intercâmbio para estudantes nos EUA bolsa jovens embaixadores 2018 inscricoes partiu intercambio

Programa Jovens Embaixadores dá viagem aos Estados Unidos para jovens de escolas públicas

O edital do programa Jovens Embaixadores 2024 já foi publicado. As inscrições vão ser até 13 de agosto.  O programa dá intercâmbio para estudantes nos EUA com tudo pago! A oportunidade foi criada em 2002 (eu participei da primeira turma e já publiquei um relato aqui) pela Embaixada Americana no Brasil para beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades.  O programa é incrível e dá a oportunidade para jovens fazerem seu primeiro intercâmbio nos Estados Unidos por três semanas.

O que os Jovens Embaixadores têm de sobra? Liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica, espírito empreendedor e conhecimento de inglês, claro.

>> Melhores bolsas para intercâmbio com inscrições abertas em 2023

Como é o programa de intercâmbio para jovens nos EUA

Normalmente, 50 jovens são selecionados para o intercâmbio para estudantes nos EUA. O programa costuma ser realizado no início do ano e, conforme o cronograma, a viagem para os EUA em 2024 está prevista para acontecer no dia 19 de janeiro, com retorno no dia 3 de fevereiro.

Durante a viagem, os jovens participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo, visitam escolas, projetos de empreendedorismo social e se reúnem com representantes do governo em Washington.

Depois, em uma cidade a definir, os selecionados participam de atividades relacionadas ao tema do programa, visitam projetos de empreendedorismo jovem, fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem o seu perfil de liderança. 

>> Como é prova escrita do JE?

Ao final do programa, os Jovens Embaixadores devem apresentar um esboço do projeto de empreendedorismo/impacto social a ser implementado em suas comunidades quando de seu retorno ao Brasil. Eles recebem orientações específicas sobre isso e participam de oficinas para auxiliá-los no desenvolvimento desse projeto.

Aqui no blog, já divulguei vários relatos sobre o programa (inclusive o meu hehe). Esses relatos sempre ajudam a entender melhor o perfil buscado pelo programa que dá intercâmbio para estudantes nos EUA, o que eles esperam dos candidatos e como o programa funciona.  Para ajudar quem quer se inscrever, em 2021, eu fiz um live com Todd Miyahira, adido para assuntos culturais da Embaixada dos Eua no Brasil, para tirar dúvidas sobre o programa. Confiram:

>> O que é liderança

Requisitos do Jovens Embaixadores

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Ter entre 15 e 18 anos (devem ter ao menos 15 anos em 16 de janeiro de 2024 e NÃO podem completar 19 anos até o dia 4 de fevereiro de 2024);
  • Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
  • Ser aluno do ensino médio na rede pública (devem estar cursando ao menos o 1º ano do ensino médio em 2023);
  • Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;
  • Jamais ter viajado para os Estados Unidos;
  • Pertencer à camada sócioeconômica menos favorecida;
  • Ter excelente desempenho escolar;
  • Ter perfil de liderança e iniciativa;
  • Ser comunicativo(a);
  • Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
  • Estar atualmente engajado(a) em iniciativa(s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por ao menos seis meses.

> O que os selecionados para o JE fazem nos EUA

O que o intercâmbio gratuito nos EUA cobre:

  • Passagens aéreas domésticas e internacional de ida e volta aos EUA;
  • Orientação pré-partida no Brasil;
  • Hospedagem e alimentação no Brasil e nos EUA durante a implementação do programa;
  • Custos referentes à solicitação de visto de entrada nos EUA;
  • Implementação e coordenação do programa no Brasil e nos EUA;
  • Seguro saúde com cobertura durante o período do programa;
  • Deslocamentos terrestres relacionados ao programa.

Como funciona a seleção do Jovens Embaixadores 2024

A inscrição é gratuita e pode ser feita online até 13 de agosto. Após preencherem o pré-cadastro, os estudantes já ficam sabendo se foram aprovados para a Etapa 2 do programa que dá intercâmbio para estudantes nos EUA – que deve ser concluída até 20 de agosto.

Os aprovados precisam preencher um formulário de inscrição online e selecionar a instituição parceira mais perto de sua casa e no mesmo estado onde reside para onde toda a sua documentação será enviada via internet.

As instituiçõs parceiras revisam a documentação até 6 de setembro e comunicam os candidatos aprovados, que prestam uma prova escrita em inglês (no dia 22 de setembro de 2023, das 14h às 16h) e, posteriormente, se aprovados, também realizam um exame oral (nos dias 26 e 27 de outubro).

>> O que cai na prova do programa

Os candidatos melhores colocados em todas as etapas podem receber a visita da coordenação do programa. Ao final, os candidatos com a maior somatória geral de pontos são indicados para a seleção nacional.  O candidato receberá uma mensagem automática informando que ele é um dos finalistas e que participará da competição nacional por uma das vagas do Programa Jovens Embaixadores.

Um comitê formado por representantes da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil se reúne para revistar a documentação e realizar a seleção final. Por fim, até 3 de novembro, a Embaixada divulga quem são os selecionados do Brasil todo aprovados para o intercâmbio para estudantes nos EUA. Os Jovens Embaixadores viajam em janeiro de 2024 para os EUA, onde ficam por volta de três semanas.

Neste vídeo, eu falo um pouco da importância que o programa teve na minha vida e aqui eu já escrevi sobre o assunto. Em outras ocasiões já tive o prazer de conversar com participantes mais jovens: a Mirian Ferreira, Jovem Embaixadora de 2015, e a Larissa Moreira, Jovem Embaixadora de 2014, já contaram suas histórias aqui também. Da turma de 2016, conversei com o Jonathan Souza, o Ruan Magalhães a Augusta Saraiva.

>>> Tire suas dúvidas sobre o Programa Jovens Embaixadores

Como comprovar a iniciativa de empreendedorismo/impacto social

Nos últimos anos, o edital do Jovens Embaixadores está um pouco diferente. Antes, para ser Jovem Embaixador, você precisava comprovar ter trabalhado por um ano em algum projeto de voluntariado. Na edição de 2024, para ser selecionado, é necessário comprovar iniciativa de empreendedorismo/impacto social.

A Embaixada define empreendedorismo/impacto social como o conjunto de ações que leva a uma transformação social positiva, promovendo o bem-estar comum.  Logo, para se qualificar, o candidato deve estar engajado em uma iniciativa de empreendedorismo/impacto social no momento da inscrição e comprovar já estar envolvido com esse tipo de atividade por pelo menos seis meses.

De acordo com o edital, “o programa busca jovens que “pensam fora da caixa” para desenvolver uma ideia, produto ou serviço com o objetivo de beneficiar não somente a si próprios, mas também a sua comunidade”. Independentemente da dimensão das ações ou da área de atuação, “esses jovens tentam encontrar soluções inovadoras e sustentáveis para um ou mais problemas”.

Atividades desenvolvidas simultaneamente NÃO se somam.  Valem projeto em áreas como inclusão social, educação, cultura, crédito comunitário, mobilidade urbana, agricultura, igualdade de gênero e raça, meio ambiente, necessidades especiais, cooperativas em geral, etc.

Acesse o edital 2024
Faça sua inscrição
Leia relatos dos participantes do programaa

Veja todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

58 comentários em “Programa Jovens Embaixadores dá viagem aos Estados Unidos para jovens de escolas públicas”

  1. eu ja me inscrevi lá no site ,para esse ano .mas ainda não recebi o email de confirmação para da continuidade na inscrição. isso faz 3 dias.o que eu posso fazer ? porque eu mandei mensagem para central no site para saber o que fazer ,mas não tiver resposta . eu sei sem o email para confirma, não tem como dar continuidade

  2. Wanderson Mendes

    Olá! Vou cursar o 1° ano do ensino médio no ano que vem e já estou me planejando para me inscrever. Cumprirei todos os requisitos, apenas 1 não: o trabalho voluntário.

    Porém ao longo do post você disse que esse trabalho voluntário pode ser na verdade uma atividade empreendedora, talvez envolvida até mesmo com educação. Bem, eu dou aulas para pessoas na minha turma e de outras escolas e tudo mais (principalmente na área de exatas), embora eu cobre um valor, mas acho que já é uma atitude. Além do mais eu participo de olimpíadas de conhecimento também na área de exatas, sendo premiado em algumas. No mais eu faço iniciação científica júnior em matemática kkkk. Gostaria de saber se com esse perfil eu talvez conseguisse.

    No caso de não qual dica você me daria para conseguir tal trabalho voluntário ?

    Aliás, já ia esquecendo. Meu pai é autônomo e eu ajudo ele.

  3. Boa tarde…teria algum programa de intercâmbio para jovens com estudo em escola particular. Já fiz o curso completo de inglês, mas gostaria de aperfeiçoa-lo. Teria alguma indicação para meu caso?

  4. Senhorita se não tiver nem feito um cursinho mais saber falar inglês tem chance de ganhar? Eu quero fazer mais eu não sei falar muito bem, mais vou me dedicar, mais mesmo se eu não ter aprendido o meu inglês em um curso eu vou ter a oportunidade de se selecionada?

  5. :/ mt triste eu ter tudo oq o curso pede mas n tenho 12 meses de trabalho voluntario…Dai não posso ir aff
    era meu sonho e caso alguem fale para eu entrar no do ano que vem eu vou fazer 18 anos ano que vem não da para fazer o intercambio… PS: Minha mãe ajuda uma casa de idoso por + de 1 ano sei que não sou eu mas conta como trabalho voluntario ?

  6. Como um adolescente de baixa renda, que estuda em escola pública vai ter fluência no inglês ?????????????????????????????????????

  7. Elyada Schwengber Tomaz

    Olá!
    Boa tarde Bruna…querida infelizmente não estou conseguindo abrir as inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2019,pois a inscrição, segundo a informação anterior, estaria aberta hoje a partir das 15h… e segundo o meu relógio já é 15:27.
    Por favor amada… eu preciso da sua ajuda querida.

  8. As inscrições que seram feitas esse ano (2018), os aprovados irão fazer o intercâmbio no ano seguinte ou no mesmo ano que foi feita a matrícula?

  9. Arthur Oliveira

    Ola Bruna
    Meu nome é Arthur tenho 15 anos, vou cursar o ensino médio em 2018 mais não falo inglês fluente existe alguma bolsa de intercâmbio pro EUA que seja de um mês ou quatro semanas ?

  10. Thaís Vilaça

    Oi Bruna eu tenho 18 anos mas meu inglês não é fluente eu posso participar ou não??E quero saber se só vou ter essa oportunidade esse ano?

  11. Não estou conseguindo me inscrever no programa. Fala no facebook que é impossível recarregar a página e no site da embaixada também. Me ajudemmmmm!!!

  12. Oie! Meu nome é Gabriella e tenho 16 anos, e quero muito fazer um curso de inglês no exterior mas não encontro nenhum que esteja na minha renda familiar… Você conhece algum??

  13. Oi Bruna!!!
    Meu nome é Kaique e tenho 14 anos, ano que vem eu vou pro ensino médio, queria saber se você sabe se tem uma bolsa ou intercâmbio pro EUA em Los Angeles, que eu possa fazer o 1°ano até o 3°ano ?
    Se tiver me fala por favor!!!!

  14. É possível fazer a inscrição no terceiro ano do ens médio? Porque dessa maneira, se eu for escolhida, eu faria o intercâmbio em janeiro e não estaria mais matriculada no ens médio!

  15. Eu completo todos os requisitos, exceto em estar engajado por 1 ano em trabalhos voluntários… triste lidar com essa situação para mim.

  16. Érica Martins

    Eu estudo em escola particular mas nunca paguei nada (é como se fosse uma bolsa pelo fato de eu ter uma renda desfavorecida). Mesmo assim eu não posso concorrer?

    1. Douglas, hoje em dia com a internet, não tem muita desculpa para não aprender inglês. É só querer, tá cheio de sites com dicas, vídeos no youtube. Isso tanto é possível que todo o ano eles selecionam 50 jovens do Brasil inteiro que são de escola pública e falam inglês. Falar inglês não significa não cometer erros, afinal, a gente é brasileiro e não americano. Tem muita gente que estuda em escola pública e, com muito esforço, consegue aprender inglês. Pra isso, é só querer.

  17. Tenho notas medianas. Apenas em materias de exatas que eu não sou muito bom. Triste ver meus sonhos destruidos só porquê não sou bom em algo que não possuo vocação e me obrigam à ser bom.

    1. Nota não é fator decisivo! Eles analisam muito o perfil da pessoa. Acredite, minhas notas também não são as melhores da escola, e mesmo assim fui escolhida 🙂

    2. Ninguem te obriga a ser bom você só precisa querer e outra também tenho dificuldade mas existe Google e uso sempre e se você realmente quer isso para você corre atras que você consegue basta persistir e não fique se dando disculpinhas como: ” ai eu não consigo” “ai não tenho tempo”. Corre atras que você vai conseguir. Se 50 tods os anos conseguem por que você não conseguiria seja o 49° se for preciso mas não fique falando por ai que você vai tentar o programa por que tem mais olho gordo do que bolsas de estudo!!! Boa Sorte!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais