melhor intercâmbio para aprender idioma intercâmbio no ensino médio tudo sobre high school partiu intercambio partiu intercambio

5 motivos por que High School é o melhor tipo de intercâmbio para aprender um idioma

High School intercâmbio

Eu já fiz quase todo o tipo de intercâmbio e vou dizer pra vocês: o melhor tipo de intercâmbio para aprender um idioma é, com certeza, os programa de High School, aqueles em que os jovens de 14 a 19 anos vão para o Exterior passar seis meses ou um ano cursando a escola como locais. Com certeza, fazer intercâmbio é um aprendizado incrível em qualquer fase da vida, mas se você puder escolher, faça um intercâmbio durante o Ensino Médio, você não vai se arrepender. Na minha (humilde) opinião é a maneira mais eficiente e rápida de aprender (muito bem) um idioma e se integrar completamente na cultura de outro país.

Bolsas para high school no Exterior 

5 razões por que High School é o melhor intercâmbio para aprender um idioma:

1- Quanto mais novo, melhor a gente aprende um idioma

Óbvio que você pode aprender (e muito bem) um idioma quando é mais velho, mas quando você é mais novo, é muuuuito mais fácil aprender e sair falando sem sotaque nenhum, que é o sonho dourado de todo mundo. Além disso, quando você tem 15 anos, você tem muito mais tempo livre para estudar e se dedicar ao aprendizado de um idioma. Eu digo que high school é o melhor tipo de intercâmbio para aprender um idioma porque, quando eu fiz High School na Alemanha em 2003 (tô velhaaa), eu não sabia falar NADA de alemão.

Por isso, comprei uma gramática e fazia exercícios de alemão todos os dias por, pelo menos meia hora. Quando eu paro para pensar na disciplina que isso exigiu, me dá até orgulho. Com certeza, eu poderia fazer uma coisa dessas hoje também, mas hoje eu sempre tenho uma desculpa: a dissertação, o trabalho, o Partiu Intercâmbio 😛 Sei que eu ainda posso aprender quantas línguas eu bem entender na vida, mas também tenho noção que nunca mais vou ter essa experiência de poder focar única e exclusivamente em aprender  um idioma durante um ano inteiro simplesmente porque a gente vai crescendo e  as prioridades na vida mudam.

>> Motivos para aprender alemão

2- Poucos intercâmbios proporcionam uma imersão tão intensa na cultura

Passar um ano ou seis meses vivendo com uma família local, indo para uma escola local, estudando matemática, geografia e física no idioma local proporciona uma imersão absoluta na cultura de um país. Obviamente, não existe aprendizado por osmose e só estar no país sem se esforçar não vai trazer resultados milagrosos. Porém, nessa situação você vai acabar se vendo “obrigado” a aprender e se você se dedicar um pouquinho além disso, os resultados vão ser incríveis. No final do seu intercâmbio, é capaz de você estar tão bem adaptado que ninguém vai nem lembrar que você é um estrangeiro. Ou seja, High School é o melhor tipo de intercâmbio para aprender um idioma: sim ou com certeza?

>>> Como fazer seu inglês avançar

 

3- É muito mais fácil fazer amigos e se integrar quando você está na escola

Quando você tem 16 ou 17 anos, todo mundo é mais aberto para fazer amigos e conhecer gente nova. Nessa fase, ninguém tem a vida definida ainda e as preocupações com coisas tipo pagar aluguel, arrumar trabalho, sustentar família não existem (pra maioria dos jovens). Assim, acaba ficando muito mais fácil fazer amigos do país onde você está, quando você está no colégio do que quando você faz um intercâmbio de trabalho, por exemplo. E eu digo isso por experiência própria, quanto mais velho a gente vai ficando, parece que menos paciência os “nativos” têm pros iniciantes.  Ninguém quer ficar te corrigindo ou explicando, seja porque não quer te ofender ou porque simplesmente não tá muito a fim mesmo. E ser corrigido quando você comete erros no idioma, é um fator super importante para ajudar você a falar como um nativo. O Wellerson Ferreira Brito, que está nos Estados Unidos fazendo High School pela World Study, tem a dica: “fiz amizades no primeiro dia! Minha dica é chegar sempre com um sorriso no rosto pois assim eles verão que você é agradável vão conversar com você e terá muitos amigos.”

>> Verdade sobre se mudar toda hora

 

4- Você vai ser obrigado a usar o idioma em situações que vão além da sala de aula

Acho que nunca na minha vida fiz tanta coisa diferente do que quando fiz High School na Alemanha em 2003. As escolas no Exterior costumam ter coisas que vão bem além do currículo normal e, por conta disso, os adolescentes que passam um ano fora acabam experienciando um monte de coisa que a gente não faria no Brasil. Por conta disso, eles acabam usando o idioma em vários contextos que vão além da aula de idioma comum. Na escola, eu tive aula de esqui, de badminton, de música e fiz parte de comitê organizador de eventos. Isso ajuda você a desenvolver um vocabulário muito mais amplo e rico do que só fazendo aulas de idioma. Até hoje o povo aqui fica espantando quando eu sei o significado de umas palavras que a gente não aprende normalmente e também de um monte de gírias. Coisa que só passar um ano envolvido na cultura do país proporciona 😉

 

5- Tudo que a gente aprende com emoção, a gente não esquece mais

Programa de High School é uma experiência muito intensa em uma fase definidora da vida. Você não aprende só com livros, tabelas e regras. Você aprende com situações reais, envolvendo pessoas reais que vão marcar a sua vida para sempre. Depois que meu intercâmbio na Alemanha acabou, em 2003, eu morria de medo de esquecer tudo pela falta de contato com o idioma. Mas eram tantos e-mails e cartas de amigos para responder, tantas músicas que lembravam pessoas, tantas situações que ficaram pra sempre na minha memória, tantas palavras que eu não achava equivalente no português  que, quando eu voltei pra Alemanha, em 2008 para outro intercâmbio, vi que meu medo era bobagem. Tava tudo ali ainda porque eu não tinha aprendido com decoreba. Eu tinha aprendido com o coração, com emoção, com coisas de verdade.

E aí, convencido de que High School é o melhor tipo de intercâmbio para aprender um idioma?

Leia os outros posts da série sobre High School
>>> Bons argumentos por que seus pais devem deixar você fazer um intercâmbio de High School
>>> Quanto custa fazer intercâmbio no Ensino Médio?
>>> “Quem faz intercâmbio repete o ano?”

 

Como funciona o intercâmbio durante o Ensino Médio ou High School

O intercâmbio de  High School é voltado para jovens entre 15 e 18 anos (em alguns casos, jovens de 14 e 19 anos também podem participar) que querem cursar um semestre ou um ano do Ensino Médio no Exterior.  Para poder se inscrever, os jovens devem ter boas notas aqui no Brasil e muita disposição para mergulhar em uma nova cultura e aprender um idioma. Durante o período no Exterior, além de aprender a língua, os intercambistas frequentam a escola como qualquer jovem local. Os períodos de embarque geralmente ocorrem entre julho e agosto e janeiro e fevereiro. Os países disponíveis são os mais variados: Estados unidos,  Inglaterra, Canadá,  França,  Japão,  Alemanha,  Austrália  e muitos outros.

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

21 comentários em “5 motivos por que High School é o melhor tipo de intercâmbio para aprender um idioma”

  1. Bruna, Parabéns pelos posts são muito úteis… ainda mais pra uma mãe como eu que acredita em todos benefícios que intercâmbio high school pode agregar na vida de um jovem. Estou tentando decidir qual ano do ensino médio é melhor… 2 colegial ou 3 colegial? Uma vez que ouvi vários comentários sobre o high school americano ser menos puxado que no Brasil por questões culturais… fico preocupada com o aprendizado necessário para o vestibular do Brasil … qual sua opinião??

  2. Olá, depois de ler esse blog juro que estou bem mais tranquila! Meu filho está no 3 ano do ensino medio, tem 17 anos e estamos pedindo a transferencia dele para os USA, ele vai começar novamente o 3 ano lá em Agosto e fazer high school, vai morar com o pai, qdo ele voltar terá problema em validar o diploma no Brasil para prestar vestibular?

  3. Nathália Oliveira

    tenho 13 anos e quero fazer o meu 3º ano na Inglaterra ou nos Estados Unidos (mais pro EUA na vdd), vi um vídeo que uma garota dizia que no 8º ano vc ja deve tomar mais cuidado com sua notas, tipo tentar manter um 6 e 7 (e claro acima disso tbm!) eu estou enlouquecendo pq a 1º unidade do 8º ano eu tirei 5 em 4 matérias e recuperei com 8 e 9 na 2º (estou na 3º agr)… Essa 1º unidade irá me prejudicar no futuro? estou um pouco assustada com a possibilidade! Bruna qual agência vc fez? meus pais infelizmente não podem pagar algo muito caro (vi algumas agências que estavam de 2 milhões e bem mais pra cima) e por isso eu cancelei o meu plano de ir pra Disney e o dinheiro q era pra essa viagem estou juntando para este intercâmbio, sabe de Agências boas e baratas? ou pelo pelo menos que não chegue a ser tão caro… quero ficar um ano 🙂 por favor me ajuda

    1. Nathalia, já viu os posts sobre bolsas de estudos? tem várias com seleção aberta. Ter uma nota ruim ou outra é um pouco ruim pra conseguir bolsa de estudos, mas não quer dizer que você jamais vai conseguir algo. No caso de intercâmbio por agência, o que eles pedem é, no geral, que o candidato não tenha repetido o ano. Fica calma e foca nos estudos tudo vai dar certo.

  4. Bruna, eu tenho 14 anos e vou começar a cursar o ensino médio ano que vem. Gostaria de fazer um intercâmbio para uma high school mais não sei inglês. Estou começando agora a aprender e gostaria de saber se é possível eu conseguir uma bolsa completa sem saber praticamente nada do idioma ( se sim você poderia me indicar alguma). Tenho muito vontade de aprender e, passar uma temporada em um país da língua vai me ajudar muito pois quero cursar minha graduação em uma universidade fora.
    Parabéns pelo blog!

    1. Nathália Oliveira

      Oi Mari 🙂 li bastante sobre intercâmbios e vi q precisa ter pelo menos um inglês intermediário, eu odiava inglês e minha notas eram péssimas! Eu comecei a ver séries e filmes legendados e a escutar músicas e fiquei completamente apaixonada! hoje minhas notas em inglês são 10! minha dica pra vc é se envolver mais com o idioma! botar ela como uma prioridade e necessidade no seu dia a dia e sair da sua Zona de conforto! eu sei que é chatinho as vezes… tem horas que eu fico até estressada com isso mas sei q no final irá compensar ;* espero ter ajudado:))

  5. Bruna, tenho uma dúvida! Essa idade acima da média do ensino médio é pra repetentes ou mesmo depois de formada eu posso optar por esse intercâmbio?

    1. Tainá, em via de regra, esse tipo e intercâmbio não aceita que já está formado no ensino médio, mas sabe como é… a tentativa é sempre válida. Vai depender muito do país para onde você quer ir e também da escola no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais