
  • Ser acadêmico, pesquisador e/ou profissional afiliado a centros de pesquisas, instituições de ensino superior, instituições públicas ou organizações não-governamentais em nível inicial ou médio de suas carreiras;
  • Possuir experiência acadêmica e/ou profissional e/ou de pesquisa em uma das três áreas temáticas;
  • Ter doutorado ou equivalência profissional é preferível, mas não obrigatório. Candidatos sem o título de PhD devem possuir no mínimo cinco anos de experiência profissional e/ou com pesquisa na área;
  • Ter proficiência em inglês a ser comprovada. Proficiência em espanhol é desejada, mas não obrigatória.

Além disso, espera-se que o candidato demonstre excelentes qualificações e um histórico de experiências em uma área relacionada a um dos temas do programa. Os interessados também devem estar dispostos a explorar abordagens interdisciplinares e ter o desejo de desenvolver atividades colaborativas com outros bolsistas do Fulbright Amazonia.

 >>> Veja outras bolsas para pesquisa no Exterior

Como são as bolsas para pesquisa sobre a Amazônia

As bolsas para pesquisa sobre a Amazônia incluem USD 40 mil para cobrir as despesas das viagens para as plenárias presenciais, do(s) período(s) de pesquisa nos EUA, dos materiais e demais gastos para execução do projeto.

Além disso, também cobrem, separadamente, os custos de acomodação e alimentação para as sessões plenárias. Ainda, incluem um seguro saúde para o período de estadia nos EUA.

>> Como conseguir bolsa para estudar nos EUA

Como se candidatar às bolsas para pesquisa sobre a Amazônia da Fulbright

As inscrições do programa Fulbright Amazonia podem ser realizadas até 20 de dezembro pela internet. Para se candidatar, é ́preciso completar o application form e submeter a documentação solicitada:

  • Carta de motivação (3 a 5 páginas);
  • Bibliografia (até 3 páginas);
  • Currículo (até 6 páginas);
  • Cartas de recomendação (duas);
  • Carta-convite da instituição anfitriã em potencial (recomendado, mas não obrigatório).

Os candidatos que não têm a carta-convite serão auxiliados para encontrar instituições anfitriãs apropriadas.

O resultado da seleção das bolsas para pesquisa sobre a Amazônia será divulgado em março de 2023.

Se você ficou com dúvidas sobre o edital ou quer saber todos os detalhes, no dia 14 de outubro às 11h (horário de Brasília), a Comissão Fulbright vai realizar uma live no YouTube e no LinkedIn com a participação dos Co-Leads Carlos Valério Aguiar Gomes e Jeffrey Hoelle e do diretor executivo da Fulbright Luiz Valcov Loureiro e moderação da Bruna aqui do Partiu:

Saiba mais sobre o programa
Veja informações sobre os requisitos
Acesse o site para inscrição

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais