doutorado na italia camerino

Bolsas para doutorado na Itália em diferentes áreas na Universidade de Camerino

Inscrições até 19/08/2025

Estão abertas as inscrições do edital da Universidade de Camerino que dá bolsas para doutorado na Itália. O deadline para aplicar é 19 de agosto de 2025.

Universidade de Camerino: cursos oferecidos

Neste ano de 2025, são oferecidas 45 bolsas e as vagas são para cursos de doutorado em diferentes áreas:

  • Arquitetura, Design, Planejamento (sete bolsas);
  • Química, Farmácia e Biotecnologia (13 bolsas);
  • Ciência da Computação e Matemática (quatro bolsas);
  • Ciências Sociais e Jurídicas (quatro bolsas);
  • Ciências da Saúde e da Vida (oito bolsas);
  • Física, Ciências da Terra e dos Materiais (nove bolsas).

>>> Mais bolsas para doutorado pleno no Exterior

Atividades e duração da bolsa na Itália para doutorado

O doutorado na Itália está previsto para iniciar em 1º de novembro e se conclui com a produção de uma tese, escrita preferencialmente em inglês.

Além das atividades diretamente relacionadas ao curso, os selecionados também devem participar de atividades formativas e cursos. Além disso, também estão previstas experiências de mobilidade em outras instituições italianas e no exterior.

Durante o período da bolsa, não é permitido que o bolsista realize trabalho ou preste serviços com contrato a tempo indeterminado. Ademais, as bolsas não são compatíveis com outros subsídios.

 >>> Guia: Tudo o que você precisa saber para estudar na Itália

Como são as bolsas de estudo de doutorado na Itália

A bolsa tem duração anual e é renovada para cada ano do curso, desde que o bolsista cumpra o programa de atividades previstas e que seja admitido no ano seguinte ao Collegio dei Docenti. A duração máxima da bolsa é de três anos.

O subsídio mensal que os selecionados recebem é de cerca de 1.353 euros, o que representa cerca de 16.243 euros por ano. O valor aumenta 50% durante o período no exterior. A estadia de pesquisa em outro local é obrigatória e deve ter duração mínima de seis meses e máxima de 12. Se for doutorado em cotutela, o período pode ser de 18 meses.

A bolsa é paga em 36 parcelas mensais e tem duração anual, podendo ser renovada desde que o bolsista complete o programa de atividades previsto para o ano precedente.

Aos doutorandos, com ou sem bolsa de estudo, é assegurado um auxílio para atividade de pesquisa na Itália ou no exterior de pelo menos 4.879,20 euros durante o curso de três anos.

Além disso, com base na classificação referente ao mérito, serão disponibilizados pelo menos 15 vagas sem bolsa de estudos. Nesse caso, os candidatos devem indicar se podem obter apoio financeiro de outros entes públicos e/ou privados.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2025

Requisitos das bolsas de doutorado na Itália

Podem se inscrever nas bolsas para doutorado na Itália candidatos italianos ou estrangeiros que tenham um diploma de mestrado ou equivalente.

Os candidatos com diploma conquistado em um país diferente da Itália devem apresentar, para fins de matrícula, o “Attestato di Comparabilità e Verifica del titolo universitário” emitido pelo centr ENIC-NARIC na Itália (CIMEA) ou, em alternativa, a Declaração de Valor emitida pela Embaixada Italiana no país de origem.

Entre os critérios de avaliação dos candidatos, a comissão responsável irá considerar itens como a capacidade de conduzir uma pesquisa original, a ambição de desenvolver conhecimento de metodologias e disciplinas relacionadas à pesquisa, conhecimento da área em questão, capacidade crítica e de análise, entre outros.

Candidatura às bolsas da Universidade de Camerino

As inscrições devem ser feitas no site da instituição até 19 de agosto. Durante a candidatura, será preciso indicar o nome e e-mail de três professores/pesquisadores que serão contatados para enviar uma carta de apresentação, que deverá ser enviada até 21 de agosto.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para doutorado no Exterior

Durante o preenchimento do formulário online, pede-se especial atenção à parte na qual é preciso descrever, em inglês, o seu projeto de pesquisa. Esse será um dos principais critérios de avaliação do edital.

A lista dos pré-selecionados para entrevista será publicada no site da universidade até início de setembro. As entrevistas serão online e em inglês e serão agendadas para a primeira metade de setembro. Até o final de setembro, deve sair o resultado final da seleção.

Sobre a Universidade de Camerino

A universidade de Camerino possui diversos cursos de graduação e pós dividos em cinco escolas, são elas a Escola de Arquitetura e Design (em Ascoli Piceno), Faculdade de Direito, Escola de Farmácia, Escola de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Biociências e Medicina Veterinária.

A Università degli Studi di Camerino fica em Camerino, na Itália. É a melhor universidade da Itália entre aquelas com menos de 10.000 alunos, de acordo com o ranking Guida Censis Repubblica 2011 e 2012 e foi fundada em 1337. Segundo a universidade, 10% dos alunos são estudantes internacionais de 50 países.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições podem ser feitas até 31 de julho de 2025.

No dia 31 de julho às 19h15min (horário de Brasília), estaremos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago.

No vídeo abaixo, você pode conhecer mentoradas em programas no exterior com bolsas integrais aprovadas e ver as dicas delas:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Saiba mais sobre as bolsas
Acesse o edital de 2025
Inscreva-se

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais