Bolsa Jovens Embaixadores dá intercâmbio para estudantes nos EUA

bolsa jovens embaixadores 2018 inscricoes partiu intercambio

Os Jovens Embaixadores de 2017

No dia 19 de junho, às 15h, abrem as  inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2019.  O programa dá intercâmbio para estudantes nos EUA com tudo pago! A oportunidade foi criada em 2002 (eu participei da primeira turma e já publiquei um relato aqui) pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades.  O programa é incrível e dá a oportunidade para jovens fazerem seu primeiro intercâmbio nos Estados Unidos por três semanas.

+ bolsas para quem tá na Escola

O que os Jovens Embaixadores têm de sobra? liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento de inglês, claro.

 

Como é o programa de  intercâmbio para estudantes nos EUA

Neste ano serão 50 selecionados, jovens selecionados para o intercâmbio para estudantes nos EUA sempre viajam em janeiro para um programa de três semanas. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem.

>>> Como é prova escrita do JE?

Depois da primeira semana em Washington, o grupo de Jovens Embaixadores é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos. Nos estados, eles são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com outros jovens. É uma oportunidade incrível!

Aqui no blog, já divulguei vários relatos sobre o programa (inclusive o meu hehe). Esses relatos sempre ajudam a entender melhor o perfil buscado pelo programa que dá intercâmbio para estudantes nos EUA, o que eles esperam dos candidatos e como o programa funciona.  Para ajudar quem quer se inscrever, entrevistei a Marcia Mizuno, da Embaixada Americana no Brasil, que organiza a seleção e o programa desde a primeira edição.  Confiram:

>>>Relato da Mirian Ferreira sobre o JE 2015

O que precisa para ganhar o intercâmbio para estudantes nos EUA

  • Ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais que 18 ou menos que 15 anos no início do programa).
  • Jamais ter viajado para os Estados Unidos.
  • Ter boa fluência oral e escrita em inglês.
  • Ser aluno do ensino médio na rede pública.
  • Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida.
  • Ter excelente desempenho escolar.
  • Ter perfil de liderança e iniciativa.
  • Ser comunicativo.
  • Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade.
  • Estar engajado, por pelo menos um ano, em atividades de responsabilidade social/voluntariado.

>> Relato da Larissa sobre o Jovens Embaixadores 2014

Como funciona a seleção do Jovens Embaixadores

A inscrição é gratuita e pode ser feita online até 12 de agosto. Após responderem as oito perguntas no formulário de inscrição, os estudantes já ficam sabendo se foram aprovados para a Etapa 2 do programa que dá intercâmbio para estudantes nos EUA.  Os aprovados precisam preencher um formulário de inscrição online e selecionar a instituição parceira mais perto de sua casa e no mesmo estado onde reside, para onde toda a sua documentação será enviada via internet. Candidatos aprovados prestam uma prova escrita em inglês e também um  exame oral.

>>> O que cai na prova do Jovens Embaixadores

Os candidatos melhores colocados em todas as etapas recebem a visita do parceiro da Embaixada. Após a seleção, a instituição parceira deverá indicar se o candidato continua ou não no processo seletivo: Finalista.  O candidato receberá uma mensagem automática informando que ele é um dos finalistas e que participará da competição nacional por uma das vagas do Programa Jovens Embaixadores. Até 31 de outubro a Embaixada divulga quem são os 50 selecionados do Brasil todo aprovados para o intercâmbio para estudantes nos EUA. Os Jovens Embaixadores viajam em janeiro de 2019 e retornam em 3 de fevereiro de 2010.

 

Neste vídeo, eu falo um pouco da importância que o programa teve na minha vida e aqui eu já escrevi sobre o assunto. Em outras ocasiões já tive o prazer de conversar com participantes mais jovens: a Mirian Ferreira, Jovem Embaixadora de 2015, e a Larissa Moreira, Jovem Embaixadora de 2014, já contaram suas histórias aqui também. Da turma de 2016, conversei com o Jonathan Souza, o Ruan Magalhães a Augusta Saraiva.

Bônus: os velhos embaixadores (eu, inclusive) convidando VOCÊ a se inscrever 😀

Tchurminha foda em Brasília comemorando os 15 anos dos Jovens Embaixadores #saudades sim ou com certeza?

Uma publicação compartilhada por Partiu intercâmbio (@partiuintercambio) em

Acesse a página oficial do programa no Facebook
Faça sua inscrição
Saiba mais sobre as etapas de seleção
Leia relatos dos participantes do programa

 

veja todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

COMENTÁRIOS

47 respostas para “Programa Jovens Embaixadores dá viagem aos Estados Unidos para jovens de escolas públicas”

  1. Natan disse:

    :/ mt triste eu ter tudo oq o curso pede mas n tenho 12 meses de trabalho voluntario…Dai não posso ir aff
    era meu sonho e caso alguem fale para eu entrar no do ano que vem eu vou fazer 18 anos ano que vem não da para fazer o intercambio… PS: Minha mãe ajuda uma casa de idoso por + de 1 ano sei que não sou eu mas conta como trabalho voluntario ?

  2. July Mariano disse:

    esse negocio é uma fraude

  3. Bruna dias Lucas disse:

    Como faz a inscrição eu não to achando por favor me ajuda tenho 16 anos

  4. Julio disse:

    Como um adolescente de baixa renda, que estuda em escola pública vai ter fluência no inglês ?????????????????????????????????????

  5. Jorgeanilza disse:

    Por favor depois de inscrever, quanto tempo entram em contato? Esta inscrição já é a primeira etapa?

  6. Thais disse:

    Boa tarde Bruna, qual é o link pra fazer a inscrição pro Programa de Jovens Embaixadores?

  7. kel disse:

    quem é do ceará pode participar?

  8. Oi,tem uma parte que diz que não precisa ser do ensino médio, eu estou no fundamental e estou querendo fazer tenho 15 anos mais não sou fluente em inglês e também não tenho o visto o que eu faço é o como eu faço?

  9. no caso eu trabalho como serralheiro e empreteiro junto com meu pai des de novo e fico estudando no resto do tempo conta como trabalho voluntario ?

  10. Elyada Schwengber Tomaz disse:

    Olá!
    Boa tarde Bruna…querida infelizmente não estou conseguindo abrir as inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2019,pois a inscrição, segundo a informação anterior, estaria aberta hoje a partir das 15h… e segundo o meu relógio já é 15:27.
    Por favor amada… eu preciso da sua ajuda querida.

  11. gleiciane disse:

    oi bruna, eu tenho 15 anos eu queria muita fazer essa bolsa estou no 1 ano do ensino médio, este ano vai abrir inscrições

  12. Victor Gabriel Sebastião da Silva disse:

    Bruna quando sei o edital desse ano 2018 estou muito ansioso.

  13. Glauco disse:

    Oi bruna tenho 14 anos ano que vem vou pro ensino médio queria saber se posso participar do concurco

  14. Aline disse:

    As inscrições que seram feitas esse ano (2018), os aprovados irão fazer o intercâmbio no ano seguinte ou no mesmo ano que foi feita a matrícula?

  15. Camila Pimentel disse:

    Bruna não estou conseguindo acessar o link do facebook para inscrição

  16. Arthur Oliveira disse:

    Ola Bruna
    Meu nome é Arthur tenho 15 anos, vou cursar o ensino médio em 2018 mais não falo inglês fluente existe alguma bolsa de intercâmbio pro EUA que seja de um mês ou quatro semanas ?

  17. Thaís Vilaça disse:

    Oi Bruna eu tenho 18 anos mas meu inglês não é fluente eu posso participar ou não??E quero saber se só vou ter essa oportunidade esse ano?

  18. Janaina disse:

    Eu só queria saber por que não está funcionando o site de inscrições, eu gostaria muito de inscrever! 🙁

  19. Ana Santos disse:

    Não estou conseguindo me inscrever no programa. Fala no facebook que é impossível recarregar a página e no site da embaixada também. Me ajudemmmmm!!!

  20. CARLA ABREU LUZ disse:

    Queria muito participar tenho 15 anos mas não sei falar inglês fluentemente!

  21. Gabby Araújo disse:

    Oie! Meu nome é Gabriella e tenho 16 anos, e quero muito fazer um curso de inglês no exterior mas não encontro nenhum que esteja na minha renda familiar… Você conhece algum??

  22. Kaique disse:

    Oi Bruna!!!
    Meu nome é Kaique e tenho 14 anos, ano que vem eu vou pro ensino médio, queria saber se você sabe se tem uma bolsa ou intercâmbio pro EUA em Los Angeles, que eu possa fazer o 1°ano até o 3°ano ?
    Se tiver me fala por favor!!!!

  23. Eu disse:

    É possível fazer a inscrição no terceiro ano do ens médio? Porque dessa maneira, se eu for escolhida, eu faria o intercâmbio em janeiro e não estaria mais matriculada no ens médio!

  24. Lucas Stamper disse:

    Eu completo todos os requisitos, exceto em estar engajado por 1 ano em trabalhos voluntários… triste lidar com essa situação para mim.

  25. Érica Martins disse:

    Eu estudo em escola particular mas nunca paguei nada (é como se fosse uma bolsa pelo fato de eu ter uma renda desfavorecida). Mesmo assim eu não posso concorrer?

  26. iasmim disse:

    ser comunicativo e muito improtamte ou maisomenos

  27. Douglas disse:

    Me expliquem uma coisa. Como um ser da classe menos favorecida vai ser fluente em inglês?

    • Douglas, hoje em dia com a internet, não tem muita desculpa para não aprender inglês. É só querer, tá cheio de sites com dicas, vídeos no youtube. Isso tanto é possível que todo o ano eles selecionam 50 jovens do Brasil inteiro que são de escola pública e falam inglês. Falar inglês não significa não cometer erros, afinal, a gente é brasileiro e não americano. Tem muita gente que estuda em escola pública e, com muito esforço, consegue aprender inglês. Pra isso, é só querer.

    • Alexandra esteves disse:

      Meu filho faz curso gratuito e fala muito , a dois anos inst. De educação. Floripa .. é so estudar…

  28. To triste disse:

    Tenho notas medianas. Apenas em materias de exatas que eu não sou muito bom. Triste ver meus sonhos destruidos só porquê não sou bom em algo que não possuo vocação e me obrigam à ser bom.

    • kassiazinha disse:

      Nota não é fator decisivo! Eles analisam muito o perfil da pessoa. Acredite, minhas notas também não são as melhores da escola, e mesmo assim fui escolhida 🙂

    • Victor Monteiro disse:

      Ninguem te obriga a ser bom você só precisa querer e outra também tenho dificuldade mas existe Google e uso sempre e se você realmente quer isso para você corre atras que você consegue basta persistir e não fique se dando disculpinhas como: ” ai eu não consigo” “ai não tenho tempo”. Corre atras que você vai conseguir. Se 50 tods os anos conseguem por que você não conseguiria seja o 49° se for preciso mas não fique falando por ai que você vai tentar o programa por que tem mais olho gordo do que bolsas de estudo!!! Boa Sorte!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *