
Bolsa de intercâmbio em odontologia do ITI: especialização no Exterior em diversas universidades
O ITI Scholarship é um programa de bolsas para intercâmbio em odontologia que seleciona dentistas de todo o mundo para fazer especialização em odonto no Exterior. Os selecionados passam um ano em uma universidade renomada para se aprofundar e adquirir experiência em implantodontia.
A bolsa oferece intercâmbio em odontologia gratuito financiada pelo International Team for Implantology (ITI). Trata-se de uma associação internacional de profissionais da implantodontia. O seu objetivo é promover e disseminar conhecimentos sobre a área e os campos relacionados.
>>> Melhores bolsas para estudar fora em 2025
Onde fazer intercâmbio em odontogia com bolsa?
Por meio da bolsa para especialização em odontologia no Exterior, o ITI oferece aos jovens profissionais suporte para os bolsistas passarem um ano em um dos 26 centros de bolsas de estudo ITI. Você pode escolher onde fazer seu intercâmbio em odontologia em uma das universidades do mundo afiliadas ao ITI
- Universidade Complutense de Madri e Universidade de Santiago de Compostela ( na Espanha);
- Harvard School of Dental Medicine (nos EUA);
- Johannes Gutenberg University Medical Center (na Alemanha);
- Malmo University (na Suécia);
- Tokyo Medical and Dental University (no Japão);
- Universidade de Genova (na Itália);
- Eastman Dental Hospital (na Itália);
- Holland Bloorview Kids Rehabilitation Hospital/University of Toronto (no Canadá);
- Indiana University School of Dentistry (nos EUA);
- Medical University Graz (na Áustria);
- Universidade Nacional Autônoma do México (no México);
- Peking University School and Hospital of Stomatology (na China);
- QMUL, Barts and The London School of Medicine and Dentistry, The Royal London Dental Hospital (no Reino Unido);
- Shanghai Jiao Tong University (na China);
- Tufts University School of Dental Medicine (nos Estados Unidos);
- University Hospital Munster (na Alemanha);
- Universidade de Belgrado (na Sérvia);
- Universidade de Berna (na Suíça);
- Universidade de Connecticut (nos EUA);
- University of Florida (nos EUA)
- University of Geneva (na Suíça)
- University of Michigan (nos EUA)
- Universidade de São Paulo (no Brasil)
- University of Zurich (na Suíça).
>> Mestrado na Europa com bolsa: veja as opções
Como é o intercâmbio em odontologia com bolsa
Os centros participantes do programa de intercâmbio em odontologia foram escolhidos por sua capacidade de ensino sobre todos os aspectos de tratamentos com implantes. Características como credibilidade científica e senso de responsabilidade em relação ao paciente foram critérios que nortearam a seleção das universidades.
Cada um dos centros organiza o programa de especialização em odonto no exterior de forma independente. Portanto, os candidatos devem identificar onde as suas necessidades serão atendidas lendo as informações sobre os centros para indicar onde gostariam de fazer o intercâmbio em odontologia
>>> Bolsa para mestrado em saúde na Alemanha
As bolsas para o intercâmbio em odontologia
O programa do ITI concede até 37 bolsas de estudo por ano. Durante o período de especialização em odonto no exterior, os bolsistas fazem treinamento em planejamento de casos, cirurgia de implante e restaurações protéticas e, na maioria dos centros, também ganham experiência em pesquisa e ensino.
A duração do programa de intercâmbio em odontologia é de 1º de setembro de 2026 a 31 de agosto de 2027. Os candidatos contemplados com a bolsa ganham o equivalente a 30 mil francos suíços (mais de R$ 165 mil). O auxílio é pago em uma moeda predefinida e calculado de acordo com o local e a paridade do poder de compra.
Todos os anos, o ITI oferece auxílio financeiro adicional para até 5 bolsistas do programa de intercâmbio em odontologia que estejam passando por dificuldades financeiras e não possuam recursos suficientes para cobrir seus custos de vida.
>>> Como fazer intercâmbio na graduação
Para serem considerados para esse apoio, os candidatos devem fornecer informações detalhadas sobre sua situação financeira, incluindo a renda pessoal e a de seus responsáveis. É importante que esses documentos estejam em inglês ou possuam tradução juramentada.
É obrigatório anexar a declaração de imposto de renda mais recente ou um comprovante de renda emitido por empregador ou instituição bancária, referente ao ano anterior.
O pedido de auxílio financeiro adicional deve ser feito durante o processo oficial de inscrição no programa de bolsa do ITI. Solicitações fora do prazo infelizmente não poderão ser aceitas.
Desde o seu início, em 1998, o ITI Scholarship já beneficiou mais de 400 jovens dentistas de mais de 50 países diferentes.
Requisitos da bolsa de estudos em odontologia
Para se candidatar ao programa de especialização em odonto no Exterior, é preciso ter os seguintes requisitos:
- Diploma em odontologia;
- Mínimo de dois anos de pós-graduação/especialização odontológica como periodontia, cirurgia oral, prótese dentária ou similar OU três anos de experiência clínica profissional como dentista;
- Ser membro do ITI
- Listar, pelo menos, três centros de interesse para o intercâmbio em odontologia
- Ter 37 anos ou menos no momento da inscrição. Por exemplo, se você completar 38 anos em ou após 1º de julho do ano da candidatura, não estará elegível para se inscrever.
- Compromisso com ensino e educação;
- Conhecimento do idioma local do centro de interesse.
Para aplicar para a bolsa não é necessário apresentar certificado para comprovar conhecimento do idioma. Contudo, algumas universidades poderão exigir o documento.
>>> DAAD oferece bolsa para mestrado em saúde pública
Candidatura ao intercâmbio em odontologia
Os interessados na especialização em odonto no Exterior podem se candidatar de 31 de maio a 30 de junho. A inscrição é online e o candidato deverá fornecer informações sobre a sua formação e experiência. Publicações, pesquisas e participações em congressos devem ser citadas.
- Cópia do passaporte;
- Carta de motivação (máx. 2 páginas, de acordo com o guia);
- Duas cartas de recomendação em inglês (recentes, ou seja, do ano corrente);
- Fotografia (formato passaporte, com mínimo 140 x 185 pixel);
- Certificado de conhecimento da língua (não obrigatório).
Toda a documentação deve ser anexada em formato PDF. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato por e-mail [email protected].
Candidatos aprovados na primeira fase da bolsa de estudos para especialização em Odonto no Exterior devem mandar um vídeo explicando suas motivações para o programa.
O perfil para o intercâmbio em odontologia do ITI
O candidato ideal para o programa de intercâmbio em odontologia do ITI é uma pessoa motivada que atenda a determinados critérios. A idade média dos bolsistas do ITI é de aproximadamente 32 anos, e geralmente eles possuem um título de pós-graduação ou experiência clínica compatível com os requisitos profissionais do programa.
Os candidatos selecionados costumam apresentar um histórico comprovado de excelência, incluindo pelo menos um artigo publicado em revista científica revisada por pares, além de participação em apresentações orais ou pôsteres em congressos. Também demonstram um forte interesse em se tornarem líderes na área de odontologia com foco em implantes, buscando ativamente contribuir com a comunidade ITI.
Embora esses critérios sejam importantes, a aceitação ou recusa no programa não se baseia exclusivamente neles — casos especiais são considerados com atenção.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.
Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail.
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.