agencias de intercambios confiavesi partiu intercambio

Agências de intercâmbio confiáveis: como encontrar

agencias de intercambios confiavesi partiu intercambio

Desde o caso da falência da agência de intercâmbios T2T, que deixou muita gente na mão no Brasil e no Exterior,  tenho refletido muito sobre casos assim e sobre como ajudar vocês a encontrarem agências de intercâmbio confiáveis. Pensando nisso, reuni uma série de dicas sobre fatores que estão sob o NOSSO controle na hora de planejar um intercâmbio e como podemos evitar de entrar em situações arriscadas?

+ sobre Intercâmbio Barato

Afinal, tá difícil de ver e de acompanhar o sofrimento de milhares de pessoas, e a realização de que, para muitas, o sonho do intercâmbio está cada vez mais longe, ou totalmente destruído. Não é novidade que agências de intercâmbio deixam a desejar – até por isso temos dicas de como organizar o intercâmbio sem agência. Existem muitos relatos de agências que simplesmente param de se importar com o aluno assim que ele embarca. E a pessoa chega lá, do outro do mundo, perdida e deslocada, sem suporte e sem direção.

>>> Como saber se uma bolsa de estudos é verdadeira

Com agências de intercâmbio suspendendo atividades repentinamente, e levando consigo tudo que já foi pago pelo intercambista, todo o cuidado é pouco. De qualquer forma, uma perda enorme para quem botou todas as economias no sonho do intercâmbio.

Não tem como garantir que fraudes, golpes e erros não ocorram, mas podemos e devemos nos prevenir ao máximo. Para isso precisamos nos  preparar muito bem, antes de decidirmos sobre o futuro do nosso sonho no exterior.

>>> Como trabalhar e estudar inglês na Austrália

Como encontrar agências de intercâmbio confiáveis

Antes de mais nada, precisa ficar claro que o ideal é seguir essas dicas antes de fechar qualquer pacote com agências de intercâmbio. É importante reiterar que esse tipo de serviço busca, muitas vezes, tem um custo, porém, é um investimento de extrema importância para sua segurança. É melhor gastar um pouco a mais do que perder milhares numa agência que está indo à falência.

Porque não adianta checar só na internet ou perguntar para outras pessoas. Pode ser que, até então, a empresa esteja cumprindo compromissos, mas não necessariamente todos. E nem todos que são lesados, fazem reclamações online.

>>> Como ganhar uma bolsa para estudar fora de graça

Confira o CNPJ da empresa

É importante refletir que, para tudo correr bem, a agência de intercâmbio precisa estar bem estruturada financeiramente, com sócios comprometidos, e que estejam vinculados ao CNPJ da empresa. Um dos primeiros passos é perguntar na agência o nome dos donos e sócios (anote os nomes), pergunte se eles têm ou já tiveram outras empresas (sendo agência ou não, anote também), e peça pelo CNPJ da agência também. Você mesmo pode verificar algumas situações fiscais através do CNPJ, mas é um serviço bastante limitado.

>>> Precisa saber inglês para fazer intercâmbio

Converse com um advogado

Uma forma mais abrangente de se precaver, é contratando um advogado para verificar a situação fiscal da empresa que você deseja contratar. Existem advogados que prestam esse tipo de serviço. Caso a agência seja pequena e abriu no mercado recentemente, ou se você não estiver sentindo 100% de segurança, vale a pena dar uma checada. É importante checar o histórico fiscal da empresa, dos sócios, verificando se são pessoas que atuam legalmente no mercado e fazem um bom trabalho.

>>> Bolsas para cursos de idiomas no Exterior que abrem sempre

Fique de olho nos cadastros e selos de qualidade

É importante lembrar que as agências de intercâmbio precisam estar cadastradas no CADASTUR, um certificado que comprova que a agência está legalmente cadastrada no Ministério do Turismo,e pode vender pacotes de intercâmbio intercultural. Você mesmo pode pedir pra agência lhe prover essa informação.

Agência de intercâmbio confiável também tem o selo Belta (Brazilian Education & Language Travel Association).  Instituído em 2015, é o primeiro e único selo que comprova a qualidade das agências de intercâmbio. As agências de intercâmbio precisam comprovar condições técnicas, saúde financeira, e cartas de referências com suas creditações. A empresa também precisa estar há pelo menos três anos no mercado (com comprovação pelo CNPJ), e seguir algumas regras essenciais ligadas ao selo Belta como, por exemplo, o Código de Ética.

>>> Como fazer pós e trabalhar no Canadá

A cada dois anos, as agências precisam apresentar novamente documentos similares aos do processo de filiação, para que continue fazendo parte do selo.

Ah! E é importante falar que: escola de idiomas não é agência de intercâmbio. Uma coisa é a escola ter parceria com uma agência que organize tudo diretamente com o aluno. A outra é a escola vender um pacote de intercâmbio. Isso é ilegal! (Lei 12.974 diz que é exclusivo de agências de intercâmbio).

>>> Dicas para planejar seu intercâmbio

Agências de intercâmbio mais antigas podem ser mais seguras

Empresas que já atuam no mercado há muitos anos,no geral, são empresas com uma reputação a zelar e acabam sendo mais conceituadas e seguras. Normalmente, o investimento com essas agências de intercâmbio é maior, mas voltamos ao pensamento de que, é melhor investir a mais e garantir o sonho, do que investir menos e perder milhares de reais.

Isso significa que você deve evitar agências de intercâmbio menores? Não! Mas significa que se você optar por uma agência menor, você deve fazer o seu dever de casa muito mais a fundo para não ter problemas.

>>>> Tudo sobre Au Pair: o intercâmbio mais barato que existe

O sucesso do seu intercâmbio começa com você

Normalmente, as pessoas optam por agência de intercâmbios pelo conforto, praticidade e segurança, pois é uma empresa fazendo tudo por você. E não tem nada de errado com isso, se é certo pra você e faz sentido pra sua vida! Mas, existe um denominador em comum de cada agência que você vai: você!

Você precisa fazer a sua parte, o básico, pra ter certeza de que tudo vai sair conforme o planejado! A forma como você lida com a situação, antes mesmo da compra, é que vai lhe dar um pouco mais de garantia que o seu sonho realmente irá sair do papel.

>> Como lidar com a depressão depois de voltar de um intercâmbio

Além disso, lembre-se que, mesmo indo com uma agência de intercâmbio, a jornada no exterior é bastante solitária. Você vai lidar com diversos sentimentos que nunca precisou lidar, se adaptar a uma nova cultura, fazer novas conexões e amizades, vai ser tudo diferente. Acredito que só quem viveu essa experiência, pode confirmar o que estou falando.

Tomar as rédeas do seu intercâmbio é tomar as rédeas da sua vida. Escolher bem hoje, é escolher certo pro seu futuro. Aprenda a ser independente antes mesmo de sair do país, pois a sua jornada é única, é sua, e é independente de qualquer agência de intercâmbio que você feche pacote. Como você lida, desde o início da sua jornada, é o que vai ditar muito sobre o sucesso do seu intercâmbio.

+ Bolsas de estudos

O ideal é fazer isso antes de fechar qualquer pacote. E é importante reiterar que esse tipo de serviço tem um custo, porém, é um investimento de extrema importância para sua segurança. É melhor gastar um pouco a mais do que perder milhares. Não adianta checar só na internet ou perguntar para outras pessoas. Pode ser que, até então, a empresa esteja seguindo certos compromissos, mas não necessariamente todos. E nem todos que são lesados, anunciam online. Checando com os advogados você pega um pouco desse controle para si.

Sobre a autora:

Rachel Alvarez é especialista em Vivência no Exterior e morou praticamente uma década em Londres, na Inglaterra (e, três meses e meio em Nova York antes disso). Hoje, ela treina pessoas para conquistar o sonho de sair do Brasil e alcançar o sucesso que elas estão em busca lá fora (seja através de estudo, trabalho, etc). Rachel dá dicas no YouTubeInstagram.

 

 

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso

Sobre o autor

Autor Convidado

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais